Autor Tópico: Tripé  (Lida 6709 vezes)

Anderson Mendes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 24 de Julho de 2010, 15:40:18
Pessoal, tenho uma Nikon D90 e estou a procura de um tripé para uso pessoal, fazer panorâmicas, etc.
nao pretendo investir muito, mas quero um que me atenda por bastante tempo. Uso uma objetiva 18-105 e tenho intenção de adquirir uma TL mais para frente. Qual o modelo ideal. Até R$350,00.
agradeço!!


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2010, 15:44:58
Olá, Anderson!

Bem vindo ao fórum!

Daqui a pouco o pessoal expert em tripés passa pra ter dar umas dicas.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Fabio Branco

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2010, 12:19:28
Anderson,bem vindo. Essa parada de tripé não tem regras. Se vc for usar muito, aconselho um bom. Porém, se vc for usar pouco, um simples de 60,00 vai te servir por bom tempo. Tenho um bem antigo, que paguei uns 40,00, e está até hj comigo... numa agência q trabalhei, eles tinham um ótimo, marca gringa, mas super pesado. Comprei um simples e leve,mas como o uso era diário, quebrou em 1 mês. Só tome cuidado pra não pegar um caro e pesado, e odiar depois por ter q carregar. Um de 60,00 funciona igual ao de 500,00... mas dura menos. Analise o quanto irá usar, e mesmo um simples, pegue um com engate rápido, facilita bastante... e estude a altura máxima dele tbm pra não "faltar" depois da compra. Abçs.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2010, 19:22:11
Olá Anderson,

Recomendo a leitura de um artigo do Geraldo Garcia...  na Comunidade Câmeras DSLR, no Orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1361094&tid=2440513693055733491


Como te disse, tripé não é meu forte...
mas se você não quer investir um tripé profissional como Manfrotto (e mais o valor da cabeça, que geralmente é vendido a parte), uma dica que já vi bastante o pessoal comentar nos fóruns, é a linha profissional dos Tripés WF. Já vem com cabeça, e dizem ser um bom custo benefício.

A loja Diafilme, tem uma boa variedade com bons preços. São de Curtiba, mas vendem pela internet...

http://www.diafilme.com.br/loja/dept.asp?store=103187&template_id=6&partner_id=&dept_id=18200&idExpandido=18200&categorizado=S&pai=

Cuidadio, pois existe a linha de "tripés leves" (amador) do WF. E os profissionais.


Você também pode ver na Foto DHM ( www.fotodhm.com.br ), que fica aí em São Paulo, na 7 de Abril. Também trabalham com os WF, mas o preço costuma ser maior que na Diafilme.
Uma dica é você ir pessoalmente na DHM pra ver o tripé... pegar na mão, sentir como é o produto. Então anotar certinho o modelo, e depois ver se compensa comprar pela internet na Diafilme.


Não esqueça de ver nas especificações, ALTURA MÁXIMA, Peso do Tripé, e Peso suportado.


Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


zecanh2010

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.026
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2010, 20:30:13
ola anderson tava procurando e acabei comprando o modelo  TRIPÉ WEIFENG no mercado livre. meu uso e muito pouco mas e leve engate rapdo e eu gostei dele. o link e esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149621895-tripe-weifeng-aluminio-ate-180-mts-universal-_JM de uma olhada


Anderson Mendes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2010, 11:21:49
maravilha. Ajudou bastante!
agradeço a todos.
Anderson


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2010, 11:40:16
Anderson, com relação à tripé você precisa considerar algumas coisas:
- Qual é a tua altura? O ideal é um tripé que chegue à altura dos teus olhos, sem necessidade de estender a coluna central do mesmo. Isso porque quanto mais estendemos o tripé, menos estável ele fica.
- Peso suportado pelo tripé: qual o peso máximo em equipamentos que você pretende colocar sobre o tripé?
- Peso do tripé: tripés maiores são mais pesados. Pense nisso se pretende caminhar longas distâncias carregando o tripé.
Há tripés de fibra de carbono mas, são caríssimos.
- Tipo de travas das pernas do tripé: basicamente há dois tipos, rosca e trava rápida. Obviamente, a trava rápida é muito mais prática que a de rosca.
- Material: os tripés de alumínio e fibra de carbono são os principais. De alumínio apresentam excelente custo/benefício.
- Modo de extensão da coluna central: há os de cremalheira (com manivela) e os de trava rápida, sem cremalheira. Eu prefiro o segundo tipo pois, como é mais simples possui menos peças o que o torna mais estável.
- Número de secções das pernas do tripé: até 3 secções acho o ideal. Um tripé com pernas muito segmentadas será menos estável.
Sempre estenda as secções mais grossas das pernas do tripé primeiramente pois assim terá mais estabilidade.
- Cabeça do tripé: as cabeças do tipo "ballhead" são muito práticas mas não têm a mesma precisão que as tradicionais com ajustes em 3 eixos. Exceto as ballhead mais sofisticadas e caras que possuem ajustes mais precisos.
- Abertura máxima das pernas: alguns tripés são capazes de abrirem as pernas em um ângulo de quase 180º. Isso é interessante para fazer fotos com a câmera muito próxima ao nível do chão.
- Marcas: se puder, compre de marcas boas como Manfrotto, Benro, Gitzo, Vanguard. Um bom tripé lhe proporcionará excelente estabilidade para fazer fotos nítidas durante muitos anos.

Alguns tripés possuem um gancho na coluna central, para que seja pendurado um peso como uma mochila. Isso é especialmente útil ao fotografar paisagens em local com muito vento.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching