Autor Tópico: Qual câmera comprar para quem quer aprender a fotografar?  (Lida 10233 vezes)

oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #15 Online: 06 de Julho de 2010, 18:41:25
Vou discordar do Oliver. Fotografar em filme é legal, mas tem dois poréns

1) É muito mais caro que fotografar em digital;
2) A curva de aprendizado é terrivelmente mais lenta e mais difícil. Em digital vc erra e na hora já percebe o erro. Em filme vc erra, só vai descobrir depois de revelar o negativo e nem vai mais se lembrar do que fez errado se usou um tempo alto demais ou uma abertura incorreta. Uma das grandes vantagens da digital é vc poder ver a foto e o EXIF para saber como ela foi feita, esteja boa ou ruim.

Quanto a pensar antes de fotografar, isso pode ser feito tanto com digital quanto com filme, é uma questão de conduta do fotógrafo, não da camera que ele usa.





vc pode até ter razao, mas vc se acomoda...essas facilidades nao fazem seu cerebro pensar antes de bater a foto...sacou?

estamos falando de aprendizado, entao nao acho que ela tenha pressa...


princessmiwi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #16 Online: 06 de Julho de 2010, 18:42:23
Heh, este tópico está interessante xD
Eu realmente quero aprender a fotografar, então eu quero algo com o maior número de controles manuais mesmo.

Agora, se isso significa uma digital com mais controles manuais ou uma analógica, aí eu não sei.

Você falou que o próprio estúdio escaneia filme por 3 reais... Se eu achar algo assim eu acho que até compensa, acho que a príncipio seria algo mais viável prá mim do que comprar um scanner só prá mim.

E, novamente, tem um monte de analógicas disponíveis... mas como escolher uma? D: Chuto o pau da barraca e compro uma voigtlander? xDD




Edit: e, realmente, a idéia é aprender... sem pressa, claro :p E para fotos rápidas, tenho minha Sony, minha mãe provavelmente vai comprar uma HX1, então, para fotos point-and-shoot eu ainda tenho outros recursos. E não pretendo ter nenhum retoron financeiro, é só um hobby... mas eu levo meus hobbies a sério :p
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 18:44:36 por princessmiwi »


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #17 Online: 06 de Julho de 2010, 18:45:15
iria começar bem...rsrsrsrsrsr
se vc comprar uma dessas vc nao passa pra digital nunca mais!!!!
qual o modelo dela? quanto nela?

eu digo a vc, comecei com 7 anos, junto com meu pai que é fotografo a 25 anos eu hj tenho 24. tenho digitais e filma a disposiçao, e so fico com analogica :D
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 18:45:45 por oliver.vs »


princessmiwi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #18 Online: 06 de Julho de 2010, 18:51:50
iria começar bem...rsrsrsrsrsr
se vc comprar uma dessas vc nao passa pra digital nunca mais!!!!
qual o modelo dela? quanto nela?

eu digo a vc, comecei com 7 anos, junto com meu pai que é fotografo a 25 anos eu hj tenho 24. tenho digitais e filma a disposiçao, e so fico com analogica :D

Não sei, pegaria uma Bessa R2, ou R3 ou R4... mas eu teria de analisar bem isso, vou pesquisar muito sobre o assunto ainda...

Mas mesmo com lentes eu achei no eBay por coisa de 1200 dólares... e sem lentes adicionais eu achei por 600 dólares + frete... mesmo sendo uma máquina top ainda é bem mais barata do que as digitais :p


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #19 Online: 06 de Julho de 2010, 19:00:09
Bons scaners custam de US$500 para cima. Mas os "marvados" custam US$12K.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #20 Online: 06 de Julho de 2010, 19:09:57
dkfuji, olha o link ai...eu ate concordo que os marvados sao muito caros, mas os plustek tem uma resoluçao real de 3800 dpi e um nikon 9000ED tem 3900 dpi... isso quer dizer que esse plustek vale 1152,00 reais e o nijon 2200,00 dolares...

