Autor Tópico: O fotógrafo e o PhotoShop  (Lida 2122 vezes)

Piola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 12 de Julho de 2010, 14:01:29
Fala pessoal!

Sou iniciante.. mas andei lendo e percebi que o Photoshop é muito usado na arte da fotografia.
Eu fiquei pasmo ao saber disso...

Achei que a fotografia com valor era aquela pura.. sem auxílio de software para manipulação da imagem após a fotografia ter sido tirada.

Eu estou certo mesmo? Tomara que não.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2010, 14:15:14
Esse assunto já foi muito discutido aqui no fórum. A fotografia, mesmo a de filme, sempre necessitou de tratamentos seja químico ou por software.
Em fotografia digital, é praticamente obrigatório o tratamento das imagens, principalmente ao fotografar em RAW, já que a imagem capturada pela câmera dificilmente é o resultado último/final desejado pelo fotógrafo.
O que se faz é extrair o máximo de informação/qualidade bruta de uma fotografia para refiná-lo no pós-tratamento.
Isso não desmerece nenhum fotógrafo, faz parte do fluxo da Fotografia. O apertar do botão da câmera é apenas uma das etapas do processo.
Aconselho que você leia/estude sobre fotografia digital, principalmente sobre RAW e assim compreenderá a necessidade do tratamento de imagens.  :ok:

Abraços
« Última modificação: 12 de Julho de 2010, 14:16:02 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


marceloluis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2010, 14:20:11
Qdo entrei no fórum, essa foi a minha 1ª duvida, tanto que criei um post a respeito e obtive várias opniões a sobre este assunto, da uma conferida ok: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=43810.0

Ótima semana a todos (as).


Piola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2010, 15:03:15
Muito obrigado!!

Fiz o questionamento porque conheco bem como manipular uma imagem no computador e sei que é possível criar um mundo nele.

Estou lendo o tópico citado, por sinal muito bom!!!


Vou estudar mais sobre RAW.
Abraço a todos!


gfranco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2010, 22:45:34
As técnicas fotográficas são as mesmas, o que mudam são as ferramentas. O Photoshop foi criado a partir do que já se fazia manualmente na revelação e ampliação!
Daí depois a coisa atingiu um nível muito mais requintado hoje no CS.
Não vejo o uso do photoshop como uma "anti-arte", e sim como um aliado.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2010, 13:22:39
Só para ilustrar um acontecimento recente, a top model Sasha Pivovarova, recentemente não se reconheceu numa campanha publicitária da Dior.
Até o marido fotografo entrou na dúvida "é - não é".

Tá aqui o link para o acontecimento:

http://estilo.uol.com.br/moda/ultnot/2010/07/13/top-n2-do-mundo-russa-sasha-pivovarova-nao-se-reconheceu-em-nova-campanha-da-dior.jhtm


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2010, 21:59:52
Eu tenho um conceito claro do que e tratamento e manipulacao, porem este mesmo conceito pode ser diferente para tantas pessoas como tao polemico e incerto e o assunto.

Mas num resumo acredito que uma foto possa ter ajustes de brilho, cor, saturacao, levels, unsharop mask, etc. Ate alguns acertos de stamp, healing brush, etc eu ainda considero tratamento.
Mas a partir de um certo momento onde o resultado final comeca a fugir da foto original ai ja passo a considerar que a foto foi manipulada e entre alguns exemplos podemos citar a troca de cores, encurtamento, alongamento, exclusao de itens, etc.

Mas temos que ver o lado positivo da coisa onde realmente ficou muito mais facil chegar no resultado final com esforco menor e acessivel a muito mais gente que gosta e vive de fotografia. Alias para que serve a tecnologia??? Sera que nao foi feita para melhorar as coisas???

Entretanto apesar de usar o Photoshop praticamente todos os dias eu confesso que me deixa muito feliz poder sair com uma analogica e um velvia 50 para fazer umas fotos ao ar livre e ter aquela curiosidade de saber como ficou o resultado na pelicula, mas sao objetivos e propositos diferentes.


Zarley Starling

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2010, 23:46:26
Concordo plenamente com o Fabio Yamauti. Poide-se utilizar conscientemente o Photoshop .
Canon 7D, lente Canon EF-s 24-105mm L, lente Canon EF-S USM 70-300mm, lente Canon EF-S 55-250mm, lente Aus Jena Tessar 50mm f:2.8 com adaptador,Radio Flash Cactus 4, Lente Canon EF-S 18-55mm, ente Canon EF-S 10-18mm,


Gustavo Cavalcanti

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2010, 22:19:44
Encaro que o photoshop é uma ferramenta como tantas outras. O quanto usar é que varia de acordo com o freguês. Sou da opinião de que se deve procurar obter a foto o mais "perfeita" possível ainda no momento do clique e diminuir a necessidade de pós-edição. Essa, porém, é apenas uma opinião e certamente haverá aqui quem discorde dela.

Sds,

Gustavo