Autor Tópico: Meu 1º Casamento em Digital  (Lida 4838 vezes)

fernando lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Online: 02 de Dezembro de 2005, 23:05:38
Bom pessoal,
Primeiramente gostaria de ir me desculpando com a galera do Forum em relação a colocar logomarcas nas fotos. Mas a questão é o seguinte: Esse é o 1º casamento q faço em Digital e nem os noivos viram ainda essas fotos e por isso eu tenho medo que essas fotos cheguem até eles, já que não pedi autorização.
O que acontece é que já mostrei a alguns amigos e colegas de trabalho que me deram suas opiniões. Gostaria agora da opinião da galera do Forum que tem muitos profissionais e amadores com uma super visão do negócio.





Thanks to ImageShack for Free Image Hosting
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2005, 12:37:12 por fernando lima »
Fernando Lima


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2005, 23:41:17
Humm... ainda nem vi as fotos, mas acho que você não deveria colocá-las na internet sem o consentimento dos noivos...


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2005, 16:04:47
Concordo 100% com o Bruno, nós nos preocupamos tanto em não usarem nossas fotos devemos nos preocupar também com o direito de imagem dos fotografados.


Elvis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
    • http://
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2005, 00:12:04
Gostei bastante das fotos..
As fotos não se encaixaram em nenhum padrão de álbum que eu já tenha visto antes. Não sei como o mercado reagiria a um album tão original, embora tenha me agradado bastante. A do cut out ficou muito boa. E quanto as duas, acho que a photoshopada ficou com um blur muito forte, por isto achei a original melhor.
A primeira, da noiva, ficou perfeita - a melhor de todas.  


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2005, 01:07:51
Olá Fernando, tudo blz?

Se opinião de iniciante também vale,  bem:

1a.) Da noiva, tá muito bonita, mas achei o efeito do "radial blur" um pouquinho exagerado...  sei lá gosto pessoal...
4a.) Cut out dos noivos saindo da igreja. Achei que ficou sensacional!! A foto ficou super descontraída, dando a impressão de que eles realmente estão com a vida toda pela frente, um mundo só dos dois bem colorido, hehehehehe (viajei na maionese?)
5a.) Close dos noivos em pb. Gostei mas acho que tá um pouquinho exagerado... Sei lá, tb é gosto pessoal...

Entre a última e a penultima, eu usaria só metade do efeito do PS. mas ficou legal!

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2005, 01:13:49
e eu continuo achando que as fotos não deveriam estar sendo divulgadas na internet sem a autorização dos noivos...
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2005, 01:14:34 por Bruno Gomes »


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2005, 14:23:35
Olá!
Tudo jóia?
Bem, das fotos eu gostei da primeira, da terceira e da quarta (só achei um pouquinho exagerada a primeira, mas só um pouquinho o efeito de ps e me parece também que vc não usou no meio dos braços da noiva (não sei se vc já acabou de fazer os efeitos também)).
Agora a terceira foto o pxb para mim tá super bom... excelente!
A quarta foto também ficou bem espontânea...
Agora as 2 últimas eu não gostei (não sei por que) hehhe - atrás do noivo parece que tem um "grande copo de cerveja" hehehe ((mas é apenas uma opinião pessoal viu?))
Bom, mas é isto aí.
Parabéns!
No geral são fotos bem legais e interessantes.
Depois se vc puder, divulga mais fotos para a gente ver!


Citar
e eu continuo achando que as fotos não deveriam estar sendo divulgadas na internet sem a autorização dos noivos...

Então, dá um blur no rosto deles e divulga hehehe
(mas avisa que fez este efeito senão o pessoal cai matando hehe)
Tudo pela art!
hhahah

Abraços a todos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2005, 14:33:39
Olá Xará.

Desculpe, mas eu preciso concordar com os amigos.

Eu também faço foto social e não costumo mostrar as fotos aqui no forum exatamente por problemas de direito de imagem.

Se vc coloca no seu website, já com consentimento do cliente, tudo bem (tudo explicito em contrato). Mas se vc faz isso sem eles saberem, num forum publico, acho que pode dar rolo.

Agora, se são amigos ou parentes, ou se vc fez de graça, talvez esse problema seja mais diluido pq vc nao tem nenhum contrato.

Sobre as fotos:

1) A foto da noiva, o efeito tá mto exagerado. A foto está bonita, mas o exagero. E a foto ficaria melhor se estivesse em pé (retrato), pq parece que ela tá caindo.