dá pra se ter qualidade com preço baixo...

princessmiwi, eu nao gastaria tanto se nao fosse Medio Formato... com esse preço vc compra Leica SLR... uma nikon F3 (tanque de guerra) sai por uns 500,00 a 900,00... uma dessas para aprender ta de bom tamanho...ate uma FM2 :D

essas cameras, sao excelentes! e o preço é otimo. uma dessas e um scanner plustek, vc vai se dizertir ate dizer chega!rsrsrsrsrs
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 19:11:16 por oliver.vs »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #21 Online: 06 de Julho de 2010, 19:16:11
Bom, lá na gringolândia, um plustek de 7200dpi (resolução final perto de 20mpx) custa US$520. Nada mal para os padrões brazucas/tupiniquins.

Esse plustek que tem o slider só tem um grande defeito: é lento. Fora isso a qualidade é boa (mas ninguém está comparando com os de US$12k).

Quanto ao médio formato...
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 19:22:03 por dkfuji »


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #22 Online: 06 de Julho de 2010, 19:30:19
nao da pra comparar mesmo com os hassel...rsrsrsrsr

os plustek no brasil sai por 1150,00 reais, bem em conta nao é? o pacific image sai por 500 e é muuuuito bom tbm pelo preço que pede, isso comparado com o nikon que vale caro de mais.

pow cara, agora vc me deixou maluco...rsrsrsrsr amo medio formato, e é meu futuro em breve...rsrrs


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #23 Online: 06 de Julho de 2010, 19:35:27
Ainda mais uma Pentax 645 por R$900... É de deixar tentado qualquer cidadão (ainda mais pq a média no ML está em R$2k)
pow cara, agora vc me deixou maluco...rsrsrsrsr amo medio formato, e é meu futuro em breve...rsrrs


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #24 Online: 06 de Julho de 2010, 19:51:03
pois é... ai é tentaçao de mais :( ainda chego lá!
vc usa que equipo dk?

ai so falta escaner pra isso...rsrsrs


princessmiwi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #25 Online: 06 de Julho de 2010, 20:15:38
Pois é, fui olhar cameras Leica e achei umas R4 por 200 dólares (só body)... a câmera é de 1980, mas Leica é Leica, né? Não sei, o que vocês acham?

Se for prá analógica estou dando preferência à uma Leica ou algo de mesma aparência... já mencionei que acho lindas essas cameras analógicas, né? :3


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #26 Online: 06 de Julho de 2010, 20:18:57
eu tb to gostando demais de filme mas se fosse investir hoje iria para uma digital...


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #27 Online: 06 de Julho de 2010, 21:22:59
Uso uma Nikon D90 (principal) com SB600 e lentes 18-105, 50mm 1.8, 70-300. Além disso uso uma D50 reserva.

Numa produtora onde trabalho freelance, uso uma 5DMKII com várias lentes L e flashes 550 (raramente), 580 e 580EXII. (mas até o SB600 é mais preciso que esses flashes Canon, só que o SB não tem potência e reciclagem).

vc usa que equipo dk?


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #28 Online: 06 de Julho de 2010, 21:54:30
voltando aos equipamentos...
dkfuji a D50 é uma boa máquina para quem quer aprender a fotografar?


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #29 Online: 06 de Julho de 2010, 21:56:25
Pois é, fui olhar cameras Leica e achei umas R4 por 200 dólares (só body)... a câmera é de 1980, mas Leica é Leica, né? Não sei, o que vocês acham?

Se for prá analógica estou dando preferência à uma Leica ou algo de mesma aparência... já mencionei que acho lindas essas cameras analógicas, né? :3

bom essa Leica é feita em portugal nao na alemanha, entao nao sei te dizer sobre a qualidade.
no mesmo padrao e aparencia tem esse Nikon F3 e Canon F1n (tenho 2 :D) se vc puder ir de Leica, cai dentro! não vai se arrepender...
se quizer algo mais barato tem pentax spotmatic por 200 reais no mercadolivre, veja se nao vale a pena...