Autor Tópico: Câmera compacta com AF por fase - Fuji F300 - Mais um passo pro fim das DSLRs?  (Lida 2453 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Pessoal,

A Fuji fez um lançamento interessante nessa semana, segundo o fabricante a nova F300 utiliza um sistema híbrido de AF, o tradiconal sistema por contraste igual ao das compactas e também o AF por fase que é conhecido pela alta velocidade e que vemos nas DSLRs.

Eu acho que foi dado mais um passo para o fim das DSLRs pelo menos para as DSLRs populares.

O que vcs acham?




Uploaded with ImageShack.us

http://www.dcresource.com/news/newsitem.php?id=4147

« Última modificação: 23 de Julho de 2010, 10:21:56 por Leandro Federsoni »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Interessante mas não vai ser o fim das DSLRs ... :D

Acho esse comentário da Sigma perfeito, pelo menos por um bom tempo !

"

Another critical part of a digital SLR camera is the optical viewfinder. Based on advanced digital technology, the backlit LCD viewfinders with live preview and electronic viewfinders (EVF) found in compact digital cameras offer a high degree of scene visibility and convenience.

An optical viewfinder offers many distinct advantages. Verification of every aspect of the scene with the naked eye. High-precision focusing. A real-time and realistic image of the subject. Finer detail. Finer photographs.

An electronic image simply can’t imitate these things, yet they are all crucial in taking highly precise, highly individual photographs. Currently, nothing matches an optical finder for revealing the subject exactly as it is and inspiring the photographer to take the ideal picture as conceived by that person."

« Última modificação: 23 de Julho de 2010, 11:19:20 por afshalders »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
afshalders, eu concordo em partes...

Não tenho a menor dúvida que com o OVF é melhor na visualização, mas será que precisamos de tanta nitidez assim para fazermos a maioria das nossas fotografias? Eu diria que tendo um EVF grande, com boa resolução, e um bom desempenho em baixa luz seja suficiente para grande parte das nossas fotografias.

Além disso o EVF poderá a médio prazo derrubar os volumes de produção dos atuais espelhos fazendo com que os preços das DSLRs subam e assim acabando com as DSLRs populares.

Eu aposto que câmeras como a GH1, G2 vão acabar com as DSLRs tipo Nikon D40, D3000, XS, etc...ficando apenas as câmeras profissionais tipo D3, D3x onde o visor se faz mais necessário.

Pode acreditar que a maioria dos consumidores trocam o espelho por um bom EVF se com isso ganharem maior portabilidade da câmera.

Além disso existem algumas vantagens do EVF como um histograma e um melhor controle da exposição por ser live view.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Até concordo que em teoria o controle de exposicao com evf seria melhor, mas pra isso o evf teria que ser muito bom , ter uma tremenda fidelidade de cores e brilho/contraste realistas, o que não é o caso da tecnologia atual...

Para câmeras low end, pode ser, posi o EVF é bem mais barato que um bom conjunto ótico. Uma boa tela de foco custa quase $100 atualmente, um prisma então nem se fala !


Douglas Studzinski

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
  • Sexo: Masculino
  • Em constante aprendizado - @corredorpolones
Pessoalmente, apesar de não ser um entendido no assunto fotografia, acho que a tendência é termos cada vez mais modelos. Mais pela questão do marketing que envolve o mercado do que necessariamente pela técnica.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Para câmeras low end, pode ser, posi o EVF é bem mais barato que um bom conjunto ótico. Uma boa tela de foco custa quase $100 atualmente, um prisma então nem se fala !

Exatamente!!

O mercado de preços vai acabar eliminando o espelho de câmeras DSLR na casa dos atuais U$500,00

Eu imagino um portfólio da Nikon mais ou menos assim...

1- Nikon D3x (U$7000,00)
2- Nikon D3s (U$5000,00)
3- Nikon D700 (U$3000,00)
4- Nikon D300s (U$1500,00)
5- Nikon D90 (U$1000,00)
6- Nikon mirrorless com EVF (U$650,00)
7- Nikon mirrorless sem EVF (U$500,00)


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Concordo em parte com esse portfolio. Entretanto acho que mesmo a D90 (ou o nome que venha a ocupar com o lançamento previsto para quase-já) pode acabar por dar lugar a uma câmera EVIL, isso tudo num curto prazo (2 anos, talvez).

Pelo menos agora sabemos que a nova D90 ainda deve ter visor ótico pelo fato da CaNikon ainda não terem nenhuma EVIL.

...Eu imagino um portfólio da Nikon mais ou menos assim...
1- Nikon D3x (U$7000,00)
2- Nikon D3s (U$5000,00)
3- Nikon D700 (U$3000,00)
4- Nikon D300s (U$1500,00)
5- Nikon D90 (U$1000,00)
6- Nikon mirrorless com EVF (U$650,00)
7- Nikon mirrorless sem EVF (U$500,00)


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Concordo em parte com esse portfolio. Entretanto acho que mesmo a D90 (ou o nome que venha a ocupar com o lançamento previsto para quase-já) pode acabar por dar lugar a uma câmera EVIL, isso tudo num curto prazo (2 anos, talvez).

Pelo menos agora sabemos que a nova D90 ainda deve ter visor ótico pelo fato da CaNikon ainda não terem nenhuma EVIL.


Daniel, eu acho que a Nikon D90 continuará com OVF, pois é uma câmera voltada para usuários mais conservadores, usuários que tenham lentes antigas, em muitos casos é utilizada profissionalmente. Veja que foi mantido nessa linha o motor do AF no corpo para justamente deixa-la como um produto mais refinado.