Autor Tópico: Me ajudem, por favor! Qual eu compro?  (Lida 2335 vezes)

janabh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 16 de Julho de 2010, 08:58:44
Bomd ia galera! sou janaina, uma amante de fotos, mas totalmente amadora.
Amo tirar fotos do meu filho e de tudo! POr isso quero sair da câmera digital comum e quero uma semi-profissional pelo menos. Como não entendo, queria a ajuda de vcs, que já conhecem bem o assunto.
Quero uma câmera com zoom potente
fácil de bater, tipo focar e bater a foto
sem ter que ficar esperando ela enquadrar, pra pegar momentos espontâneos das pessoas, entendem? com óptima qualidade de imagem...
 
Pesquisei a Canon Rebel XS, também a Sony Alpha 330L
mas me parece que elas não filmam vídeo com áudio
então achei a Canon T1i que filma em full HD mas não sei se é com áudio. Vcs sabem?
Queria uma que filmasse com áudio e que fosse perfeita nas fotos
Um amigo me indicou a Fujifilm finepix modelo S2700
Mas eu particularmente não gosto de Fuji (mas eu nao entendo).
mas esse cara é praticamente profissional e mora nos EUA, ele quem me indicou essa.
 
Não sei o que fazer. Podem me ajudar?

Muito obrigada!
 



Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2010, 09:54:13
A Canon T1i filma sim com áudio, mas só mono. Considerando que mesmo uma câmera que tenha microfones estéreo, a separação é bem pequena, não faz muita falta.
As câmeras tipo DSLR tem lentes intercambiáveis. Assim você pode comprar uma ou várias lentes que são mais adequadas dependendo do tipo de situação, desta forma não faz muito sentido falar de uma câmera como a Rebel XS ou Ti1 com "zoom potente". O zoom quem faz é a lente, não o corpo da câmera.

Falando rapidamente das câmeras da Canon:
A XS e a XSi não filmam mesmo. A T1i e a T2i filmam, a T2i é melhor neste quesito mas bem mais cara.
Essas câmeras vem com uma lente do "kit", a 18-55 IS. É uma lente bem razoável para uso amador iniciante, mas não tem muito zoom como você deseja. Uma lente mais adequada, que vc teria que comprar separadamente ou substtuir no kit, seria a 18-135 IS ou a 18-200 IS (zoom de 7,5x e 11x respectivamente).

Eu lhe recomendaria estudar os seguintes aspectos: o tamanho de uma DSLR pode não agradar a um usuário menos avançado. Elas são bem grandes, até os modelos da linha Rebel da Canon, se comparados a uma compacta. As lentes superzoom como as que eu citei também são grandinhas, se comparada com uma compacta. Veja se está disposta a carregar uma câmera mais lente desse tamanho.

Segundo, embora uma DSLR de entrada como essas tenha modos automáticos e semi-automáticos, a "graça" dela está nos ajustes manuais, onde você comanda como a foto vai sair e não a câmera. Claro que é possível usar somente os modos semi-automáticos e o totalmente automático, mas estará pagando por recursos que não usará. Por outro lado, nada impede que no futuro você venha a ter interesse em se aprofundar e aí isso estará à sua disposição.

Considerando estes dois aspectos, recomendo que você considere dois tipos de câmeras: uma câmera do tipo superzoom, como a Canon SX20 IS. É uma câmera completa, com uma lente superzoom como você quer. Dá pra fazer todo tipo de foto e também tem controles manuais se quiser aprender mais. É uma câmera mais compacta, embora não seja minúscula, e preço é menor (especialmente considerando que você não terá que adquirir a lente em separado). Agora, a qualidade da imagem fica bem aquém de uma DSLR como a XS, XSi ou T1i. Modo geral, quanto maior a câmera, melhor a qualidade da imagem, pois o sensor (e as lentes) são maiores e captam mais luz e tem melhor resolução (é uma simplificação, mas dá pra entender). A SX20 tem o LCD escamoteável, que é muito bom para filmagens.

O segundo tipo de câmera, que a meu ver seria o ideal no seu caso, é uma câmera com lentes intercambiáveis mas sem espelho (as cãmeras DSLR tem um espelho ou prisma que direciona a imagem para o visor ou para o sensor, e ele é um dos responsáveis pelo tamanho grande). O principal representante hoje deste tipo de câmera são as Micro 4/3 da Panasonic e da Olympus. Essas câmeras são mais compactas que as DSLR normais, mesmo as de entrada, e tem uma qualidade de imagem comparável. Pelo que você falou, acho que seriam o ideal para você. São ótimas para filmar, pois o sistema delas é feito de modo diferente das DSLR e otimizado para isso.
As desvantagens são que elas ainda são caras, custam o mesmo de uma DSLR de entrada, e são difíceis de serem achadas aqui no Brasil. Seus acessórios - incluindo lentes - também são difíceis de achar.

Tem um rapaz aqui nos classificados do fórum vendendo uma (Olympus E-P1, se bem me lembro) a um preço bem interessante. Não conheço o rapaz nem sei o estado da câmera, então isso não é um endorso, nem sei se você pretende comprar nova ou usada, ou em loja com nota fiscal, Mercado Livre... Mas talvez compense dar uma olhada.

A Sony lançou há pouco tempo sua linha de câmeras sem espelho e com lentes intercambiáveis também. Acho que ainda nem estão a venda, mas terão as mesmas vantagens das Micro 4/3 que eu citei, e de quebra ainda são menores.

