Autor Tópico: Qual escolher ? Canon XSI ou Nikon D5000  (Lida 10018 vezes)

alexandrecruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
  • em breve: www.alexandrecruz.com
Resposta #30 Online: 07 de Julho de 2010, 08:12:05
Bom, pelo que vejo a conversa foi boa a noite, pena que tive que durmir mais cedo, tenho que entregar um projeto de site (ele que vai pagar minha camera xD). Eu não sei, pensei na t1i a principio devido a minha necessidade de filmar as pessoas aqui na pista de Skate de Sao Bernardo, tem muito cara bom aqui. Mas o que vai influenciar nisso são meus pais, eles acham um exagero uma camera de 12MP, quanto mais uma de 15MP... Falam que se eu quero tirar foto é só comprar uma camera de R$ 300,00 e já era, fica mesma coisa. O que eu faço -___-
Alexandre Cruz - (11)4356-4621/(19)2118-8244
TI, Design Gráfico, Web Design, 3D (Arquitetura e Games).


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #31 Online: 07 de Julho de 2010, 08:22:03
ontem a noite foi boa mesmo...
eu pelo menos tirei mta dúvida!

alexandre, você vai usar a câmera para filmar? se o objetivo for só esse sugiro uma câmera especializada...
e depois explica seus pais que os MP's não tem tanta "influencia" na qualidade da camera...mostra os recursos que vc terá com uma camera dessa e os recursos que uma de 300reais te dá...


alexandrecruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
  • em breve: www.alexandrecruz.com
Resposta #32 Online: 07 de Julho de 2010, 08:33:42
Sim, to preparando uma palestra disso já rsrsrs.

Dando um gancho na conversa de ontem, vocês tiraram grandes duvidas que eu também tinha.

E eu não sei ainda... eu estava analisando e talvez eu compre, futuramente, uma 5D mark II ou uma 7D, sendo assim eu ficaria com a XSi logo de cara e já montaria meu kit com lentes melhores. A D5000 está com preço salgado, mas confesso que é bem atraente a ergonomia e os recursos pra patos em fotografia =) 
Alexandre Cruz - (11)4356-4621/(19)2118-8244
TI, Design Gráfico, Web Design, 3D (Arquitetura e Games).


alexandrecruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
  • em breve: www.alexandrecruz.com
Resposta #33 Online: 07 de Julho de 2010, 08:34:20
*Ainda prevalece a necessidade de video
Alexandre Cruz - (11)4356-4621/(19)2118-8244
TI, Design Gráfico, Web Design, 3D (Arquitetura e Games).


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #34 Online: 07 de Julho de 2010, 09:26:44
você vai trabalhar com isso? acho que uma 5DMKII ou até mesmo a 7D são tops de linha...
D5000 com preço salgado mas comparando com qual?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #35 Online: 07 de Julho de 2010, 09:46:22
5DMKII não é top, mas o modelo de entrada no mundo FF. A top é a 1DSMKIII.
7D, apesar de inferior, é top com sensores APS-C. Herdou da 1DS todos pontos de foco cross.

A D5000/D90 só tem um ponto cross. Assim com na XSi, T1i, T2i, XTi,...

Para esportes, a linha Canon é melhor. A maior fragilidade da linha Canon é exatamente a luz/flash, mas vc provavelmente não precisará de flash para fotos outdoor.

Do outro lado, o sistema de foco da Canon é mais rápido e preciso que da Nikon (em situações críticas ou esportes - últra rápidos). Para fotografia social não existe diferença relevante neste ponto.

Falo isso pois tenho Nikon e trabalho numa produtora com Canon.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 07 de Julho de 2010, 10:34:33
Caro Alexandre,
A única e verdadeira vantagem da D5000, no seu caso, é o modo video. Em outros aspectos serão semelhantes, pois mesmo que a D5000 parece ser mais robusta você não poderá deixa-la cair no chão rsrs. Talvez você tenha uma vantagem também no ISO alto, mas com a diferença de preço você pode comprar mais lentes pra Xsi, inclusive uma f/1.8.

O fator mais importate na decisão por uma cam de entrada é o investimento futuro em lentes, acessórios e até mesmo outro corpo.

