Autor Tópico: como focar objeto e desfocar o fundo?  (Lida 17344 vezes)

nioven

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Online: 23 de Julho de 2010, 00:05:50
amigos tenho uma canon sx20, vi algumas fotos legais como por exemplo a do link abaixo por exemplo

http://www.animalpicturesarchive.com/ArchOLD-7/1188551551.jpg

gostaria de saber como focar o objeto principal e desfocar o fundo ao ponto de virar uma pintura ou tela de fundo

obrigado


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


gfranco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2010, 11:52:30
Use a máxima abertura da objetiva, ou a maior distância focal. Leia sobre profundidade de campo ou "DOF" (depth of field) que você vai entender rapidinho como fazer isso!


Fabio Branco

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2010, 14:30:23
como a sua não troca lente, faz o seguinte... use toda a aproximação (zoom) da máquina (todos mesmo, os 2 q geralmente possuem). Isso sempre da um bom resultado em máquinas mais simples. Abçs.


pedrozo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2010, 09:58:55
Quer uma receita?

ISO 100 + Zoom + aberturas grandes como 2,8 ou 4

Lembre-se que em fotos de futebol nunca temos o jogador e a torcida no foco, isso acontece pela distância X Zoom e abertura, mesmo sob sol forte  é normal usar velocidades rápidas para compensar a abertura grande.


Zarley Starling

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2010, 16:24:09
Mais uma vez o Pedrozo dando o tiro na mosca !
É isto aí. Quanto maior o nº f: na abertura, maior profundidade de campo terá (DOF). Então usar sempre
ISOs menores, maiores aberturas do diafragma e maiores velocidades (o que faz a relação direta velocidade/abertura ir em direção ao uso de um número f: menor).
Claro que com o uso de uma grande angular isto muda de historia, mas usando uma objetiva de 50mm; 85mm; 135mm (ideais para retrato)isto facilita este desfoque no fundo principalmente se este estiver mais distante do assunto em primeiro plano.
Canon 7D, lente Canon EF-s 24-105mm L, lente Canon EF-S USM 70-300mm, lente Canon EF-S 55-250mm, lente Aus Jena Tessar 50mm f:2.8 com adaptador,Radio Flash Cactus 4, Lente Canon EF-S 18-55mm, ente Canon EF-S 10-18mm,


Gane C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2010, 16:13:26
Hey pessoal!!

Tenho uma dúvida que coloquei no outro tópico, mas acredito que ela se encaixe melhor aqui!

Quando eu quiser focar 2 objetos separados (por exemplo 2 pessoas, uma em cada canto da foto) e desfocar o restante... como faço???

voces podem me ajudar??
obrigada!
Gane


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2010, 18:41:47
Hey pessoal!!

Tenho uma dúvida que coloquei no outro tópico, mas acredito que ela se encaixe melhor aqui!

Quando eu quiser focar 2 objetos separados (por exemplo 2 pessoas, uma em cada canto da foto) e desfocar o restante... como faço???

.

voces podem me ajudar??
obrigada!
Gane

Acho que só na edição para fazer isso,faz a foto com todos focados depois na edição desfoca o resto,no ps da para fazer.Só na máquima acredito que não de para focar 2 pessoas ao mesmo tempo e dsfocar o resto.a não ser que estejam juntas,é claro.


gamaral

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2010, 19:33:41
Numa DSLR se utiliza o foco manual da lente.
No caso da SX20 pelas especificações que li existe o modo de foco manual, aí você controla o que fica em foco.
Só tem um detalhe, como o sensor dela é 1/2,3, bem pequeno, você terá dificuldades para desfocar . Talvez consiga nos maiores zoom e colocando a máquina numa abertura elevada (f baixo). Leia sobre profundidade de campo para entender melhor.

Hey pessoal!!

Tenho uma dúvida que coloquei no outro tópico, mas acredito que ela se encaixe melhor aqui!

Quando eu quiser focar 2 objetos separados (por exemplo 2 pessoas, uma em cada canto da foto) e desfocar o restante... como faço???

voces podem me ajudar??
obrigada!
Gane
Canon EOS 550D/T2i | EF-S 18-55 IS - EF-S 55-250 IS | Canon SX110 IS
http://500px.com/gamaral
http://www.flickr.com/photos/gilmardoamaral/


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2010, 23:38:03
Hey pessoal!!

Tenho uma dúvida que coloquei no outro tópico, mas acredito que ela se encaixe melhor aqui!

Quando eu quiser focar 2 objetos separados (por exemplo 2 pessoas, uma em cada canto da foto) e desfocar o restante... como faço???

voces podem me ajudar??
obrigada!
Gane


Deixa eu ver se entendi. No exemplo abaixo:



Uploaded with ImageShack.us


exif:

Camera Make: PENTAX Corporation
Camera Model: PENTAX K10D
Image Date: 2010:07:25 16:42:05
Flash Used: No
Focal Length: 200.0mm (35mm equivalent: 300mm)
Exposure Time: 0.0056 s (1/180)
Aperture: f/8.0
ISO equiv: 400
White Balance: Auto
Metering Mode: Center Weight
Exposure: Manual
Exposure Mode: Manual
Photographer: Davi Sato
Copyright: 2010 © Davi Sato - Todos os direitos reservados.



Conforme as dicas acima, usei uma lente "com zoom", a 50-200mm, e elas estavam próximas, então já vai automaticamente deixar o fundo um pouco desfocado pq. a diferença de distância entre elas e o fundo é grande. Pelo que entendi da sua dúvida, é que vc quer saber como deixar elas desfocadas e nao o fundo, já que as duas nao estao no centro da foto, local onde normalmente a cam faz foco.

Simples:
Mirei o centro da cam (a Pentax K10d) estava configurada para fazer foco no centro. e qdo faz foco acende uma luzinha vermelha no visor, bem no centro mo óculos (olho) de uma delas, segurei o botao de disparo para manter o foco, e voltei a camera pra deixar na composição que eu queria. Se for isso mesmo sua dúvida é simples de fazer, e vc deve sempre procurar fazer o foco no olho quem vc esta fotografando, pq. o olho bem focado da impressao de foto nítida.

 :ok:
« Última modificação: 01 de Agosto de 2010, 23:39:49 por Davi Sato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2010, 13:11:12
Acho que ele quer saber como deixar uma mulher focada e outra desfocada.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


cram

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2014, 14:17:05
Olha só esse artigo, muito bacana!
Ensina dicas de como desfocar o fundo das fotos, utilizando câmera digital compacta, smartphone ou reflex!
http://fotografarbem.com.br/como-tirar-foto-com-fundo-desfocado/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2014, 14:23:31
Hey pessoal!!

Tenho uma dúvida que coloquei no outro tópico, mas acredito que ela se encaixe melhor aqui!

Quando eu quiser focar 2 objetos separados (por exemplo 2 pessoas, uma em cada canto da foto) e desfocar o restante... como faço???

voces podem me ajudar??
obrigada!
Gane

Se as 2 pessoas estiverem no mesmo plano, basta focar em uma.
Senão você vai ter que focar no ponto médio entre elas e testar a menor abertura em que ambas estão em foco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2014, 14:34:17
Se as 2 pessoas estiverem no mesmo plano, basta focar em uma.
Senão você vai ter que focar no ponto médio entre elas e testar a menor abertura em que ambas estão em foco.

Se elas não estiverem no mesmo plano focal, utilizar uma abertura muito grande vai desfocar uma delas. Se diminuir muito a abertura, vai acabar colocando tudo em foto na foto.
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2014, 14:40:20
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM