Autor Tópico: Qual câmera comprar  (Lida 1497 vezes)

Tássila C

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 18 de Julho de 2010, 17:50:43
Gente!!!
Eu preciso de uma ultra ajuda.
Eu sou estudante de moda. Mas decidi que vou trabalhar com fotografias.
E na minha cidade (Vila Velha - ES), os cursos que encontro, pra eu poder entrar, tenho que ter uma câmera profissional ou semi. E definitivamente eu não posso morrer uma nota num equipamento que eu não tenha conhecimento.
Posteriormente, quando já estiver com o equipamento, quero trabalhar sempre em lugares ao ar livre, que os fotógrafos chamam de locação né!? e pretendo fotografar sempre crianças e casais. Não sei se vou fazer eventos, mas não é uma coisa impossível.
E também queria, as vezes, fazer uns editoriais de moda.. Pra não perder o costume.. rs
Enfim, eu tenho que comprar essa câmera hoje e que ela me atenda num futuro próximo.
Não sei absolutamente nada sobre lentes, mas sei que vou ter que investir nisso também!
Mas eu preciso de pelo menos a câmera pra eu entrar num cursinho!
ALGUÉM PODE, POR FAVOR, ME AJUDAR?
Beijos, Tássila  ;)


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2010, 18:08:04
Tássila, compre qualquer DSLR de entrada com lente do kit e faça o curso. Pode ser Canon XS (a mais barata) T1i, T2i ou Nikon D90.  Embora uma ótima camera desaconselho a Nikon D5000 porque, pelo que vc diz que gostaria de fotografar, irá precisar futuramente de lentes 50mm e 85mm, para fotos respectivamente de corpo/meio corpo e retratos com bom desfoque de fundo, e neste caso, as lentes Nikon mais em conta não fazem autofoco na D5000.

Claro que se dinheiro não for problema vc pode optar por cameras mais robustas, como a Canon 50D ou 7D ou a Nikon D300s, que são cameras mais profissionais, corpo metálico, mais rápidas, etc...

De resto, vc está no caminho certo. O mais importante no início é o curso para aprender a técnica e os conceitos fotográficos, qualquer um dos equipamentos irá te atender satisfatoriamente.
Quanto a outras marcas, ainda existem Sony e Pentax com boas cameras. Infelizmente, é bem mais difícil encontrar acessórios para elas aqui no Brasil, então para iniciantes aconselharia a ficar entre Nikon e Canon mesmo.

Boa sorte !!
« Última modificação: 18 de Julho de 2010, 18:11:13 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano Leão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2010, 13:45:34
O Alexandre falou praticamente tudo que você precisa saber. Apenas colocaria que como será sua primeira câmera, estarás adquirindo além da própria, um sistema fotográfico. Procure se informar bem, aqui no fórum existe muita informação sobre as principais marcas. Analise qual se identifica mais ao seu gosto e necessidades e seja feliz. 


gcrodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2010, 14:20:48
Boa tarde a todos!
Sou estudante de arquitetura, ando lendo muito sobre fotográfia, quero comprar uma maquina e estava pensando nessa, Nikon D3000 ,  não tenho quero ser profissional, mas quero ter arquivos de obras que acho interessante, de qualidade;
att;
Gean


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2010, 14:37:16
Gean, de uma vasculhada no site e no sistema de buscas, vc vai encontrar muitaaa coisa. Defina antes no entanto o que quer dizer com "qualidade", se a qualidade para você é poder fazer boas ampliações,qualidade é a fidelidade de cores da fotografia ou ainda poder fotografar ambientes com pouca luminosidade.

Não esqueça nunca que a câmera é apenas o "começo", para ter fotos com qualidade superior ou seja com fidelidade de cores, luminosidade e com menos AC (aberração cromática)entre outros fatores, é necessário ter LENTES superiores.

Acredito que para teu trabalho a PANASONIC DMC_LX3 te atenderia plenamente, a não ser que vc queira andar com os trombolhos da DSLR a tira colo.

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



PriscillaR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2010, 11:41:52
Oi gente, tava pesquisando sobre o assunto no google acabei caindo nesse tópico do fórum, que é perfeito pro meu caso.

Assim como a Tássila eu estou querendo começar um curso de fotografia (mas não sei se pretendo seguir carreira ou vai ser meu hobby) e eles exigem uma máquina profissional ou semi, e eu não tenho ainda, e não entendo muito.

Eu tenho algum crédito no pagSeguro e portanto estava olhando alguns modelos de Câmeras Fotográficas no TodaOferta.

Eu não queria gastar mais do que uns 1200 reais numa primeira câmera, mas também não quero comprar uma que eu vá precisar trocar muito cedo caso resolva seguir a sério em fotografia.

Olhando um pouco eu me interessei por essa Sony Alpha A230, mas ai eu lembrei que nunca vi fotógrafo bom com câmera Sony. É sempre Fuji, Nikon ou Canon que eu vejo.

Queria pedir a opinião de vocês, essas máquinas são legais? O preço está bom? Se não poderiam por favor me dar sugestões?

Obrigada gente,
« Última modificação: 28 de Outubro de 2013, 12:29:15 por FernandoPaes »


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2010, 16:29:34
Oi gente, tava pesquisando sobre o assunto no google acabei caindo nesse tópico do fórum, que é perfeito pro meu caso.

Assim como a Tássila eu estou querendo começar um curso de fotografia (mas não sei se pretendo seguir carreira ou vai ser meu hobby) e eles exigem uma máquina profissional ou semi, e eu não tenho ainda, e não entendo muito.

Eu tenho algum crédito no pagSeguro e portanto estava olhando alguns modelos....

Eu não queria gastar mais do que uns 1200 reais numa primeira câmera, mas também não quero comprar uma que eu vá precisar trocar muito cedo caso resolva seguir a sério em fotografia.

Queria pedir a opinião de vocês, essas máquinas são legais? O preço está bom? Se não poderiam por favor me dar sugestões?

Obrigada gente,
Modo geral, as câmeras mais simples da Sony são consideradas inferiores às equivalentes da Canon e Nikon (claro que isso é uma opinião parcial). Além disso tem a questão dos acessórios, como o Alexandre bem disse: se vc der uma olhada aqui nos classificados do fórum mesmo, vai ver que a oferta de Canon e Nikon é muito maior. Assim, reitero a opinião do Alexandre que é melhor se restringir a esses dois sistemas (Fuji usa lentes do mount Nikon).

Se está pretendendo gastar pouco, eu pessoalmente recomendaria a Canon XSi, também conhecida como 450D. É uma boa máquina que pode lhe acompanhar por muito tempo. Os outros modelos como a 500D/T1i, 550D/T2i, 50D, etc, já tem um preço bem mais elevado. A XS/1000D que você citou não tem um ou outro recurso que acho que farão falta, mesmo a um iniciante. Não deixa de ser uma compra interessante, mas acho que o custo benefício da 450D é melhor.
Entretanto, é bom saber que fotografia é algo caro. Câmeras, lentes, equipamentos para iluminação, tudo é caro. Então se por acaso tiver $ sobrando, talvez queira pegar uma câmera mais avançada. Como os colegas já falaram, o ideal é ver as características dos sistemas Canon e Nikon - aqui mesmo no fórum tem várias discussões sobre isso - e escolher um deles, e aí a câmera que se encaixa no seu orçamento. Não vou falar das câmeras mais baratas da Nikon, a D3000 e a D5000, por não conhecer tão bem o sistema.
Você pode procurar também uma câmera usada, se estiver em bom estado e com poucos cliques, pode ser uma boa.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2013, 12:29:40 por FernandoPaes »