Se o video é importante pra você e o investimento é alto, sua dúvida deverá ser entre D5000 e T1i(500D). Mas adianto, ambas são limitadas no modo video, a D5000 por só possuir HD, a 500D por possuir Full-HD, mas ser pouco utilizável pelos 20fps. Ambas também não tem controles manuais (ISO,abertura,...) sobre o video... O video quebra um galho e fica show numa TV HD, mas não faz milagres.


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #37 Online: 07 de Julho de 2010, 10:47:43
5DMKII não é top, mas o modelo de entrada no mundo FF. A top é a 1DSMKIII.
7D, apesar de inferior, é top com sensores APS-C. Herdou da 1DS todos pontos de foco cross.


O que é o foco cross?


alexandrecruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
  • em breve: www.alexandrecruz.com
Resposta #38 Online: 07 de Julho de 2010, 10:56:32
você vai trabalhar com isso? acho que uma 5DMKII ou até mesmo a 7D são tops de linha...
D5000 com preço salgado mas comparando com qual?

A D5000 é salgada pra mim no momento, comparada a XSi mesmo diferença de uns R$350.(mas ela filma)
A 7D não é A top de linha, eu a considero uma top, mas a questão é eu vou pegar uma FF de entrada
como próxima camera e o preço dela está bom lá fora (US).

5DMKII não é top, mas o modelo de entrada no mundo FF. A top é a 1DSMKIII.
7D, apesar de inferior, é top com sensores APS-C. Herdou da 1DS todos pontos de foco cross.

A D5000/D90 só tem um ponto cross. Assim com na XSi, T1i, T2i, XTi,...

Para esportes, a linha Canon é melhor. A maior fragilidade da linha Canon é exatamente a luz/flash, mas vc provavelmente não precisará de flash para fotos outdoor.

Do outro lado, o sistema de foco da Canon é mais rápido e preciso que da Nikon (em situações críticas ou esportes - últra rápidos). Para fotografia social não existe diferença relevante neste ponto.

Falo isso pois tenho Nikon e trabalho numa produtora com Canon.

Interessante isso Daniel.

Um foco rápido ajuda muito para fotos de esporte, pena que ela não filma mas eu deixo pra uma próxima possibilidade ou eu compro um handcam depois.

Pelo jeito vou de canon mesmo, ainda tenho que pesquisar alguns pontos para as cameras futuras e ver o que vai valer apena pra frente. No momento a aprendizagem e o hobby vem a frente do profissionalismo.
Alexandre Cruz - (11)4356-4621/(19)2118-8244
TI, Design Gráfico, Web Design, 3D (Arquitetura e Games).


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #39 Online: 07 de Julho de 2010, 11:02:25
Um ponto com 2 sensores.

O que é o foco cross?


alexandrecruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
  • em breve: www.alexandrecruz.com
Resposta #40 Online: 07 de Julho de 2010, 11:04:14
A T1i tem o noise alto. Estava vendo alguns comparativos da Nikon D40x com a D5000, o resultado é surpreendente e pode ser notado facilmente na qualidade de ISO, quase não tem noise na imagem. Não quero me adiantar muito para comprar a camera também, quero fazer a escolha certa apenas, mesmo que eu leve 2 meses ainda pra comprar a camera (mintira ja tenho metade a vista, preciso de um cartao xD).
« Última modificação: 07 de Julho de 2010, 11:05:06 por alexandrecruz »
Alexandre Cruz - (11)4356-4621/(19)2118-8244
TI, Design Gráfico, Web Design, 3D (Arquitetura e Games).


alexandrecruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
  • em breve: www.alexandrecruz.com
Resposta #41 Online: 07 de Julho de 2010, 11:13:01
Um ponto com 2 sensores.


O que ele faz ?
Alexandre Cruz - (11)4356-4621/(19)2118-8244
TI, Design Gráfico, Web Design, 3D (Arquitetura e Games).


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #42 Online: 07 de Julho de 2010, 11:13:46
Rafael, sem entrar em detalhes muito técnicos, pontos de foco cross por detectarem diferença de fase tanto na vertical quanto na horizontal, são mais rápidos e precisos em condições de luminosidade muito baixa, desde que vc use lentes com abertura f/2.8 ou maior.

