Autor Tópico: Macro duvidas - qual das tres?  (Lida 4871 vezes)

hcdesigner

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 857
  • Sexo: Masculino
    • Hélio Campos Fotográfia
Online: 08 de Julho de 2010, 16:20:27
* Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x         1:5
* Canon EF 100mm USM f/2.8 Macro  1:1
* Sigma 105mm EX DG Macro f/2.8     1:1

Quais os prós e os contras de cada uma delas?...

Agradeço a quem puder ajudar...
Canon EOS 6D  + Grip + Sigma 15 mm f/2.8 EX DG Diagonal Fisheye + EF 35mm f/1.4 L + EF 50mm f/1.4 + EF 85mm 1.8  + EF 100 mm F2.8 L Macro + EF 24-70 f/2.8 L USM + EF 70-200 f/2.8 L USM IS II + Extender EF 2X II + Speedlite 580EX II x2 + Tubo extensor para macro. + Canon AE1 + Canon FD 50 mm 1.4
Canon G16
http://www.heliocampos.com.br


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2010, 16:25:19
MP-E 65mm

é SUPER macro.. olho da mosca...
masss
Só pra macro, não vais conseguir bater uma foto, de uma familia com ela, e é bem complicadinha de mecher, segundo algumas pessoas (nunca vi pessoalmente)

A 100 2.8 é uma baita lente (tb segundo pessoas daqui), alguns dizem que deveria ser L (sim, lançaram uma L, mas estou falando da sem L, bem mais em conta)
faz todo tipo de foto...

sigma é sigma... podes pegar uma lente boa, bem como podes pegar uma que descasque etc etc


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2010, 16:35:50
* Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x 1:5
Esta é uma lente exclusivamente para macrofotografia. Amplia até 5 vezes o tamanho real do assunto fotografado.
É cara e o foco é somente manual (na verdade, você regula apenas a ampliação e faz o foco indo para frente/trás com a câmera). Você praticamente fica "colado" nos objetos para fotografar e por isso vai precisar de um flash macro como um ring-flash ou twin-flash.
Excelente para fotografar o cílio do piolho que tá no olho da mosca :D
Boa para besouros, lagartas, texturas, aranhas, etc. Não tão boa para insetos que se assustam facilmente como
libélulas e borboletas.

* Canon EF 100mm USM f/2.8 Macro  1:1
SUPER nítida e com a vantagem de não alterar de tamanho ao fazer o foco. Essa com certeza é a macro mais popular da Canon. Ótima tanto para insetos tranquilos quanto para borboletas e libélulas.

* Sigma 105mm EX DG Macro f/2.8     1:1
Eu já tive uma e posso dizer que é EXCELENTE, principalmente pelo preço.
É muito nítida mas o autofoco é lento. Porém, em macrofotografia é MUITO difícil você usar foco automático.
Praticamente tudo é feito com foco manual.
Esta lente é um excelente custo/benefício.
« Última modificação: 08 de Julho de 2010, 16:37:12 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


hcdesigner

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 857
  • Sexo: Masculino
    • Hélio Campos Fotográfia
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2010, 17:01:41
Fabio, e se tanto a Sigma 105mm quanto a Canon 100mm estiverem do mesmo preço, qual seria sua escolha?
Canon EOS 6D  + Grip + Sigma 15 mm f/2.8 EX DG Diagonal Fisheye + EF 35mm f/1.4 L + EF 50mm f/1.4 + EF 85mm 1.8  + EF 100 mm F2.8 L Macro + EF 24-70 f/2.8 L USM + EF 70-200 f/2.8 L USM IS II + Extender EF 2X II + Speedlite 580EX II x2 + Tubo extensor para macro. + Canon AE1 + Canon FD 50 mm 1.4
Canon G16
http://www.heliocampos.com.br


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2010, 17:20:39
Fabio, e se tanto a Sigma 105mm quanto a Canon 100mm estiverem do mesmo preço, qual seria sua escolha?

Canon! Ela tem a vantagem do motor USM e não altera de tamanho (zoom interno).
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2010, 17:22:44
Aliás, onde você achou as duas pelo mesmo preço? A Canon sempre é mais cara que a Sigma!
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


hcdesigner

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 857
  • Sexo: Masculino
    • Hélio Campos Fotográfia
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2010, 17:37:39
mercado livre...   ...a variação de preço entre uma e outra está na faixa de R$100,00...   ...se não estou enganado até achei duas com o mesmo preço...   ...vou verificar mais tarde pra ver...    ...de qualquer forma, valeu pelas dicas...
Canon EOS 6D  + Grip + Sigma 15 mm f/2.8 EX DG Diagonal Fisheye + EF 35mm f/1.4 L + EF 50mm f/1.4 + EF 85mm 1.8  + EF 100 mm F2.8 L Macro + EF 24-70 f/2.8 L USM + EF 70-200 f/2.8 L USM IS II + Extender EF 2X II + Speedlite 580EX II x2 + Tubo extensor para macro. + Canon AE1 + Canon FD 50 mm 1.4
Canon G16
http://www.heliocampos.com.br


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2010, 21:29:39
Eu usei a 100/2.8 da Canon e achei muito boa. Não usei a Sigma então não posso opinar. Mas se você quiser uma bem legal para fotos bem de perto, e ainda de quebra uma normal, de uma olhada na 50/2.6 compact macro da Canon. Não é USM nem L mas é muito boa mesmo.

Uma outra excelente pedida é a Tamron SP90/2.8 DI macro, gostei dela.
« Última modificação: 08 de Julho de 2010, 21:39:59 por afshalders »


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2010, 21:45:27
Novamente, fabio_yamauti já falou tudo, já usei uma 100mm macro da canon é muito boa mesmo, foco rápido, certeiro e o tamanho não modifica, o que a torna bem atraente, não tanto pela velocidade do foco, pois se for usar para macro, vai ver que o foco automático não é tão necessário.Hj uso uma 105mm da sigma, muito boa nitidez de primeira, mas o foco é lento hein....até pensei que estava com problema. Se for se dedicar a fundo em macro, compensa comprar tbm um flash para macro e um bom tripé, alguns tubo de extensão, e se divertir..
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2010, 13:51:55
Essa velocidade toda do foco que vcs falam...
Seria igual ao foco da 24-70 2.8 L e 100-400 L ?

ou mais rápido ainda ?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2010, 14:26:57
As macros verdadeiras são, por exigencia de projeto, mais lentas no foco. Sacrifica-se velocidade por mais precisão.


Sylvio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • "Apenas um entusiasta, c/ paixão por fotografia"
    • Fotografia
Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2010, 21:21:59
Ola pessoal me ajudem aqui, estava interessado em uma lente 300 mm e me deparei com essa Sigma 70x300mm macro, será que vale a pena? nao entendo nada de lentes macro, mas quero comprar uma tele 300mm, e essa tem esse seletor que muda para o modo macro,a lente é : Sigma Lente Autofoco Macro 70-300mm f/4-5.6 APO DG para Nikon AF-D
ampliação close-up máxima de 1:2.9 a 1:2
-------------------------------------------------
o que quer dizer essa ampliaçao 1:2 ??  ja vi que existe 1:1 , 1:3 ...
será que assim vou suprir duas necessidades, de tele e de macro? sei que ela nao tem estabilizaçao ant tremido,mas me ajudem ai, obrigado.
\"Discutir equipamento é interessante antes de comprar, para decidir o que vai lhe atender melhor, depois o importante é fotografar e apurar o olhar\". http://sylvioalmeida.olhares.com/<br Podcast sobre Fotografia:<br />http://www.pip.fot.br/


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2010, 23:55:39
Ola pessoal me ajudem aqui, estava interessado em uma lente 300 mm e me deparei com essa Sigma 70x300mm macro, será que vale a pena? nao entendo nada de lentes macro, mas quero comprar uma tele 300mm, e essa tem esse seletor que muda para o modo macro,a lente é : Sigma Lente Autofoco Macro 70-300mm f/4-5.6 APO DG para Nikon AF-D
ampliação close-up máxima de 1:2.9 a 1:2
-------------------------------------------------
o que quer dizer essa ampliaçao 1:2 ??  ja vi que existe 1:1 , 1:3 ...
será que assim vou suprir duas necessidades, de tele e de macro? sei que ela nao tem estabilizaçao ant tremido,mas me ajudem ai, obrigado.

Essas objetivas 70-300mm normalmente não são TOP em termos de qualidade ótica mas, dependendo de suas necessidades e exigências, pode lhe atender bem. Porém, se espera que ela possibilite fazer macrofotografias, pode esquecer. Não existe objetiva macro VERDADEIRA que tenha zoom. Todas são de distância focal fixa.
Ampliação 1:1 significa que a imagem projetada no sensor/filme da câmera tem o tamanho real do objeto sendo fotografado. Por exemplo, se está fotografando um inseto que mede 1 cm, o mesmo será projetado como 1 cm na superfície do sensor/filme. Uma ampliação de 1:2 significa que a imagem projetada tem a metade do tamanho do objeto real. Uma ampliação 2:1 significa que a imagem projetada tem o dobro do tamanho do objeto real.
Objetivas macro possuem ampliação 1:1 ou superior (2:1, 3:1, etc.).
A Canon MP-65, por exemplo, pode fazer fotografias de 1:1 até 5:1.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Sylvio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • "Apenas um entusiasta, c/ paixão por fotografia"
    • Fotografia
Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2010, 08:47:14
Obrigado Fabio, ajudou bastante... agora entendi essas mediçoes macro.
\"Discutir equipamento é interessante antes de comprar, para decidir o que vai lhe atender melhor, depois o importante é fotografar e apurar o olhar\". http://sylvioalmeida.olhares.com/<br Podcast sobre Fotografia:<br />http://www.pip.fot.br/


Sylvio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • "Apenas um entusiasta, c/ paixão por fotografia"
    • Fotografia
Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2010, 11:27:57
Me tira outra duvida, qual a lente Nikon que segue essa mesma linha da Canon MP-E 65mm ? obrigado.
\"Discutir equipamento é interessante antes de comprar, para decidir o que vai lhe atender melhor, depois o importante é fotografar e apurar o olhar\". http://sylvioalmeida.olhares.com/<br Podcast sobre Fotografia:<br />http://www.pip.fot.br/