Autor Tópico: Lente zoom  (Lida 4295 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Online: 17 de Julho de 2010, 00:56:13
Pessoal, estou querendo comprar uma lente zoom. Me interessei pela canon 70-200 f4L. Entretanto, nao tenho grana para tanto e achei ela grande demais. Gostaria de uma lente um pouco mais discreta. Minhas prioridades sao nitidez e preco. O que me recomendam?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2010, 01:21:00
No mesmo range da 70-200? Bom, todas elas são grandes, e a maioria cara. Na realidade a Canon 70-200 f/4 é muito barata. Acho que as Tamron e Sigma 70-200 f/2.8 chegam até a ser mais caras. Essa Canon tem um excelente preço e excelente qualidade de imagem, não da pra ficar melhor.

Na questão do tamanho existe uma 70-300 DO, que faz parte de uma linha da Canon que tem um anel verde na objetiva. Essa linha de lentes é caracterizada pela arquitetura diffractive optics, que diminui consideravelmente o tamanho geral da lente e mantém uma qualidade de imagem boa. O lado ruim é que o bokeh é feio, e as lentes são muito caras.

Exemplo de tamanho da 70-300 DO:



Outra opção pode ser a Canon 200mm f/2.8 L II. Ela também tem o preço bem acessível (é um pouco mais cara que a 70-200 f/4, porém), e pra contribuir com o visual discreto ela é preta ao invés de branca, e é bem menor que uma zoom (é a terceira lente):



Mas ela é uma lente fixa.

Enfim, é isso.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2010, 11:03:27
No mesmo range da 70-200? Bom, todas elas são grandes, e a maioria cara. Na realidade a Canon 70-200 f/4 é muito barata. Acho que as Tamron e Sigma 70-200 f/2.8 chegam até a ser mais caras. Essa Canon tem um excelente preço e excelente qualidade de imagem, não da pra ficar melhor.

Na questão do tamanho existe uma 70-300 DO, que faz parte de uma linha da Canon que tem um anel verde na objetiva. Essa linha de lentes é caracterizada pela arquitetura diffractive optics, que diminui consideravelmente o tamanho geral da lente e mantém uma qualidade de imagem boa. O lado ruim é que o bokeh é feio, e as lentes são muito caras.

Exemplo de tamanho da 70-300 DO:



Outra opção pode ser a Canon 200mm f/2.8 L II. Ela também tem o preço bem acessível (é um pouco mais cara que a 70-200 f/4, porém), e pra contribuir com o visual discreto ela é preta ao invés de branca, e é bem menor que uma zoom (é a terceira lente):



Mas ela é uma lente fixa.

Enfim, é isso.
Bucephalus, muito obrigado pela excelente explicação. Eu tinha uma 80-200 da canon e ela era bastante discreta, talvez por isso perdi ela em uma das minha viagens :). Sei que a qualidade optica dela nao e muito boa, por isso imaginei que talvez poderia encontrar uma tao discreta quanto ela, com um preco acessivel ao meu bolso (ate 1100 reais) e relativa qualidade de imagem. O range nao precisa ser exatamente 70-200, pode ser próximo disso. Abraços
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2010, 16:19:07
a EF-S 55-250IS é bem discreta, bem mais barata, mas não se compara em qualidade a uma 70-200 F4/L, mas suponho que seja um pouco melhor que essa 80-200 antiga que vc falou. Acho que na faixa de R$1100 só o que tem mais é a 70-300IS, mas por uns testes que vi a 55-250 é mais nítida que ela.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2010, 04:31:46
A 70-200 4 IS é uma das melhores lentes Canon.

Muitos querem lentes 2.8. São o sonho de 10 entre 10 fotografos que ainda não têm todas as lentes claras de que deseja (mais do que só precisa...).

Entretanto, em 2.8 e sensor FF, o DoF fica quase inútil. É sério, ao fazer um meio-close na noiva, a dificuldade de focar os olhos é absurda. Se pega foco no nariz, o cabelo fica sem foco. Se foca a bochecha, falta nitidez no veu, e aí vai.

90% das fotos no altar acabam sendo feitos em F5 a F6.3 por esses motivos recém citados. Mais um ponto para a F4, pois será uma lente bem mais leve, mais barata e melhor.

Abs.


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2010, 22:53:22
dkjuvi, vc tem razao em relacao ao DOF de lentes claras, mas vale lembrar que a grande maioria das lentes possui seu maior potencial a partir de 2 a 3 pontos mais fechada de sua abertura maxima.

Considerando esta premissa se fecharmos em pelo menos dois pontos veremos que e muito dificil conseguir uma boa foto com boa luz ambiente numa igreja com a lente aberta em f8/f11 bem diferente de usar em f5.6 de uma lente f2.8

Alem disso tem a questao do Bokeh das lentes que sao diferentes e mesmo usando a mesma abertura na mesma DF elas podem apresentar resultados diferentes. Se o fotografo esta satisfeito apenas com a foto dai qualquer lente serve mas para aqueles que buscam qualidade superior, as lentes claras fazem uma grande diferenca e nao e a toa que sao bem mais caras.

Outra questao e que quanto mais perto do assunto maior o DOF e neste caso ao inves de usar uma 24-70 2.8 a 2 metros do assunto com foco critico e preferivel usar uma 70-200 2.8 a uns 4-5 metros com DOF bem mais toleravel.

So nao sei confirmar se 90% das fotos de altar sao feitas com f5.6 a 6.3 (nao acredito muito nesta estatistica nao) mas uma coisa e certa a maioria deles (dai eu acho que sao 90% ou mais) usam lentes 2.8 ou ate mais claras.

Uma boa e barata opcao e a 50 1.8 e 85 1.8 fechadas em f2.8 ou f4 que dao resultados maravilhosos, com otimo DOF e qualidade maxima...


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2010, 23:12:03
dkjuvi, vc tem razao em relacao ao DOF de lentes claras, mas vale lembrar que a grande maioria das lentes possui seu maior potencial a partir de 2 a 3 pontos mais fechada de sua abertura maxima.

Considerando esta premissa se fecharmos em pelo menos dois pontos veremos que e muito dificil conseguir uma boa foto com boa luz ambiente numa igreja com a lente aberta em f8/f11 bem diferente de usar em f5.6 de uma lente f2.8

Acho que isso não está correto. Uma lente clara não precisa ser fechada mais que uma escura para conseguir bons resultados.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2010, 23:30:59
Com certeza, Bucephalus. É só ver o MTF da 70-200 L F/4 IS que em F/4 é mais nítida que em F/8 (apesar de em F/5.6 ser o ponto forte), com MTF acima de 2000 linhas em todo intervalo, de F/4 até F/8.
Acho que isso não está correto. Uma lente clara não precisa ser fechada mais que uma escura para conseguir bons resultados.

Machado, essa assertiva (de 2 stops) é quase uma convenção, que nem sempre é correta.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2010, 09:11:45
Concordo plenamente que essa de 2 stops é convenção. Muitas lentes (principalmente as mais escuras) com 2 stops acima da máxima já estão sofrendo de difração quando usadas em cameras de alta densidade, como a T2i / 7D. E outras, emboram ainda não tenham atingido a melhor nitidez, já são incrivelmente nítidas em aberturas bem próximas da máxima.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460