Para ter uma idéia, o viewfinder das cameras da linha Canon Rebel que apresentam 9 pontos de foco se parece com este



O ponto de foco central é cross, os outros são simples.

Alexandre, se vc quer realmente fazer vídeo, opte pela T2i que herdou da 7D todas as capacidades no que diz respeito a vídeo. Filma em Full HD em diversas configurações de quadros/minuto com excelente qualidade e permite controle manual no processo de filmagem.

A T1i, embora razoável, filma em Full HD apenas em 20 quadros/s, o que é pouco. Já filmagem em HD (720 linhas, o que é mais do que suficiente para a maioria das aplicações) é boa, mas não dispõe de controles manuais.

As Nikon, tanto a D5000 quanto a D90 e a D300s não são boas no quesito filmagem. Filmam apenas em HD, parece-me que sem controles manuais também. O tempo limite é de 5 minutos (nas Canon é de 12 minutos em Full HD, impostos por um máximo de 4Gb que é o suportado pela formatação FAT32) e além disso apresentam um forte efeito conhecido como "gelatina", comum nas filmadoras equipadas com CMOS mas bem comedido na Canon. Para entender o que é esse efeito, dá para ter uma idéia neste "Motion Test" da D90 no Youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=t0i5rmwPPNQ

Abçs
« Última modificação: 07 de Julho de 2010, 11:18:59 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #43 Online: 07 de Julho de 2010, 11:20:49
Para filmagem com grande variação e esporte, a Canon é melhor principalmente pelo efeito jelly-cam citado por Alexandre.

Não vale a pena, neste caso, optar pela câmera Nikon D5000, D90, D300s.


alexandrecruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
  • em breve: www.alexandrecruz.com
Resposta #44 Online: 07 de Julho de 2010, 11:27:49
Rafael, sem entrar em detalhes muito técnicos, pontos de foco cross por detectarem diferença de fase tanto na vertical quanto na horizontal, são mais rápidos e precisos em condições de luminosidade muito baixa, desde que vc use lentes com abertura f/2.8 ou maior.

Para ter uma idéia, o viewfinder das cameras da linha Canon Rebel que apresentam 9 pontos de foco se parece com este



O ponto de foco central é cross, os outros são simples.

Alexandre, se vc quer realmente fazer vídeo, opte pela T2i que herdou da 7D todas as capacidades no que diz respeito a vídeo. Filma em Full HD em diversas configurações de quadros/minuto com excelente qualidade e permite controle manual no processo de filmagem.

A T1i, embora razoável, filma em Full HD apenas em 20 quadros/s, o que é pouco. Já filmagem em HD (720 linhas, o que é mais do que suficiente para a maioria das aplicações) é boa, mas não dispõe de controles manuais.

As Nikon, tanto a D5000 quanto a D90 e a D300s não são boas no quesito filmagem. Filmam apenas em HD, parece-me que sem controles manuais também. O tempo limite é de 5 minutos (nas Canon é de 12 minutos em Full HD, impostos por um máximo de 4Gb que é o suportado pela formatação FAT32) e além disso apresentam um forte efeito conhecido como "gelatina", comum nas filmadoras equipadas com CMOS mas bem comedido na Canon. Para entender o que é esse efeito, dá para ter uma idéia neste "Motion Test" da D90 no Youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=t0i5rmwPPNQ

Abçs


Obrigado pela explicação, muito útil =)

Para filmagem com grande variação e esporte, a Canon é melhor principalmente pelo efeito jelly-cam citado por Alexandre.

Não vale a pena, neste caso, optar pela câmera Nikon D5000, D90, D300s.

Sim realmente, eu percebi também a pouco ao ver um video de uma DSLR, simplesmente fiquei decepcionado
com esse efeito gelatina olhei de várias cameras e não gostei muito não. Uma handcam vai fazer isso
muito bem (sem o risco de cair e quebrar como a camera. obs.: eu filmo andando de skate os cara.
Alexandre Cruz - (11)4356-4621/(19)2118-8244
TI, Design Gráfico, Web Design, 3D (Arquitetura e Games).