Autor Tópico: Composição da imagem: Regra dos Terços  (Lida 5995 vezes)

Abuja

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #15 Online: 14 de Março de 2010, 00:06:23
Errata."fase"
abuja


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 14 de Março de 2010, 12:46:33
Não querendo ser do contra e já sendo, se usar várias vezes essa "regra" suas fotos ficam todas iguais, já tive essa faze, e depois é difícil perder o hábito,
abuja

Quem "obedece" a uma regra, fica assim. Quem a entende de forma maior, entendendo os jogos de composição e a regra dos terços como um deles,  cria a partir dela.

Só fica bitolado nela quem acha que ela é tudo.


tiaoadao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #17 Online: 17 de Março de 2010, 09:07:08
Diz o ditado, Que toda regra foi feita para ser quebrada.


fatsanchez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
  • Say anything, but say what you mean
    • FLICKR
Resposta #18 Online: 01 de Abril de 2010, 01:21:22
O grande perigo da regra dos terços não está nela, mas na maneira de pensar de muito fotógrafos novatos e mesmo mais experientes quando esses pensam ser ela obrigatória, ou, em reverso, quando pensando ser ela obrigatória revoltam-se contra ela. Ela não obriga, ela nem sempre é adequada à composição. Ela é uma idáia compositiva apenas, e pode ser de grande valia, mas não é compulsória.

Concordo, não acredito que a tal "Regra dos Terços" seja (ou deva ser visto) de fato uma regra, e sim uma configuração de composição, aonde possui a tendência de se adequar a vários motivos e contextos. Quero dizer, um fotógrafo pode enquadrar os motivos da maneira que bem entender, mas é mais fácil criar uma imagem agradável aos olhos utilizando-se dessa "regra".
Particularmente, eu acho errado tanta didática em cima desse recurso, pois acaba cegando os iniciantes, ou seja, acaba deixando-os compulsivos por conseguir essa composição, e assim os impede de criar novas "regras". Considerando a fotografia como arte, essa didática "forçada" acaba por matar aos poucos a nossa tão querida arte.

Mas essa é só a minha singela opinião.
Raphael Sanchez
www.flickr.com/snxxx


Munhoz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #19 Online: 05 de Julho de 2010, 10:52:38
Tudo bem... a "regra" pode ser quebrada... mas muita gente acha que quebrou e cai na mesma regra, mas com uma composição diferenciada... isso não é algo que precisa ser seguido, mas é um bom caminho pra você ter uma base legal pras suas criações...


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #20 Online: 15 de Julho de 2010, 21:15:48
Parabéns pela iniciativa, gostei que até esqueminha foi colocado. Parabéns!
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia