Autor Tópico: Foco no infinito  (Lida 4242 vezes)

Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Online: 03 de Dezembro de 2005, 22:54:15
Eu estou tentando fotografar gaivotas mergulhando no mar e estou com uma dificuldade enorme em conseguir foco. O foco automático é muito lento e foco manual é pelo botão, o que é mais lento ainda. Então pensei em colocar o foco no infinito, já que as gaivotas estão a uns 50 a 100m, mas o resultado final não ficou bom, pois as fotos ficaram desfocadas. Existe alguma fórmula para saber a partir de qual distância (entre câmera e objeto) posso colocar o foco no infinito? Isso pode variar com a distância focal? A câmera em questão é uma Sony DSC-H1 com distância focal de 36 - 432 mm (35 mm equiv) + teleconverter Raynox de 2.2X. Grato.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2005, 23:18:22
É melhor usar o foco na hiperfocal do que no infinito.
Dê uma olhada nesta página do DOF master http://www.dofmaster.com/dofjs.html e calcule a hiperfocal.
Com o teleconverter eu não sei como fica.
Mas será que é foco ou está tremendo? Ou a lente tele dá uma distorção?
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2005, 00:09:17
Puxa vida, pelo que entendi, eu deveria usar a lente bem fechadinha, mas estava fazendo exatamente o contrário: usando f/3.7-4.5. Não é tremor (acho), pois usei velocidade de 1/1000 e teleconverter é de boa qualidade (pelo menos com objetos estáticos o foco é muito bom). É uma pena, pois pelo programa que você indicou, só terei hiperfocal na abertura f/8.0 (o que dá na minha câmera) com 75mm de distância focal, o que é muito pouco zoom para capturar gaivotas a 50-100m de distância. Mesmo assim vou tentar novamente com a lente bem fechada para ver se há alguma melhora. Valeu pela dica.

PS: pelo calculador do site, só terei hiperfocal a partir de um objeto a 13km!
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2005, 00:39:42 por Zyk »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2005, 10:46:50
Zyk, acho que o seu cálculo não está muito certo não.
A sua máquina vai de 6 a 72mm de distância focal, equivalente a 36-432mm. pela calculadora do site o círculo de confusão é de 0,005mm.
Voce deve usar a distância focal real e não o equivalente em 35mm. A hiperfocal em f4 e 72mm de distância focal está em 259m, como a profundidade de foco vai de 1/3 antes a 2/3 depois da distância de foco vai de 129 ao infinito. Ainda não está bom. Em f8 vai de 64m ao infinito, mas aí vai ficar muito escura a lente, só se tiver muita luz.
Deu para entender?  
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2005, 12:23:49
Olha lentes Tele em abertura grande costumam ter uma qualidade de imagem relativamente insatisfatória, com teleconverter então a coisa se agrava mais ainda.
Os Teleconverters externos não modificam a distância focal, só a entrada.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2005, 12:51:10
Havia feito o cálculo com a distância focal equivalente a 35 mm; refiz usando a distancia focal real e o modelo de camera W5 (que usa o mesmo sensor, já que na lista não consta H1), com f/8.0. Pelo cálculo terei hiperfocal a 108m com zoom 12x (72mm), e a 48m com zoom de 8x (48mm), o que teoricamente está dentro do que eu quero. E como a foto seria na praia com muita luz, acho que f/8 ira permitir uma velocidade ao redor de 1/500. Vou ver se no caminho de volta (acabaram minhas férias) hoje dá para testar esta hipótese. Obrigado.