Autor Tópico: Tecnica "Time Lapse" ou "Stop Motion"  (Lida 26464 vezes)

marceloluis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Julho de 2010, 15:03:33
Olá a todos (as) da comunidade....comecei a me interessar por esse tipo de animação recentemente, apesar de ter várias duvidas, estou conseguindo produzir alguma coisinha.....fiz esse filminho todo no vegas: http://www.youtube.com/watch?v=L31JjxXaBO0 da seguinte forma, vou passar todo o processo para ve se os amigos do forum acham a ideia interesante, antes, gostaria de saber a diferença entre "Stop Motion" e "Time Lapse"????

Bom, vamos ao que interessa: Filmei todas a cenas que queria colocar no filme com minha camera FZ-35 da Panasonic, transferi-as para o Vegas 9.0, editei as partes que queria sem fades nas transições e atraves de um "scrip" já presetado nele, converti todo o filme em fotos, ou seja, de mpeg para jpg. Feito esse processo, renomeei e numerei os arquivos em ordem crescente da seguinte maneira, Ex:"stopmotion00001, stopmotion00002........stop motion20534".

O proximo passo foi retirar algumas fotos da ordem, usei esse esquema, o qual fiz manualmente pois ainda não achei uma forma de fazer diferente: fui selecinando e transferindo para outra pasta as fotos em ordem crescente e decimal, Ex: stopmotion00001, stopmotion00010, stopmotion00020.....até o final dos arquivos Obs: ( como não estou com o projeto aqui, não me recordo se foi de 10 em 10 ou de 20 em 20 a seleção das fotos, mais isso é uma coisa que vc pode fazer conforme a sua vontade e da forma que achar melhor). Terminado essa seleção, coloquei-as nessa ordem crescente no Vegas 9.0 novamente com um tempo de expocisão bem rapido (não me lembro agora o valar que usei, mais acho que foi algo em torno de "meio segundo" Obs: ( isso tbem fica conforme a sua vontade e forma que achar melhor). Feito isso, já tinha o filme em "Stop Motion" numa velocidade padrão que foi determinada pela quantidade e intervalo de fotos que foi selecionada e do tempo de exposição na linha do tempo, dentro do Vegas 9.0.

Para fazer o "Slow Motion" em algumas partes do filme, diminui o intervalo das fotos nas parte em que queria o Slow Motion Ex: Se queria um slow motion do arquivo "stopmotion01750" até o "stopmotion02590" selecionava essa parte novamente, diminuindo o intervalo dos arquivos....acho que foi de 1/5.....pegava 1 e pulava 4....isso tbem fica a seu critério, qto menor o intervalo, maior o slow motion.

Foi um trabalho meio complicado, mais depois de assistir o filme, foi muito gratificante...uma recordação que vai ficar registrada para sempre na minha vida e de uma forma totalmente diferenciada.

Bom, ainda tenho muitas duvidas com relação a esse processo: Se existe um meio mais fácil de ser realizado, com relação ao tratamento das fotos selecionadas, a qualidade das mesmas enfim....conto com as técnicas e experimentos dos membros da comunidade para o desenvolvimento dessa técnica.

Grande abraço a todos (as).

Marcelo Luis!!!!


edubmac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2010, 22:05:46
Olá Marcelo...

Vamos lá... Um "Time Laps" é o efeito de "acelerar" um vídeo, por exemplo filmar um dia todo e depois transformar essas 12h em 1 min, ou seja, foi o efeito de retirar frames das 12h (12 horas x 60 minutos X 60 seg X 30 frames) e transformar em (60 seg X 30 frames), vc vê por exemplo o sol se pondo em segundos.Porém o que pode ser feito para simular um time laps de maneira mais fácil é com um processo bem parecido com o do Stop Motion, é fotografar determinada paisagem de tempos em tempos e utilizar um software que pegue por exemplo 10 fotos e transforme em 30, depois de transformar em vídeo tudo vai parecer estar se movendo bem rápido (http://www.youtube.com/watch?v=UrGcd6PN7EE). Já o "Stop Motion" é criar um vídeo a partir de fotogramas/frames. Um exemplo: Fotografe 1800 vezes através de sua janela, depois pegue essas fotos e transforme em um vídeo de um minuto ( 60 seg X 30 frames). Um exemplo bem trabalhoso e genial http://www.uhull.com.br/07/07/the-big-bang-big-boom-um-stop-motion-sobre-a-evolucao-da-vida/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+Uhull+(Uhull+S.A.)



