Autor Tópico: Meu 1º Casamento em Digital  (Lida 4858 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #30 Online: 05 de Dezembro de 2005, 01:03:24
Bom, eu faço direito (estou no quarto ano ainda ((heheh - mas fiz uma pequena pesquisa e)) e realmente, SÓ O FATO DE PUBLICAR A FOTO DA PESSOA NA INTERNET é considerado VIOLAÇÃO AO DIREITO DE IMAGEM"!

PORÉM, ao dar um blur e/ou desconfigurar o rosto da pessoa, e vc publicar estas fotos com o objetivo acadêmico - vamos dizer assim (aqui no fórum o arquivo foi enviado apenas para análise e não para ou8tros fins) e se por acaso ainda a pessoa não publicar o rosto dos noivos e/ou das pessoas que aparecem no assunto da fotografia, NÃO VIOLA NENHUM DIREITO, E NÃO É NENHUM POUCO ANTI-ÉTICO - pois a ARTE É DO FOTÓGRAFO, a IMAGEM DA PESSOA.

Fazendo um paralelo: sabemos que é proibido divulgar o rosto de menores criminosos em televisão, etc... e outras coisas tb... mas vejam que eles divulgam com o rosto na sombra, mostrando apenas o som (e ainda de uma forma a não sabermos se realmente é tal pessoa ou não) - a intenção disso não é divulgar a pessoa, e sim chamar a pessoa para desvendar algo, relatar alguma coisa pertinente e importante sobre o fato que ela participou.

Assim, vejo que no caso aqui, a intenção não foi em nenhum momento divulgar o rosto dos noivos e muito menos ganhar algum dinheiro em cima da imagem deles. A intenção foi de mostrar o visual da foto, o momento captado, a luz, o tempo, etc... é claro que os noivos estão no meio do assunto, mas se a foto for modificada de modo a não reconhecer quem é, VC PODE PUBLICAR A FOTO SEM PROBLEMAS, INDEPENDENTE DE AUTORIZAÇÃO.

Abraços,


Renato
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2005, 01:04:17 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #31 Online: 05 de Dezembro de 2005, 03:47:19
Citar
Dentro do design, por exemplo, vc me contrata para fazer um logo para sua empresa e eu sou freelancer, o logo é meu, eu apenas estou deixando vc usar ele, se amanhã eu não quiser que vc use mais, vc é obrigado a mudar/tirar ele de circulação. Agora se eu sou seu empregado e vc me pede para fazer um logo, eu estou cedendo a minha arte para vc como quem compra um quadro, depois de entregue a vc eu não posso fazer mais nada, pois agora ela é propriedade sua.

Opa, opa, opa... :nono:

No design não é assim que funciona não.  

Se você fez a marca e foi no INPI e registrou em seu nome, sai na RPI e em 60 dias ninguém protestou a marca, aí a marca é sua e você faz dela o que quiser, porém se você criou a marca e ela foi registrada no nome do seu cliente, ele que fez o depósito do registro , ele é o proprietário da marca, infelizmente essa marca não lhe pertence mais... :bye2:  Quem é dono do registro é que manda.  Agora não quer dizer que você não tenha direito nenhum sobre a marca... Pois há a questão da titularidade.

[

Titularidade da Propriedade Industrial:

- Exclusiva do empregador/contratante:
Ex. Designer é contratado e desenvolve aquilo que foi acordado no contrato.

- Exclusiva do empregado/contratado:
Ex. Designer desenvolve outro “produto”, diferente daquele ao qual foi contratado. Observar que o designer NÃO pode usar recursos da empresa (nem o tempo).

- Propriedade de ambos:
Ex. Quando o designer utiliza recursos da empresa para desenvolver produtos diferentes dos contratados.

]

Portanto se você tem titularidade sobre a marca você pode  utiliza-la em seu portifólio, se não tem, esqueça...

Quanto a direito de imagem, não lembro bem sobre a lei, mas acho que se você dar um blur na foto, não há problema nenhum em publicar para meios acadêmicos, claro, pela ética é bom perguntar para o cliente se da pra publicar, e explicar o por que e explicar do blur... Pois se você publicar a foto sem a autorização, pode não dar nenhum problema com a lei, mas provavelmente você vai perder um cliente.

A foto na integra, na minha opinião, só pode ser utilizada na web, caso você tenha um portifólio on-line, aí acho legal colocar, claro... com a autorização do cliente.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2005, 03:51:15 por Flavio Ribeiro »
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


fernando lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #32 Online: 05 de Dezembro de 2005, 13:23:19
Bom pessoal, só tive tempo de entrar agora e ler todos os posts. Esse FDS tava cheio de trabalhos.

Pelo que vi o tópico mudou radicalmente de assunto, mas entrei aqui pra justificar o por que das fotos serem postadas....

Com isso gostaria de justificar as coisas em relação aos direitos autorais.

Bom quando postei esse tópico este tópico estava ancioso pra mostrar pra galera mais "critica" e entendida no assunto um trabalho que tinha feito e já havia mostrado pra minha esposa, amigos e pedi suas opiniões. Todos acharam boas as fotos, mas eu precisava de uma opinião mais construtiva como tive aqui no forum. E, como postei com pressa acabei não explicando tudo que realmente aconteceu, como fui contratado, e outras coisas pq achava q o interessante era a análise das fotos e não como elas tinham parado aqui no forum. Com isso acabei omitindo(sem intenção) que fui contratado para fazer as fotos desse casamento para expor num site de minha propriedade que trabalha justamento com a divulgação dessas fotos na internet (quem quiser ver todas as fotos acessem www.fiksperto.com). Só que essas que estão aí são fotos que tirei exclusivamente para produzi-las, já que o álbum quem fez foi outro fotógrafo, eu fui contratado apenas para fazer as fotos para internet. Aproveitando o trabalho, fiz umas fotos (essas e mais algumas q nao foram postadas) para produzi-las com PS para tentar oferecer aos noivos sem compromisso nenhum (Por isso falei que eles ainda não tinham visto e tinha medo que eles tivessem acesso, já que pra eles isso será uma surpresa que irei oferecer). Como sei que os usuários do Forum são fotógrafos e afins, acho que eles não veriam essas fotos por aqui. Então não correria o risco de estragar a minha surpresa que estava preparando pra eles. E com isso acabou gerando essa discussão sobre direitos autorais. Bom pra acabar com isso, retirei as fotos e vou concluido aqui o meu objetivo.

Gostaria de agradecer as avaliações de Elvis, davisato, neocosmo, FernandoPaes, que realmente era isso o que estava procurando. E também de dar a minha réplica a eles em relação aos efeitos que pretendi fazer.

Elvis: "As fotos não se encaixaram em nenhum padrão de álbum que eu já tenha visto antes. Não sei como o mercado reagiria a um album tão original, embora tenha me agradado bastante."

Bom elvis realmente eu tb acho q as fotos não se encaixam num padrão e tb não sei como os noivos reagiriam a algo assim. Isso tb foi um dos motivos desses posts. Já que misturei alguns estilos. Então realmente essa tb era uma dúvida minha.

DaviSato: "Se opinião de iniciante também vale, bem:"

Bom davi pra mim vale, já que tb sou iniciante, mas acho que tem algumas coisas pelo forum que posso opinar tranquilamente. E em relação a 5ª foto eu tb achei q ficou meio exagerado, mas que era algo diferente, por isso queria saber do pessoal aqui o q achavam. E nas 2 finais vou tentar usar o meio-termo do efeito pra ver o resulatdo.

Neocosmo:

"Bem, das fotos eu gostei da primeira, da terceira e da quarta (só achei um pouquinho exagerada a primeira, mas só um pouquinho o efeito de ps e me parece também que vc não usou no meio dos braços da noiva (não sei se vc já acabou de fazer os efeitos também))."

Bom NEO, realmente achei que ficou um pouco estranho não ter usado o efeito atrás do braço, mas era realmente uma dúvidar, usar ou não usar lá. Como vi sua observação, vou aplicar o efeito e ver como fica.

"Agora a terceira foto o pxb para mim tá super bom... excelente!"

Rpz nessa foto a intenção era essa. Dar bastante preto ao preto e branco ao branco, mesmo que estourasse. Além disso tem a luz do Flash por traz que tb estourou, mas a minha intenção era realmente essa. Sei que falaram pra dar uma diminuída, mas era isso que queria, não sabendo se iria agradar ou não desse jeito.

"Agora as 2 últimas eu não gostei (não sei por que) hehhe - atrás do noivo parece que tem um "grande copo de cerveja" hehehe ((mas é apenas uma opinião pessoal viu?))"

Cara depois que vc falou eu olhei pra miniatura da foto e realmente vi um copo de cerveja, mas ela maior não achei nao (opinião pessoal, tb). O que eu queria realmente era aproveitar as velas pra fazer essa foto por trás. Vou imprimi-la só pra ver o resultado que obtenho e ver se os noivos aprovam ou não.

Fernando Paes

"Gostei da foto.... Mas ela está demais contrastada... Não sei se vc errou na fotometria e passou p/ PB pra salvar a foto, mas acho que a impressão do estouro do branco tá bem forte. O corte no braço da noiva foi um pouco agressivo. Mas eu gostei da foto!"

Bom xará, sempre acompanho os tópicos sobre casamento e vejo vc por lá. Em relação a essa foto, realmente era isso que eu queria, como falei pro colega Neocosmo anteriormente. Não sabia se isso iria agradar ou não. Mas sempre tive vontade de fazer um PB dessa maneira. Mas entendo sua opinião.

"5) O cara ficou parecendo um fantasma! heheheheh Nao gostei. Muito contraste, perdeu completamente a textura do rosto do noivo!"

Realmente, depois eu achei estranho, mas queria saber o q a galera achava, já que era um PB bem diferente, acho q quase puxando pra um desenho. E se nós que estamos acostumados a ver coisas diferentes não achamos mt legal, acho q os noivos vão estranhar muito tb.

Bom pessoal, gostaria de agradecer a esta galera que comentou sobre as fotos e dizer que gosto de eventos sociais e tem essa galera aí que sempre comenta sobre eles. Gostaria de propor trocarmos várias idéias sobre isto, já que desde que entrei no fórum aprendi muito mais e sempre venho aprendendo com essa galera aqui. Apesar de comentar pouco por falta de tempo, mas vou me compromenter em sempre fazer parte dos comentários de vocês.

Em relação as fotos eu retirei pq acho q o tópido desviou do assunto, tinha muita gente preocupada com outras coisas, então o que eu já queria eu consegui, foi a avaliação de vcs, mas que sempre que puder vou tb postar minhas experiências, blz.

Valeu mesmo!!
"Acho q esse post ficou meio grandinho né, mas é pq arrumei tempo pra falar td isso e tinha q aproveitar..."
Fernando Lima


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #33 Online: 05 de Dezembro de 2005, 16:21:01
Olá Xara!

Fico feliz em poder ajudar...

Acho que foi legal voce esclarecer e se o objetivo era esse, nada melhor do que deixar... Acredito que seu exemplo pode ajudar muitos outros, já que o fórum tem o objetivo de ser uma referencia para aqueles que estao chegando e não precisem passar pelo que vc já passou! :)

Sobre disponibilzar as fotos pra comentários, fique à vontade... Também gosto muito de social, e podemos trocar umas figurinhas!

Grande abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #34 Online: 05 de Dezembro de 2005, 20:06:30
Fernando, interessante sua justificativa mas, convenhamos, eu e outros foristas não podemos ser condenados por levantar questão éticas e de direitos autorais diante da frase "nem os noivos viram ainda essas fotos e por isso eu tenho medo que essas fotos cheguem até eles, já que não pedi autorização". Aliás, aqui você diz claramentre que seu medo se deve ao fato de não haver autorização, e não ao medo de estragar a surpresa.

Mas tudo bem, já disse antes tudo o que acho e você deu sua versão. Por mim, fico por aqui.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 05 de Dezembro de 2005, 21:40:32
Ok!!!  :thmbup:    
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #36 Online: 05 de Dezembro de 2005, 22:45:52
Legal!
Se vc puder, publica mais umas fotos para a gente ver e "criticar" hehehe
Abraços,

Renato :thmbup:  
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br