Autor Tópico: Pinhole - tempo de exposição  (Lida 7507 vezes)

galberojunior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 08 de Julho de 2010, 09:18:24
Desculpem-me se eu estiver criando um tópico já abordado, porém não encontrei exatamente esse assunto nas pesquisas que realizei.

Construí recentemente minha primeira Dirkon e fiz um furo com alfinete de costureira.
Sei que é meio complicado calcular o tempo de exposição e isso varia muuuuuuito e exige uma certa experiência para acertar o mesmo e conseguir boas fotos.
Porém eu gostaria de saber se existe alguma tabela básica e com valores aproximados de tempo de exposição para variadas condições de luz (sol aberto, nuvens, sombra, por-do-sol etc.) já que é só um hobby e não exige tanta técnica com precisão.

Em algumas pesquisas feitas no google, algumas pessoas mencionam de 3 a 8 segundos em sol aberto, outras falam em até 20 segundos em sombra. O tempo de exposição é tão "longo" assim mesmo em dias ensolarados? Considerem um filme colorido de ASA 100. Posso me basear no fotômetro de uma câmera DSLR, colocando a abertura dela em f/22 (é o mínimo que a minha suporta) e observar o tempo de exposição que ela sugere?

Agradeço aos que puderem me ajudar a definir uma base.

Abraços!


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2010, 10:23:31
Acho que f 22 é muito aberto para se comparar com pinhole. O tempo vai variar de acordo com o iso do filme, a distância entre o orifício e o plano do filme e o seu próprio diâmetro (mas isso vc já sabe, rsrs). Mas o tempo muda muito, por exemplo, se vc usou o diâmetro do alfinete (muito aberto/ tempo menor) ou só a pontinha dele (furo menor/ tempo maior). Eu tenho feito pinhole com papel fotográfico (ISO equivalente a 20 +/-), furo pequeno, feito com a pontinha do alfinete e numa distância de 5 cm até o papel, em dias de sol, consigo a imagem com cerca de 15 segundos.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2010, 11:52:08
Normalmente f/22 é bem aberto sim. Considere pelo menos f/150.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2010, 12:43:26
Existe um programa chamado pinhole designer. Nele é possível, com as medidas, calcular o número f da "lente". Vai precisar do tamanho do furo: para isso costumo usar o scanner para ter uma idéia aproximada. Usualmente tenho resultados entre f/90 e f/120.


Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2010, 12:44:41
O que define o f/stop das lentes é uma regra básica:

a=f/d (abertura = comprimento de foco / diâmetro de entrada de luz)

Nas lentes com diafragma interno é a posição dele que define o valor d.

Pra calcular em uma pinhole pode usar a mesma regra básica. Como exemplo, se a distância até o plano focal (negativo) for de 150mm, e o orifício for de 1mm, teremos a=150/1. O que significa o popular abreviado f/150. Com orifício de 0,5mm seria f/300.

Isso não é suficiente pra calcular a exposição correta, já que tem a falha de reciprocidade do filme em tempo longo e a difração enorme, mas acho que já chega bem perto.