Só um comentário e não entenda como uma crítica, mas seu vídeo na verdade é um Time Laps, pois vc transformou 20 minutos (chutei esse valor, mas com certeza o seu bruto é maior que o video final na velocidade normal) em 5 min, se vc tivesse extraido mais fotos naquele processo manual, tudo pareceria mais rápido ainda.

De maneira bem simplista pode ser entendido assim:

Time Laps : Mostrar apenas parte dos frames ( transformar 10 min e1 min)

Stop Motion : Animar fotogramas para gerar a impressão de movimento. ( No fundo todo filme/vídeo é um stop motion, mas tendo ele mais de 16 fotogramas por segundo do tempo real da cena já simula o movimento, no cinema o convecional é 24 e no vídeo é 30)

Espero ter ajudado!


marceloluis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2010, 17:23:00
Opa...qualquer informação é sem duvida...bem vinda para o aprimoramento....na realidade as duas tecnicas são meio que parecidades e podem ser feitas de várias maneiras. Tenho pequisado bastante a respeito do assunto e ficado "pasmo" com alguns videos encontrados na internet com essas técnicas. Gostei bastante do que vc indicou, o do time lapse...bem feito, com cenas e locais maravilhosos...rsrsrs.

Obrigado pela explicação do assunto, fico no aguardo de mais opniões.

Ótima semana a todos (as)


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2010, 12:47:04
hum
interessante,  :ok:


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2010, 14:11:25
Opa, o que nosso amigo edubmac falou é verdade, mas eu particularmente tenho um entendimento um pouco diferente.

Time Lapse, traduzindo "passagem do tempo", é uma técnica onde vc tira varias fotos em intervalos regulares de tempo p/ dar a sensação de aceleração. Geralmente vc não interage com o assunto da foto. É simplesmente documental.

Stop-Motion, livre tradução "Mova e pare", é uma técnica de animação onde vc move o objeto, obtém um frame, move novamente, obtém outro frame (por isso o "Mova e pare"0, com o intuito de obter a sensação de movimento. Os intervalos não precisam ser regulares, e vc tem ação direta sobre o objeto fotografado.

Quanto a técnica, o Time Lapse é bem simples, existe até algumas PnS que já vem com a função. Vc coloca num tripesinho e larga ela lá uns 3 dias e vê o resultado no final. Existem até uns tutoriais na internet p/ vc montar uns motorzinhos na camera p/ ela dar um pequeno movimento, que fica bem legal.

Já o Stop-Motion é bem mais complicado, geralmente se fixa a camera em um tripé e a cada movimento que vc faz na cena vc tira uma foto (foto mesmo) e só depois junta elas no PC (de 15 a 20 frames por segundo, não precisa ser 24 necessariamente). É bem complicado no começo, pois vc ainda não tem noção de quanto movimento tem de dar aos objetos p/ conseguir um movimento natural.

bem acho que é isso.

[]'s

Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2010, 09:33:19
Pessoal o que eu quero saber é se exite alguma coisa que eu possa programar para fazer minha cam tirar fotos em um determinado espaço de tempo ou seja, quero colocar minha cam parada num tripé e que ela tire fotos a cada 2 minutos sozinha, pq ficar lá parado com o controle remoto apertando para fazer fotos a cada 2 minutos niguem merece, kkkkk
Alguém sabe ??
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2010, 10:20:26
Esse canal do YouTube tem alguns exemplos e acessórios: http://www.youtube.com/watch?v=-7vVFpZBmPY&feature=channel

Pessoal o que eu quero saber é se exite alguma coisa que eu possa programar para fazer minha cam tirar fotos em um determinado espaço de tempo ou seja, quero colocar minha cam parada num tripé e que ela tire fotos a cada 2 minutos sozinha, pq ficar lá parado com o controle remoto apertando para fazer fotos a cada 2 minutos niguem merece, kkkkk
Alguém sabe ??


danielandrade

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Andrade - Tech Electrônica e Arte
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2011, 19:43:06
Pessoal o que eu quero saber é se exite alguma coisa que eu possa programar para fazer minha cam tirar fotos em um determinado espaço de tempo ou seja, quero colocar minha cam parada num tripé e que ela tire fotos a cada 2 minutos sozinha, pq ficar lá parado com o controle remoto apertando para fazer fotos a cada 2 minutos niguem merece, kkkkk
Alguém sabe ??

opa, eu ja montei um "intervalômetro" para a minha canon xsi, bem fácil. Aqui vai o resultado:


obs, esqueci que a bateria estava quase acabando, mas da pra ter uma idéia.

Se o pessoal do fórum tiver interesse, e ajudar nos custos, eu até poderia montar um. Não sei quanto custa esses profissionais....
:)


JBM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 02:23:54
Eu respondi em outro tópico mais vou colocar aqui também.

Eu uso o Software que vem com a câmera chamado EOS Utility.

Lá você encontra a opção de intervalo, a única parte chata é deixar o micro conectado à câmera, porém é "di grátis".


Will Prado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 02:54:10
Olá Marcelo, se quiser ver um exemplo de Stop Motion, segue abaixo o link de um clipe da banda Donna John, clipe esse que dirigi e fiz as fotos:

http://www.youtube.com/watch?v=YYVu4u6cBDg

Abraços,
Will
Nikon D40x / Nikkor 18-55mm / Nikkor 18-200mm VR / SB600
Canon AE-1P / Canon 28mm 2.8 / Canon 50mm 1.8 / Canon 100-200mm 5.6


Marcos Lana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 15:02:54
A duas semanas fiz um Stop Motion com 212 fotos. Segue:

http://www.youtube.com/watch?v=7gNw5ilBMXs
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2011, 15:06:16 por Marcos Lana »
Nikon D90+ Sb600 (18-105mm vr + Nikkor 70-300mm) e FUJIFILM S9000
 


JBM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 16:23:23
Muito interessante o seu vídeo Marcos.

Acho que poderia ser feito com mais fotos porém ficou muito legal.

Estou com problemas para fazer um TL noturno dessa maneira pois aqui aonde eu moro a umidade é imensa, a ponto de em menos de 10 minutos de fotos a lenta já não tira mais foto nenhuma.

Deixei uma noite para fazer 500 fotos, e quando fui ver o cartão de memória na 7a já não dava para ver mais nada.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 17:13:02
Olá Marcelo, se quiser ver um exemplo de Stop Motion, segue abaixo o link de um clipe da banda Donna John, clipe esse que dirigi e fiz as fotos:

http://www.youtube.com/watch?v=YYVu4u6cBDg

Abraços,
Will

Show!!!!!!!
Parabéns.


Putardo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 161
  • Sexo: Masculino
    • All Fotos
Resposta #13 Online: 04 de Março de 2011, 08:32:02
Olá Marcelo, se quiser ver um exemplo de Stop Motion, segue abaixo o link de um clipe da banda Donna John, clipe esse que dirigi e fiz as fotos:

http://www.youtube.com/watch?v=YYVu4u6cBDg

Abraços,
Will

Muito bom o clipe Will, parabéns! Gosto bastante do fato de a câmera dar umas "vaciladas" de vez em quando, no alinhamento... sao poucas vezes, mas pra mim é bem natural.

Esse é um ótimo exemplo de stop motion, algo que exige além de muita paciência dos envolvidos, um estudo bacana do que se pretende gravar e como fazê-lo. Basta ver qualquer making of de filmes de animação desse gênero - qualquer um da Aardman ou ainda, um bem recente como "Coraline", que é fantástico - pra ver como dá um trabalhão.

Nesse vídeo, o diretor Henry Sellick menciona uma cena que só passa no final dos créditos... só ela, demorou 66 dias pra ser feita! Começa por volta de 6'12'': http://www.youtube.com/watch?v=Njzyqc-47iE


A explicação do Randal foi muito boa. O Time Lapse é muito mais um registro do que um trabalho no qual você tem maior controle criativo, como um stop motion. Lógico que há diversas maneiras de realizar um time lapse, e ainda você tem o processo de pós produção para manipulá-lo. De qualquer maneira, são experimentos muito interessantes e também pessoais.

O vídeo que iniciou o tópico, do Marcelo, pode ser considerado um stop motion mas realizado com técnica de time lapse. Mas o processo de edição foi bem complicado, talvez por ter sido sua primeira experiência com essa técnica. As variações na reprodução dos frames, velocidades, etc, poderiam ser feitas de maneira mais fácil, usando efeitos na edição para controle de tempo do vídeo, no qual vc modifica o intervalo de frames (strobe) e também o Posterize Time do After Effects, esse é muito bacana.

Marcelo, muito divertido teu vídeo, parabéns cara!
« Última modificação: 04 de Março de 2011, 08:32:52 por Putardo »


reiner9

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 12 de Agosto de 2013, 16:11:34
Muito bom o clipe Will, parabéns! Gosto bastante do fato de a câmera dar umas "vaciladas" de vez em quando, no alinhamento... sao poucas vezes, mas pra mim é bem natural.


Marcelo, muito divertido teu vídeo, parabéns cara!

Teria como fazer um Time Lapse com uma NEX F3?
Nikon D5300 + Nikon 35mm 1.8 g,
Sony NEX F3 + SEL 18-55mm,
Nikon S3100
Flickr: http://www.flickr.com/photos/reinermaia/