Autor Tópico: O que é esse problema em minhas fotos ?  (Lida 2922 vezes)

leotecasi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 21 de Julho de 2010, 21:15:34
Boa noite,

sou novo aqui, mas ouvi boas recomendações do forum e acho que vai ser bem legal frequentar aqui.


Bom, eu tenho uma Canon T2i e uso basicamente uma nikon 60mm f/2.8, uma nikon 105mm f/2.8 e uma nikkor 35mm f/2.0 , tiro fotos em raw e edito no lighroom.

Começei a perceber de uns tempos pra cá um certo 'erro' em algumas fotos, principalmente (ou exclusivamente) em situações de contraste muito alto . Ainda não consegui perceber se acontece com todas as minhas lentes ou se é com alguma específica. Abaixo está um crop exagerado de uma situação bem clara  desse 'problema' .




Esse 'glow', ou outline, ou como é que seja, tentei tirar de todas as formas e só consegui amenizar mas mesmo assim muito pouco e continua me enchendo o saco =/


Alguém sabe o que é ? como evitar? ou como resolver esse problema?


Obrigado desde já


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2010, 21:32:40
Esse glow já está presente antes de processar o raw, ou ele só aparece depois?

Acontece a mesma coisa comigo, mas só depois que eu aumento a latitude, puxando os tons altos pra baixo e empurrando os escuros para cima. Veja essa foto que fiz, bem na área de contraste entre o céu e a pessoa:

http://i48.tinypic.com/11tu3xu.jpg


leotecasi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2010, 21:48:07
é essatamente o mesmo problema que o meu . =/ Tipo, ele já está lá antes deu mudar algo , direto da camera, mas é claro que assim como você quando aumento o contraste piora ainda mais .


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2010, 21:58:55
Esse glow já está presente antes de processar o raw, ou ele só aparece depois?

Acontece a mesma coisa comigo, mas só depois que eu aumento a latitude, puxando os tons altos pra baixo e empurrando os escuros para cima. Veja essa foto que fiz, bem na área de contraste entre o céu e a pessoa:

http://i48.tinypic.com/11tu3xu.jpg
Exatamente isso!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


zittus

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 236
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2010, 00:50:26
Não seria aberração cromática?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2010, 03:49:03
pode me mandar os arquivos raw originais ?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2010, 02:07:14
Não seria aberração cromática?

Acho que se trata de aberração, que estava discreta antes da edição, e se exacerba depois do reajuste de tons. Normalmente eu tenho esse problema em grandes aberturas com algumas das minhas lentes, mas fechando elas esse problema não é perceptível.

Essa foto que eu postei foi feita em f/2.8. Segue aqui um crop do raw intocado:



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2010, 03:27:15
só vendo bem ampliado a partir do raw


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2010, 05:08:33
Para quem usa ACR http://durova.blogspot.com/2010/02/good-bad-and-ugly.html
"In this case you could use “Defringe: All Edges” or “Defringe: Hightlight Edges“.
“Defringe: All Edges” will remove the colour fringing, but also results in subtle
grayish lines. For my image this solution appeared to be the optimum. The defringed
image tends to be a little bit desaturated, so I recommend you to slightly increase
the saturation and if needed contrast. It might be helpful to have the original
layer and the adjusted layer in your layers palette to directly compare what values
of saturation/contrast fit the most for your project. “Defringe: Highlight Edges”
is to be used if most of the colour fringing occurs in edges of highlighting, which
is quite often the case. Just feel free to play around with the sliders."


http://www.flickr.com/groups/adobe_lightroom/discuss/72157624070902184/#comment72157624045186795
“Even excellent lenses with superb rendering qualities ... low CA, etc ...
can display fringing as it is dependent upon the lens PLUS sensor/AA filter/other
behind-lens optics plus the interaction of the raw conversion process. It is very
complex ... A simplistic ".. older designs are better ..." analysis of the problem
isn't very informative or accurate.”
« Última modificação: 24 de Julho de 2010, 05:35:06 por Pictus »


gfranco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2010, 11:56:39
Fiquei curioso com uma informação que você deu...você tem uma câmera Canon e usa lentes Nikon??? Como ??


Fabio Branco

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2010, 14:27:14
cara, também não entendi... vc tem uma T2i e usa lentes nikon? como?? e pra que?? Se for alguma adaptação, será q isso não influencia?


leotecasi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2010, 01:49:56
como ? existe um adaptador que custa 10 dolares, ou menos, que funciona perfeito, o único problema é que perde o automatismo, mas eu sou fan de manual então nem me incomoda . E por que ? Bom, simplesmente porque eu tinha uma nikon d70s e 3 lentes nikon que eu gosto muito, aí comprei a t2i e não quis me desfazer das lentes. Em relação ao fringe talvez seja isso , vou analisar melhor isso. E já posto o raw.


leotecasi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2010, 01:55:52
Bom , estava certo quem apostou em desvio cromático , rs é isso mesmo, bom , nesse caso como o contraste é muito grande e as mudanças que eu fiz foram bastante bruscas também , só deu pra melhorar um pouco, tipo ele chega a diminuir bem pouco , mas pelo menos dá pra 'igualar' a cor e deixar bem próximo da cor da planta , o que já é alguma coisa. Acredito que em outras fotos onde seja menos simplesmente resolva o problema todo. Obrigado pela ajuda.


leotecasi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2010, 02:11:25
Exato , comprovado. Vi uma foto menos 'distorcida' da original, onde o problema é perceptível mas pequeno, e aí mudei o desvio cromático. Bom, como falei, diminui, não tira, mas diminui e você ajustando a cor deixa a aberração bemmmm menos perceptível .

Segue aí o link da foto em raw dessa planta, sem crop, sem nada. Podem perceber que houve uma mudança grande entre a original e a editada, então o problema ficou bem maior do que era inicialmente .


http://www.megaupload.com/?d=AJDL9R6D


gutivis

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
    • Fotos de Rua
Resposta #14 Online: 12 de Agosto de 2010, 23:24:29
Se vc usar um "highpass" também vai piorar o defeito, certo?
Canon EOS 60D

Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM