Autor Tópico: Smartphones - Não será o fim das câmeras compactas?  (Lida 4481 vezes)

rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 02 de Janeiro de 2011, 19:56:52
Tenho um Nokia N95 e apesar da camera dele ser excelente pra um smartphone (5 megapixels com lente Carl Zeiss Tessar com 2.8 de abertura) ainda deve muito para uma camera compacta.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2011, 20:05:56 por rogeriom »
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #16 Online: 02 de Janeiro de 2011, 23:19:36
Eu usava um celular da Sony para registrar acontecimentos frugais mas desisti. Era muito ruim. Neste fim de ano comprei uma compacta e... quanta diferença. Mesmo sendo uma câmera sem grandes pretensões (Samsung St70), dá de 10 a 0 no celular. Vi muita, muita gente comprando câmeras compactas, mesmo tendo um celular com foto. Acho que as câmeras ainda têm seu apelo. Tenho um canivete suíço com tudo o que se possa imaginar, mas, na hora de abrir meu vinho, não abro mão do clássico e charmoso saca-rolhas. Enfim, creio que as câmeras compactas vão melhorar cada vez mais e sobreviver no mercado.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #17 Online: 03 de Janeiro de 2011, 07:52:41
Penso assim, todo aparelho que foi idealizado para possuir uma função única, será sempre superior a outro aparelho que foi idealizado para ter várias funções.

É como aqueles MP22, fazem de tudo... mas de tudo inferior a outros aparelhos dedicados.
Ficaria absurdamente caro construir um aparelho superior em todas suas funções.

A questão é que os smartPhones estão melhorando a qualidade das fotos e o que era horrível já está ficando "usável", onde os consumidores aceitam a ponto de deixar de lado suas compactas em certos momentos.

Por exemplo, o N95 apesar de ótima qualidade para um celular, onde eu utilizava sempre, mesmo em ambiente noturno, não é melhor em qualidade do que minha jurassica Canon A510.

Mas a praticidade do N95 e a qualidade mínima aceitável era o que dava destaque a ele.

Logo, não acho que as Compactas morram... não acho que alguem que sai de férias para um lugar legal, leve apenas o SmartPhone para registrar as imagens...

A praticidade e a banalização do ato de tirar uma foto é que fazem dos dispositiveis móveis um sucesso crescente.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 03 de Janeiro de 2011, 17:41:45
Ah sei lá... eu sempre levei pros passeios uma compacta da Canon e uma SLR (depois, uma DSLR). Ai comprei no ano passado um Nokia N78, e a Canonzinha passou a ficar em casa... o N78 não tirava fotos melhores que a Canon, mas era mais prático, vinha com GPS, e ainda fazia fotos com time lapse... e assim, o telefone vc leva sempre c/vc, a camera às vezes esquece... fora que tem horas que o celular é mais discreto pra tirar imagens.

Mas mesmo assim, o N78 só "enganava" bem pra fotos de dia. Mas olha, engana muuuuito bem. Exemplos: aqui e aqui.

Ai depois eu usei um iPhone 4 pra fazer fotos e video, e até agora eu não usei mais a compacta, mas claro que, o iPhone não substitui ainda a Canonzinha. Mas acho que o próximo lançamento da Apple ou Nokia enterra as saboneteiras...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 03 de Janeiro de 2011, 19:40:57
Sera que um telefone com sensor de compacta (1/2.5") e uma lente fixa de 35mm nao substituiria uma compacta?

Alem disso precisaria ter no minimo controle de ISO e exp.comp.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2011, 20:43:56
Sera que um telefone com sensor de compacta (1/2.5") e uma lente fixa de 35mm nao substituiria uma compacta?

Alem disso precisaria ter no minimo controle de ISO e exp.comp.

Na verdade "telefone" é o que menos os smartphones são rs...
Se quer telefonar, bom mesmo são aqueles Nokia bem simples, que tem lanterna e monitor mono, que ligam em 3 segundos e a bateria dura 2 semanas...rs...

Os smartphones de hoje demoram uma eternidade para ligar, são mais complicados de usar e possuem mais bugs rs... para usar somente como telefone, não é o ideal.

Então, acho que vai sim "enterrar" as compactas quando o objetivo for tirar uma foto "casual", em um ambiente casual, com o objetivo de visualizar a foto na tela do celular ou publicar na web, simplesmente registrar uma cena comum, não planejada.

Para fotos mais elaboradas uma compacta sairá melhor, seja pela "pegada", ou performance da bateria, zoom óptico, etc. Mas tudo isso depende muito do que uma foto representa para a pessoa, tem gente que vai para a europa com um celular.... eu já levaria todas as minhas cameras... hehehe

O que acho que vai acontecer é o lançamento de compactas com funcionalidades extras, como GeoTag, WiFi entre outras coisas...
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 03 de Janeiro de 2011, 20:48:14
Interessante Jesiel.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 03 de Janeiro de 2011, 21:56:58
O N78 que eu mencionei tem um controle precário de ISO (sensibilidade alta/média/baixa) e de compensação EV, além de outros truques, como macro, modo noturno e etc.... não é nada de mais, se for comparar com uma camera de verdade, mas pra um celular... olha, quando eu comprei a minha Canon (e é a 3a que eu tive da mesma linha) em 2007, quase todos os telefones tiravam fotos imprestáveis, ai a Nokia inventou essa série N e a coisa foi mudando...

Acho que o ponto principal nessa discussão não é tanto a qualidade das imagens mas sim as razões que podem levar uma pessoa a preterir uma camera por um celular. Tem a coisa da praticidade, principalmente. Como eu já disse, houveram momentos pra mim que fotografar com o celular foi mais adequado... além disso, pra mim particularmente, celular virou uma forma de anotação de imagens - imagens que eu usaria depois pra outra coisa. Eu sempre fiz isso mas muito menos, pois nem sempre tinha a camera comigo, com o celular as coisas ficaram mais fáceis nesse sentido.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 04 de Janeiro de 2011, 15:37:03
Olha que interessante o que a Samsung acabou de lançar.
http://www.dpreview.com/news/1101/11010403samsungsh100.asp

Do Smartphone vc consegue controlar a câmera, gravar a localização das fotos usando o GPS do celular, selecionar fotos, etc.

Interessante pra quem quer manter uma câmera compacta e utilizar a praticidade do Smartphone para publicar, compartilhar e editar suas fotos e vídeos.

Valeu