Enfim, se você tiver como trazer do exterior sem impostos, seria o que eu faria no seu lugar, compraria uma micro 4/3 - Panasonic GH1, Olympus Ep1 ou EP2, Sony NEX. Teria que lembrar de comprar a lente com zoom que vc deseja também, pois só a Panasonic GH1 vem com uma lente superzoom (10x). São vendidas no Mercado Livre também mas o preço aí já sobe muito.

Se você ficar nas DSLR, as que filmam da Canon são a T1i e a T2i. Na linha Nikon tem a D5000 também.

Amadureça aí sua compra, conte mais pra gente sobre suas necessidades e como pretende comprar, se quiser falar da disponibilidade financeira também ajuda. Aí vamos dando mais dicas. :ok:


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2010, 10:21:30
Jana, bem vinda ao fórum.

Primeiramente, saiba que o principal recurso para uma foto sair boa é o pecinha atrás da cam, ou seja, o fotografo.

Uma DLSR tem muitos recursos e se o que você procura é uma cam "fácil de bater, tipo focar e bater a foto" ela é realmente muito mais capaz de fazer isso, pois é mais rápida que as compactas, mas você irá jogar dinheiro fora e suas fotos poderão continuar do mesmo jeito que eram com sua compacta.

Você já usou uma DSLR? Pretende estudar e conhecer fotografia? Está disposta a investir dinheiro, comprar lentes, acessórios, tratar fotos? Se não estiver, procure por uma Super-Zoom que será mais proveitoso pra você.

Abraços,


janabh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2010, 10:53:36
Nossa, vcs são incríveis!
Uma amiga está nos EUA e vai trazer de lá pra mim, então posso aproveitar que lá é mais barato.
Pretendo gastar até uns 800 dólares.
E sou totalmente leiga, mas como AMO fotografia, pretendo estudar aos poucos sim... quem sabe até me profissionalizar.
mas por enquanto é mais pra uso doméstico
principalmente fotos do meu filinho, rs...
me ajudem mais.
OBRIGADAAAA


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2010, 11:23:39
Por US$800, nos EUA, mais especificamente na BH, dá pra comprar uma Panasonic Lumix G2. Ótima câmera, último modelo da Pana, inclusive tem LCD touch que deve ser legal pra filmagens, sem dispensar os comandos tradicionais. A desvantagem é que vem com uma lente 14-42 (28-84 eq.), não é tanto zoom quanto você queria, e como disse antes é complicado comprar coisas para o Micro 4/3 aqui.

Pelo mesmo preço vc compra uma Olympus E-P2, do mesmo sistema, só que é mais compacta, e com a mesma lente. ::EDIT:: detalhe importante, a EP2 não tem flash embutido, para uso amador acho que faz falta!!

Com uma lente superzoom no kit, só a Panasonic GH1, que custa mais do que vc pretende gastar, US$1200 aproximadamente. A lente avulsa fica inviável, custa US$800 só ela...

Olhando no site da BH, vi que as Sony NEX já estão à venda!!! o.O como eu disse antes, são semelhantes em conceito às Micro 4/3, so que são menores e mais compactas. Mas é um sistema novo ainda. Estão um pouco mais baratas, por US$600 vc leva uma NEX 3 com uma lente equivalente as das anteriores. Eu estou muito curioso pra ver o desempenho dessas câmeras, o sensor é maior que as Micro 4/3. :: EDIT:: A NEX 3 não tem flash embutida mas vem com uma unidade de flash removível.

Finalmente, se quiser comprar uma DSLR mesmo, a Canon T1i sai por volta US$800 com a lente do kit também. A vantagem é que é uma câmera e um sistema largamente utilizado aqui no Brasil, vc encontra com facilidade acessórios, lentes e serviços, mas ela não é tão boa para filmagens quanto as Micro 4/3 e provavelmente as Sony NEX. Ela avulsa sai por US$600 e uma lente 18-135 (zoom de 7,5x) sai por volta de US$450, juntando tudo dá uns US$1050. Uma lente 18-200 (zoom de 11x) sai por volta de R$600, o que dá uns US$1200 com a câmera.

Uma superzoom como a Canon SX20, que tem zoom de 20x (28-560) sai bem mais barata, menos de US$400.

Enfim, aí estão as opções... agora que saíram as Sony NEX, eu ficaria balançado entre elas e as Micro 4/3... são mais baratas e parecem ser muito boas, mas ainda é uma aposta no futuro.

Aqui o site da BH, fica em NY e é uma loja super conhecida e confiável, além de ter bons preços:
http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller/home?O=NavBar&A=changeLanguge&Q=&ul=P&umse=0

Boa sorte na sua escolha!
« Última modificação: 16 de Julho de 2010, 11:46:26 por Wooky »


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2010, 19:37:04
Eu te recomendo a powershot sx10 is ou a subistituta sx20is tem um zoom bem potente que vai de 28-560mm equivalente a 35mm, filma com audio e ainda tem filtro de ruidos no som. é uma boa camera para o seu caso. o painel é giratorio 360graus ivetido. voce pode fazer auto retratos e ainda visualizar o enquadramento, tem um foco muito rapido e estabilizador de imagem.
Abraço
« Última modificação: 16 de Julho de 2010, 19:41:35 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2010, 13:45:44
Bom, se é pra aprender... eu iria nas câmeras de entrada mesmo... e além da lente do kit... pegaria uma 50mm 1.8...Boa sorte
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM