Autor Tópico: Modo AV x Flash na Canon XSI  (Lida 3893 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 14 de Julho de 2010, 21:07:51
Pessoal...
Tenho uma Canon XSI e não estou conseguindo fazer fotos em AV com flash....

O motivo é que deixando em AV, ao fazer a fotometria a câmera ignora o flash ligado e calcula a abertura como se não tivesse flash... de 1 segundo pra cima por exemplo...

Com isso, tenho que mudar para os modos "M" ou "P"......

em algumas ocasiões, deixando no P pra disparar o flash ela calcula uma abertura que não era a que eu queria  no momento.... e pra deixar no M não tenho cacoete suficiente ainda pra acertar de primeira a escolha entre abertura x velocidade x flash.... teria que ficar testando, e aí ninguém aguenta ficar fazendo pose... rs

ela funciona assim mesmo ou tem alguma configuração pra resolver isso?


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2010, 21:46:53
Luciano...

O cara que me deu a primeira aula de foto, me disse para sempre fazer fotos em M, e por mais que erre, aprenda e continue fazendo em M.

O modo AV, eu utilizo para situações onde tem sol e sombra, sol e sombra, pq cança ficar corrigindo, principalmente se for uma corrida, ou coisa assim, onde vc não tem tempo

Nunca use o modo AV a noite, pois sempre a camera vai calcular errado.

Então, a noite lembro da primeira coisa que o cara lá me disse, e jogo pro M, é certo que suas fotos vão ficar bem melhores.
Com o flash, a condição de luz normalmente é a mesma, então vc joga no M, regula, e não se incomoda mais.

abraços


RicardoShoji

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2010, 00:14:04
A camera não calcula errado, o manual diz que em modo AV a camera faz a fotometria tentando expor corretamente o plano de fundo, enquanto o flash se encarrega de expor o primeiro plano no modo eTTL (na realidade é mais complicado, porque o flash pode atingir tanto o primeiro plano quanto o fundo.

É só fazer um teste, coloque no modo M e vá variando a abertura e a velocidade aleatoriamente, você vai ver que o primeiro plano sempre vai estar corretamente exposto em (quase) qualquer situação, porque o TTL do flash se encarrega de compensar as diferentes configurações (Respeitando é claro os limites da velocidade de sincronismo e potencia do flash.

A melhor explicação sobre o uso do flash que eu já vi até agora foi em um DVD chamado "OneLight" do Zack Arias. Embora ele explique o uso de flashes de estudio (tudo no manual), tem conceitos importantes de velocidade de sincronismo, potencia de flash, distancia entre flash-assunto-fundo, etc. Se você tiver oportunidade de assistir esse DVD,não vai se arrepender.

Na pratica você pode colocar no M, fixar a abertura e observar o indicador de exposição no viewfinder (apertando o botão do shutter até a metade). Se estiver indicando sub-exposição, diminua a velocidade simplemente girando o dial até que o indicador saia da posição -2EV (melhor se conseguir chegar ao centro).
Se o ambiente estiver muito escuro e para conseguir uma correta exposição do fundo forem necessárias velocidades como 0,5s, 1s ou mais, aí você vai ter que decidir se aumenta o ISO, aumenta a abertura, usa um tripé e pede para todo mundo brincar de estatua ou deixa o fundo escuro mesmo.

Outra coisa interessante é deixar o flash em segunda cortina, porque se a imagem borrar devido a baixas velocidades, pelo menos o flash vai congelar o momento final. Pense em uma pessoa andando e uma exposição de 2s, com o flash em primeira cortina vai congelar o inicio do movimento e o borrão vai se extender a frente dele, já com o flash em segunda cortina, o borrão ficará para trás e em alguns casos fica até bonito o efeito.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2010, 10:28:11
luchqueiroz, é assim mesmo que funciona e está correto. Ao contrário das compactas onde o flash atua sempre como luz principal, nas DSLR em modo Av o flash atua como flash de preenchimento, ou seja, são feitas duas medições: Uma pela camera para verificar a luz ambiente e outra pelo pelo flash, através da análise do retorno do pré-flash.

A noite, sempre use M. Inicialmente não se preocupe com medições, vc estará introduzindo um quarto elemento além de abertura, velocidade e ISO, que é o disparo do flash. Se usar ele em TTL, ele fará o possível para equilibrar a exposição do objeto onde vc fez o foco.

Faça um teste, se vc tem uma lente estabilizada e o motivo estiver parado, coloque em M, velocidade de 1/30 e vá fazendo fotos variando a abertura. Verá que o objeto em foco estará sempre bem exposto (dentro dos limites do flash, claro), o que irá variar é a profundidade de campo e a quantidade de luz ambiente que é aproveitada.

Isso que eu falei é bem básico, o sistema de flash´s da Canon é bem complexo e o resultado varia muito de acordo com uma série de fatores, modo de medição, pontos de foco, travamento ou não de flash, etc.. Eu aconselharia vc a estudar estes dois documentos para entender como o E-TTL II funciona.

http://super.nova.org/DPR/Canon/Links.html/

http://photonotes.org/articles/eos-flash/index.html

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


respider

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2010, 12:56:01
legal essa aula de vcs!
sabem me dizer se o canon 420 se enquadra nessas explicações ou só o 430 pra frente?
Canon T2i
Tamron 17-50 f/2.8 / Sigma 10-20mm f4-5.6 EX DC / Canon 50mm f/2.5 Compact Macro / Helios 58mm f/2.0 / Canon 55-250 IS
Flickr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2010, 14:11:06
Respider, qualquer flash TTL !

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2010, 08:12:48
valeu pelas dicas...
deu pra entender perfeitamente o que foi sugerido....
vou fazer os testes aqui agora...


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2010, 14:56:03
luchqueiroz, é assim mesmo que funciona e está correto. Ao contrário das compactas onde o flash atua sempre como luz principal, nas DSLR em modo Av o flash atua como flash de preenchimento, ou seja, são feitas duas medições: Uma pela camera para verificar a luz ambiente e outra pelo pelo flash, através da análise do retorno do pré-flash.

A noite, sempre use M. Inicialmente não se preocupe com medições, vc estará introduzindo um quarto elemento além de abertura, velocidade e ISO, que é o disparo do flash. Se usar ele em TTL, ele fará o possível para equilibrar a exposição do objeto onde vc fez o foco.

Faça um teste, se vc tem uma lente estabilizada e o motivo estiver parado, coloque em M, velocidade de 1/30 e vá fazendo fotos variando a abertura. Verá que o objeto em foco estará sempre bem exposto (dentro dos limites do flash, claro), o que irá variar é a profundidade de campo e a quantidade de luz ambiente que é aproveitada.

Isso que eu falei é bem básico, o sistema de flash´s da Canon é bem complexo e o resultado varia muito de acordo com uma série de fatores, modo de medição, pontos de foco, travamento ou não de flash, etc.. Eu aconselharia vc a estudar estes dois documentos para entender como o E-TTL II funciona.

http://super.nova.org/DPR/Canon/Links.html/

http://photonotes.org/articles/eos-flash/index.html

Abçs



Ótima indicação de leitura Alexandre... eu por exemplo não tinha a mínima idéia que focalizar e recompor não é indicado com o E-TTL... já adicionei nos meus bookmarks aqui!