2) Muita gente gosta desse efeito glamour, eu acho que a foto perde definição. É preciso bastante sensibilidade para usá-lo. A foto está boa, mas o efeito glamour tá mto carregado

3) Gostei da foto.... Mas ela está demais contrastada... Não sei se vc errou na fotometria e passou p/ PB pra salvar a foto, mas acho que a impressão do estouro do branco tá bem forte. O corte no braço da noiva foi um pouco agressivo. Mas eu gostei da foto!

4) Esse efeito cut-out precisa ser bem aplicado, precisa ter um significado... Vc colocar o casal em colorido e o pessoal em PB não tem, pra mim, um significado de destaque.... Pra mim, noivos e convidados tem destaque nessa foto. A foto também parece boa, mas o efeito não me agradou.

5) O cara ficou parecendo um fantasma! heheheheh Nao gostei. Muito contraste, perdeu completamente a textura do rosto do noivo!

6) Tanto uma quanto outra ficaram boas.... Acho que voce precisa avaliar no contexto do álbum se a foto com esse efeito a torna harmoniosa na sequencia em que ela está. Mas a foto é bonita e me agradou o efeito glamour nela. Só acho que vc exagerou no efeito e com isso a foto perde um pouco de nitidez.

Desculpe se fui critico, mas acho que esse é o objetivo. Mas no geral vc fez composições agradáveis, apenas precisa não usar de forma gritante o PS, que torna o trabalho de mal gosto e exagerado.

Um abraço,
Fernando
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2005, 14:34:23 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2005, 14:54:47
Citar
Agora, se são amigos ou parentes, ou se vc fez de graça, talvez esse problema seja mais diluido pq vc nao tem nenhum contrato.
 
Aí é que está, Fernando. Acho que esse não é o caso, tanto que ele mesmo diz: "nem os noivos viram ainda essas fotos e por isso eu tenho medo que essas fotos cheguem até eles, já que não pedi autorização."

Sei que estou sendo chato, mas essas coisas não podem passar "batido". Se usam uma foto de alguém sem autorização, todo mundo cai em cima, né?


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2005, 15:34:26
Não é ser chato, Bruno. Processos começam assim, por coisas bobas.
Nikon/Panasonic Gear


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2005, 16:10:18
Citar
Não é ser chato, Bruno. Processos começam assim, por coisas bobas.
Não falo nem pelo processo, mas por me colocar no lugar dos noivos, vou me casar agora em Janeiro e não gosto nem de imaginar do fotógrafo usar as minhas fotos sem autorização.


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2005, 16:18:17
Citar
Então, dá um blur no rosto deles e divulga hehehe
(mas avisa que fez este efeito senão o pessoal cai matando hehe)
Tudo pela art!
hhahah

Renato,

Desculpe-me mas discordo de você, acho que as fotos não devem ser divulgadas nem com blur, e também não acho que seja Tudo pela art!. O Fotógrafo é pago para fotografar o casamento e entregar as fotos e não para divulgar as fotos dos noivos (a não ser que haja autorização para isso). Imagine alguém usar um trabalho da Gisele Bundchen em um veículo que não esteja autorizado e dizer que foi Tudo pela art!

Abraços,


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2005, 17:14:10
Citar
Citar
Não é ser chato, Bruno. Processos começam assim, por coisas bobas.
Não falo nem pelo processo, mas por me colocar no lugar dos noivos, vou me casar agora em Janeiro e não gosto nem de imaginar do fotógrafo usar as minhas fotos sem autorização.
Mas que caberia processo nesse caso, disso não tenho dúvida.

E outra: o Marcelo e eu colocamos essa crítca desde o início do tópico, mas o autor ainda não se manifestou. Apenas visitou o tópico e pegou as sugestões dos colegas. Bom, como ele queria, parece os noivos ainda não sabem que o fotógrafo que eles contrataram está divulgando suas fotos na internet. Assim, não há qualquer problema, né?

Também acho inadmissível essa justificativa da falta de ética e de respeito ao direito do outro pelo "tudo pela arte". Quando roubam fotos e divulgam por aí essa justificativa continua valendo?
 


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2005, 17:34:25
Com certeza cabe processo, o que eu quis dizer que a minha preocupação maior não é se pode haver processo, mas sim com os noivos que estão tendo suas imagens divulgades sem nem saberem disso.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2005, 17:36:49
Citar
Com certeza cabe processo, o que eu quis dizer que a minha preocupação maior não é se pode haver processo, mas sim com os noivos que estão tendo suas imagens divulgades sem nem saberem disso.
Sim, tinha entendido. Por isso mesmo é que a atitude é condenável independetemente dos noivos descobrirem ou mesmo abrirem processo.