Autor Tópico: Qual câmera comprar para quem quer aprender a fotografar?  (Lida 10230 vezes)

princessmiwi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 06 de Julho de 2010, 00:43:15
Olá, eu estou atrás de uma câmera para me acompanhar nos meus estudos de fotografia... algo com controles manuais, quero ter mais controle sobre minhas fotos. Em termos de praticidade, ainda tenho uma Sony point-and-shot de uns 5 anos que ainda dá pro gasto :) Mas eu não consigo me motivar a estudar melhor sobre fotografia sem ter bons controles sobre todos os detalhes da foto.

Eu cheguei a digitar uma câmera analógica, até porque eu as acho lindas e compactas, mas acho que não consigo viver sem poder passar logo minhas fotos para o computador... e scanners específicos para isso são meio caros, então eu acho que acabaria não justificando...

Eu gosto de passear e tirar fotos, então eu gostaria de uma câmera que me ajudasse a tirar fotos boas mesmo sem um tripé... eu gosto de tirar fotos da minha cadela e de momentos espontaneos dos meus amigos, então nem sempre eu tenho um tripé disponível. Tenho pavor de ruído e quero muito fotos bem definidas... ou seja, eu sei, eu provavelmente não quero uma câmera barata, mas, enfim.

Enfim, acho que estou atrás de uma DSLR, apesar de preferir o tamanho mais compacto das analógicas :p

Eu fiquei horas babando quando vi as fotos da review de uma Leica M9 mas, bom, infelizmente eu não tenho 6k sobrando para torrar em um hobby D: Se vocês puderem me ajudar a encontrar uma câmera que também fosse boa mas que não tivesse o preço de uma Leica eu ficaria feliz :)

Eu não estou atrás de nenhuma "perfumaria", não precisa filmar, detectar sorriso, nada. Quanto mais manual melhor, a idéia é aprender e experimentar mesmo.

Além disso, vocês poderiam me indicar quais lentes eu deveria comprar inicialmente? Sim, sim eu sei que vou ter de ler bastante, mas é muita coisa para ler, me ajudem com esse pontapé inicial, rs :)

Obrigada desde já xD
~Cindy


Piola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2010, 09:11:49
Cindy! Estou na mesma onda que você praticamente.. alguem te ajudando provavelmente me ajuda junto :)

Quanto de dinheiro você está disposta a gastar com a Camera?

bjs


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2010, 10:38:04
Bom, quanto à melhor relação custo benefício hoje fica entre as Canon XSi, T1i ou Nikon D5000. Não indico abaixo disso pois a diferença de preço será mínima.

A lente do kit ajuda bastante (18-55 IS para Canon ou 18-55VR para Nikon), mas para aprender mesmo indico uma prime com grandes aberturas.

A Canon tem uma 50mm F/1.8 boa e barata (em torno de R$380 a R$400 em lojas). Preço semelhante (porém um pouco mais caro) à Nikon (R$440 em lojas), porém a Nikon D5000 não tem motor de auto-foco no corpo, e a lente desse preço não tem motor interno, portanto só funcionará focando manualmente (nada impossível, mas pouco prático).

A Canon 50mm tem motor na lente.

A Nikon que tem motor de AF é a 35mm F/1.8, que terá ótimos resultados. Seu preço entretanto é um pouco acima (deve dar para encontrar por R$700).

Enfim, as indicações para orlaesão:
Canon XSi ou T1i com lentes 18-55IS e 50mm F/1.8
Nikon D5000 com lentes 18-55VR e 35mm F/1.8.

Se seu orçamento permitir, entretanto, indico a NIkon D90, que trará comandos mais rápidos e práticos que qualquer uma das anteriores. Da linha Canon a que trará controles semelhantes é a 40D/50D (a primeira já aposentada pela Canon).

Boa sorte e boas fotos. Não esqueça de postá-las aqui no MF depois...


princessmiwi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2010, 13:49:14
@Piola, já encontrasse alguma? :) Eu ainda não sei quanto eu posso gastar nisso... mas agora que eu to trabalhando e existem compras parceladas eu posso gastar um pouco nisso... :p

@dkfuji

Eu pessoalmente simpatizo mais com a Canon do que com a Nikon... seilá, minha mãe tem uma câmera amadora da Nikon e eu não gosto muito dela, acho o ruído terrível =/ E gosto bastante da Canon de uma tia minha...

