Autor Tópico: Qual a melhor UZ do mercado: Olympus x Nikon  (Lida 3744 vezes)

tws

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 03 de Janeiro de 2010, 19:30:51
Colegas,

Estou pensando em comprar uma ultra zoom na faixa de 1200 dinheiros.

Opções: Olympus SP-590 UZ ou Nikon Coolpix P90

segue links comparativo para ajudarem na análise:


- Olympus SP-590

http://www.olympus.pt/consumer/29_digital_camera_sp-590_uz_specifications_20572.htm



- Nikon Coolpis P90

http://www.ttanaka.com.br/nikon/prod_detalhe.asp?cod_sys=748&linha=5&fabri=1&info=1#abas


montanha913

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2010, 22:52:42
Olá tws,

As duas parecem ser ótimas, inclusive tem características bem parecidas.
Acho que o que vai pesar no desempate aí é o uso que você pretende fazer da câmera.

A objetiva da Olympus tem uma focagem bem mais conveniente, por ter a mesma distância mínima menor sem estar no modo macro, utiliza pilhas ao invés de bateria, que é mais fácil de encontrar e bem mais barato.

Já a nikon tem um disparo contínuo impressionante, com 15fps, mais rápido que a maioria das reflex por aí e o lcd giratório que pode ser útil em algumas situações, mas achei 200 disparos muito pouco para bateria dela e no site não tem muitos detalhes da operação manual.

Se fosse para mim, eu iria de Olympus.


Boa sorte na escolha.


tws

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2010, 23:06:25
Gracias montanha.

O uso da cam é para dia-dia, macro, festas, eventos, turismo e etc; substituindo uma velha de guerra Fuji A-850 micro-zoom 3X e uma Canon EOS 3000 (filme) com Tamron 300mm.

Pontos que considero importante, possibilidade de ter maior poder de susbstituição rápida de fonte de energia. A olympus usa 4 pilhas AA, com 04 jogos de recarregáveis (16 AA) vc pode tirar cerca de +/- 1200 fotos, bem útil por exemplo num Salão de Automovel de São Paulo.

Agora imagina isso com a bateria da Nikon, com 04 baterias, embora com muito mais fotos, muito mais caro para comprar as mesmas.

Outro ponto que estou considerando é a possibilidade de usar futuramente um TC 1,7X na Olympuus +/- 500 dinheiros.

Embora não exista discrepâncias nas especificações e grande diferença de zoom 24X (Nikon) e 26X (Olympus); acredito que a ótica e a qualidade da Nikon pesam.

O que acha??? 


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2010, 00:56:59
Gracias montanha.

O uso da cam é para dia-dia, macro, festas, eventos, turismo e etc; substituindo uma velha de guerra Fuji A-850 micro-zoom 3X e uma Canon EOS 3000 (filme) com Tamron 300mm.

Pontos que considero importante, possibilidade de ter maior poder de susbstituição rápida de fonte de energia. A olympus usa 4 pilhas AA, com 04 jogos de recarregáveis (16 AA) vc pode tirar cerca de +/- 1200 fotos, bem útil por exemplo num Salão de Automovel de São Paulo.

Agora imagina isso com a bateria da Nikon, com 04 baterias, embora com muito mais fotos, muito mais caro para comprar as mesmas.

Outro ponto que estou considerando é a possibilidade de usar futuramente um TC 1,7X na Olympuus +/- 500 dinheiros.

Embora não exista discrepâncias nas especificações e grande diferença de zoom 24X (Nikon) e 26X (Olympus); acredito que a ótica e a qualidade da Nikon pesam.

O que acha???  


Quantas fotos faz cada bateria da Nikon comparada com cada conjunto de 4 pilhas recarregáveis.
Eu particularmente acho as baterias mais leves, compactas, de maior duração e menor risco de falsificação.
Eu tentaria primeiro confirmar esses dados para não ter que sair de casa com 16 baterias (essa é uma idéia que não me agrada pelo peso e volume).
Sem falar nas 4 ou 8 bateria extras que vai precisar se resolver usar um flash externo (seriam 20 a 24 baterias no total). Corre o risco de ser preso por contrabando de baterias... :D
Já pensou se por engano elas se misturam na bolsa (usadas com novas)?  Ferrou!
Zoom de 24x ou 26x para mim são praticamente a mesma coisa.
Boa sorte em sua escolha. :ok:
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 00:57:47 por fcsergio »


celtaurano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2010, 16:12:27


Gracias montanha.

O uso da cam é para dia-dia, macro, festas, eventos, turismo e etc; substituindo uma velha de guerra Fuji A-850 micro-zoom 3X e uma Canon EOS 3000 (filme) com Tamron 300mm.

Pontos que considero importante, possibilidade de ter maior poder de susbstituição rápida de fonte de energia. A olympus usa 4 pilhas AA, com 04 jogos de recarregáveis (16 AA) vc pode tirar cerca de +/- 1200 fotos, bem útil por exemplo num Salão de Automovel de São Paulo.

Agora imagina isso com a bateria da Nikon, com 04 baterias, embora com muito mais fotos, muito mais caro para comprar as mesmas.

Outro ponto que estou considerando é a possibilidade de usar futuramente um TC 1,7X na Olympuus +/- 500 dinheiros.

Embora não exista discrepâncias nas especificações e grande diferença de zoom 24X (Nikon) e 26X (Olympus); acredito que a ótica e a qualidade da Nikon pesam.

O que acha??? 
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 16:13:26 por celtaurano »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2010, 21:01:06
(...) acredito que a ótica e a qualidade da Nikon pesam.


Não acredite... compactas nikon e reflex Nikon são muirdos completamente diferentes (infelizmente)


tws

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2010, 21:44:23
seja mais especifico por favor.

Outra opção de UZ que encontrei foi a Kodak Z980

http://shop.kodak.eu/store/ekconseu/en_IE/pd/Z980_Digital_Camera/productID.147456000


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2010, 00:48:57
Não acredite... compactas nikon e reflex Nikon são muirdos completamente diferentes (infelizmente)

Assino embaixo.
Sou Nikoniano roxo nas reflex mas uso compactas da Canon porque acho que são melhores.
Quando foi lançada a Nikon P6000 eu estava disposto a comprá-la mas desisti após ver o review e a comparação com a Canon G10, que se ostrava superior... :shock:
Nnao gostei da conclusão, mas comprei a Canon  :(
Não decida baseado apenas na marca pois hoje tem uma salada de componentes terceirizados onde todos fabricam tudo e vendem para todos para serem revendidos em produtos de terceiros.
O sensor da Nikon é (ou era) da Sony, As lentes Zeiss e da Voitländer são feitas pela Cosina, corpos de DSLR são feitos na Tailândia, China, e pela própria Cosina, Panasocic usa lente Leica, Sony usa lente Zeis, Samsung usa Schneider (B+W), etc.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2010, 00:55:23 por fcsergio »


Carlos Ayres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2010, 11:36:51
Qual a melhor UZ? Nikon P100 ou Panasonic FZ35?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2010, 13:58:50
Acho que nas linhas UZ (Seja ultra-zoom, seja travel zoom), as Panasonics/Leica mandam muito bem.

FZ35 / FZ38 capturam ótimas fotos, e as novas FZ45 e FZ100 devem mandar bem.

Na linha Travel Zoom, tem as ZS5 / ZS7 muito elogiadas.