Problema é que são tantas máquinas! Olhando só as da Canon tem desde a 450D (XSi), a 550D, a T1i... e eu não sei exatamente o que olhar nas especificações para saber qual é melhor para mim... =/


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2010, 13:57:09
São quase iguais. Sério. No fim das contas, a T2i atenderá praticamente tudo que vc prentende quando se está começando.
Entretanto para se ter mais controle, indico a 40D, 50D, 7D, que são mais caras (na ordem crescente) porém melhores (na ordem crescente).

Tudo isso da linha Canon.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2010, 16:02:20
quer aprender mesmo???
vai pra camera de filme, nao gasta mai que 300,00 e aprende  de verdade.


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2010, 16:11:12
quer aprender mesmo???
vai pra camera de filme, nao gasta mai que 300,00 e aprende  de verdade.


achei essa dica muito boa!
estou começando na fotografia também e já penso em um equipamento melhor...
meu pai me emprestou a Nikon F-301 dele por um tempo indeterminado (hahahah) e estou aprendendo bastante com ela...Detalhe que ela não possui AF.
Outra sugestão é começar com cameras mais "simples" e usadas. Comprei uma Canon PowerShot S3 IS de uma amigo por R$250,00 (praticamente dada) e aprendi muito (muito mesmo) com ela...
Acredito que meu próximo passo será a XSi...

Boa escolha! e post fotos pra gente!

abraços


bruno_aiello

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2010, 16:35:14
dkfuji

No que a XSI ou XS perde para a T2i? Pois comprei a XS na rua 7 de abril em SP e tem tantas funções que fico até com medo de saber o que esta T2i tem de melhor...rs

abraços,



dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2010, 18:01:39
O sensor da XS é o mesmo da XTi. Antiga. Muito ruidoso para os padrões atuais.

Tem 7 pontos de AF, sendo um cross.

Tem só 3fps em jpg ou 1.5 em RAW.

Não aceita controle remoto para disparar. Só via cabo.

Além disso, na linha rebelde existe só um dial. Para mudar abertura e velocidade nas 40D, 50D, vc gira um dial para cada, enquanto nas Rebeldes vc só tem um dial.

Fora isso a XTi ou XS ainda é boa câmera.


princessmiwi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2010, 18:02:32
quer aprender mesmo???
vai pra camera de filme, nao gasta mai que 300,00 e aprende  de verdade.


eu pensei seriamente nessa opção, mas como passar as fotos pro pc? As opções não seriam comprar um scanner prá isso, que é caro ou revelar e escanear, o que provavelmente traria perda de detalhes? Se não fosse isso, eu pensaria seriamente em comprar uma analógica... =/
dkfuji

No que a XSI ou XS perde para a T2i? Pois comprei a XS na rua 7 de abril em SP e tem tantas funções que fico até com medo de saber o que esta T2i tem de melhor...rs

abraços,



Pois é... essas máquinas tem tantas funções que 'as vezes dá até medo... xP


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2010, 18:12:40
da uma olhada nesse post aqui...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=44982.msg424047#msg424047

é sobre scanner de filme... tem uns da plustek bem em conta e com resultado maravilha!

cara ate teria uma digital, mas depois que vc pega gosto pelo filme, acho dificil vc largar... tem muito fotografo voltando pro filme... mas sao poucos os que realemnte saber fotografar com ele... por isso que falo se vc quer aprender mesmo, usa filme. NAO SEJA MAIS UM FOTOGRAFO DE PHOTOSHOP!

grande abraço!!


princessmiwi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2010, 18:20:20
da uma olhada nesse post aqui...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=44982.msg424047#msg424047

é sobre scanner de filme... tem uns da plustek bem em conta e com resultado maravilha!

cara ate teria uma digital, mas depois que vc pega gosto pelo filme, acho dificil vc largar... tem muito fotografo voltando pro filme... mas sao poucos os que realemnte saber fotografar com ele... por isso que falo se vc quer aprender mesmo, usa filme. NAO SEJA MAIS UM FOTOGRAFO DE PHOTOSHOP!

grande abraço!!

Essa daqui é a mais barata do site: http://www.dotstore.com.br/macrosolution/produto/1370266/SMARTPHOTO-F50
Ela é boa? Por esse preço eu até posso pensar, mas aquelas de 900 reais eu já acho caras... :p Agora, essa daí por 380 dá prá pensar seriamente...

Mas daí, onde eu descubro uma boa analógica para começar? xD


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #12 Online: 06 de Julho de 2010, 18:33:51
vou te dar uma dica...

vc compra uma camera de filme de sua preferencia...por volta de 300,00 vc acha muita coisa boa por menos se procurar bem. Dáí, muitos vao dizer que nao vale por que o filme no Brasil sai caro, ai vc vai e compra os pacotes de filme no Ebay, que sai bem barato, abaixo de 50 dolares nao paga frete, isso incluindo o frete no valor.
Scanear e revelar? aqui pelo menos em minha cidade revelar sair por 3,00 reais e o proprio laboratorio scaneia cobrando 3,00 reias por filme de 36.
o que vc ganha? vc aprende a pensar antes de sair batendo a foto pra depois ver se saiu boa, ou parar com essa mania de fotografo de orkut que usa mais o Photoshop que a propria camera... vc treina sua visao e a imaginaçao...te garanto que isso nao tem preço!
muitos hoje em dia compram cameras digitais e se jogam feito doidos, nao sabem usar a camera, nem focar no manual...fotometrar? muitos nem ouviram falar disso antes... usar e abusar das velocidades disponiveis pra que? rsrsrsrsrsr
tbm tem a questao da qualidadedo do filme em relaçao a profundidade de campo, que pra mim é algo que nenhuma digital entraga ainda igual ou superior que os filmes, lembre-se...quantidade de pixel nao é tudo, busque sempre qualidade em suas fotos nao o tamanho final.
me desculpa se to meio revoltado, mas tenho nojo de muitos que se dizem fotografos, mas nao conhecem ou nao se interessam em aprender de verdade a fotografar...é mais facil apenas apertar o botao disparador... falta pouco para que as cameras enquadrem sozinhas...rsrsrsrs
amigo, se vc for inteligente, estude fotografia a fundo e parta pelo filme, sai barato e seu aprendizado sera muito melhor, lhe garanto! experiencia propria :D


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2010, 18:36:28
Vou discordar do Oliver. Fotografar em filme é legal, mas tem dois poréns

1) É muito mais caro que fotografar em digital;
2) A curva de aprendizado é terrivelmente mais lenta e mais difícil. Em digital vc erra e na hora já percebe o erro. Em filme vc erra, só vai descobrir depois de revelar o negativo e nem vai mais se lembrar do que fez errado se usou um tempo alto demais ou uma abertura incorreta. Uma das grandes vantagens da digital é vc poder ver a foto e o EXIF para saber como ela foi feita, esteja boa ou ruim.

Quanto a pensar antes de fotografar, isso pode ser feito tanto com digital quanto com filme, é uma questão de conduta do fotógrafo, não da camera que ele usa.



« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 18:38:07 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2010, 18:38:50
Essa daqui é a mais barata do site: http://www.dotstore.com.br/macrosolution/produto/1370266/SMARTPHOTO-F50
Ela é boa? Por esse preço eu até posso pensar, mas aquelas de 900 reais eu já acho caras... :p Agora, essa daí por 380 dá prá pensar seriamente...

Mas daí, onde eu descubro uma boa analógica para começar? xD

uma boa analogica vc pode encontrar no mercadolivre aos montes! tem muitas pentax (k1000, ME, MZ50) canons( AE1, F1) nikon (fm2, f3) e por ai vai :D


esse scanner nao acho legal...mas como vc esta começando vc pode pegar os HP 2710 ou 4050 tbm...

ai vc ten que ver oq te dá melhor resultado financeiro, mas esse particularmente nao pegaria.