Enquete

Você é a favor das fotos anônimas (com ambos combatentes de acordo)?

Sim, sou a favor
55 (82.1%)
Não sou a favor.
12 (17.9%)

Votos Totais: 66

Autor Tópico: [Pesquisa de opinião] Você é a favor das fotos anônimas (com ambos concordando)?  (Lida 19050 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Indiquei num combate que era anônimo (e foi alterado pelos moderadores) que, em caso de qualquer questão sobre qualquer uma das fotos apenas quem propôs responderá (claro que copiada resposta do autor caso seja o desafiante).

não vejo pq não... na verdade a única desvantagem é que os autores não podem comentar nem esclarecer suas fotos antes de finda a enquete.


Adaly Pinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é guardar um pedaço da vida para sempre
    • Flickr
Totalmente favorável.

Acho até que deveria ser regra nos combates que os autores só fossem revelados após o final.
"...a fotografia é subversiva não quando assusta, perturba ou até estigmatiza,
mas quando é pensativa." - Barthes.

Adaly Pinheiro - Sto. Amaro da Imperatriz/SC
http://www.flickr.com/photos/adaly_pinheiro/


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Sou à favor,

Sendo de comum acordo entre os participantes não vejo problema.


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
assim fica mais justo, pois quem vota, escolhe pela foto, e nao pelo autor....
abs pedro
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Em termos teóricos sou totalmente a favor.
Em termos práticos já antecipo que é praticamente inviável, já que a legislação brasileira veta o anonimato e o fórum está sujeito a esta legislação. Portanto o anonimato não pode ser aceito em nenhuma das postagens do fórum, inclusive na Arena.
Infelizmente o fórum não pode assumir este risco de divulgação posterior, pois nada garante que os dois participantes envolvidos revelarão a quem pertencem as imagens ao final do processo. Neste caso o fórum seria responsável por qualquer dolo provocado pelas imagens. Portanto, pode até ser uma boa idéia, mas é uma responsabilidade que o fórum não pode arcar.
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 11:50:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Leo, mesmo sendo um "anonimato" temporário?

Pois pela idéia, os participantes seriam divulgados ao final do combate  :ponder:

-- Correção, não os participantes, estes ficarão expostos no Aceite do Desafio, mas sim a indicação de quem é a foto A e B
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 11:47:46 por Oberdan Gomes »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Para evitar qualquer problema, durante o anonimato temporário, poderemos informar no desafio qual a foto. Se alguém quiser e achar que existe alguma lei que não está sendo cumprida, poderá consultar.

Seria informado o link. Se alguém quiser conferir poderia ir à área de desafios.

Hoje, pelo estilo e pelo exif, sabemos quem é quem (temos fortíssimos indícios). Assim, além dos indícios, teríamos as evidências (isso está parecendo um professor auditor federal falando...).



BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Em termos práticos já antecipo que é praticamente inviável, já que a legislação brasileira veta o anonimato e o fórum está sujeito a esta legislação. Portanto o anonimato não pode ser aceito em nenhuma das postagens do fórum, inclusive na Arena.


Cururuzes... Eu honestamente espero que vc esteja equivocado e tenha entendido essa legislacao de forma errada, por que se isso estiver correto, eh mais uma prova da "evolucao legislativa brasileira"... Que coisa mais absurda! Eu ainda nao decidi se eh caso de dar risada ou para chorar mesmo...


Coisas que apenas acontecem no Brasil...



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
BBear isso está na constituição.
Oberdan o problema é exatamente a informação posterior, isso não está sob controle do fórum e nem tem como estar )porque a carga de trabalho seria absurda). Infelizmente se alguém posta algo anônimo por aqui e não temos como dizer quem é o responsável a responsabilidade recai sobre o fórum. Portanto, não podemos assumir esta responsabilidade pelo anonimato de terceiros. Por muito menos já enfrentamos problemas legais bem mais sérios.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
BBear isso está na constituição.Infelizmente se alguém posta algo anônimo por aqui e não temos como dizer quem é o responsável a responsabilidade recai sobre o fórum.


Entao Leo, confiando que vc esta interpretando corretamente a constituicao e a INTENCAO desta lei, o absurdo eh exatamente este: todo mundo aqui eh anonimo. Isso eh um forum VIRTUAL. Esta eh a ironia das leis brasileiras. Eh absurdo achar que o Avatar "BBear" eh uma pessoa fisica que pode ser tracked down. Alias, possivelmente eu posso, por que eu DEIXO isso acontecer. Mas qualquer pessoa poderia facilmente criar um "avatar" em qualquer forum e ficar no anonimato.


Ou seja, apenas mais uma regra burocratica que nao foi pensada corretamente (isso, repito novamente, se a tua interpretacao esta de acordo com a intencao da lei).


E ironicamente, nos tivemos (e possivelmente ainda temos) pessoas com logins multiplos no forum. Oras, se a lei nao permite o anonimato, entao ao existir duas pessoas com logins multiplos, esta sendo quebrada a lei da mesma exata forma.



Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Bom, sou relativamente novo por aqui. Mas vou me permitir dois pitacos:
1) se os administradores do fórum são contra, por conta de possíveis problemas legais, não há o que se discutir. Quem entende um pouco de administração de um fórum sabe que ele não é uma democracia. Sempre tem alguém, ou um conjunto de pessoas que se responsabiliza pelo fórum, e a essas cabe a palavra final, pois são eles que ralam para manter o fórum no ar. Nada mais justo, então.

2) isso dito, eu discordo radicalmente da interpretação do colega e SysOp LeoTerra na interpretação do inciso IV do Art. 5o da nossa Carta Magna, no caso em tela.

Citar
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Veja que o que está sendo proposto não é a inserção a bel prazer de fotos no fórum sem que se identifique o autor. Como um dos defensores disse, seria um anonimato temporário. Aliás, alguém tem que criar o post, e essa pessoa saberá quem são os (presumidos) autores das fotos.

Além disso, não enxergo como poderia haver dano ao fórum em um caso desses. Uma foto é sim uma manifestação de pensamento. Mas será que alguém iria se aproveitar disso para aqui postar uma foto ilegal, como de pedofilia, ou que violasse a privacidade de alguém, ou ainda um segredo de estado? Acho díficil, até porque a pessoa que fez o post teria que ser conivente, e poderia ser responsabilizada por isso.

Ademais, dependendo do caso, a própria Constituição garante o sigilo:
Citar
XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

Enfim, se interpretado em sentido estrito o inciso IV, ninguém poderia postar nada neste fórum (ou na Internet) sem colocar seu nome, qualificação e endereço. Não é o que ocorre. Inclusive provisões com este teor propostas recentemente no Senado foram rechaçadas pela opinião pública. Normalmente esse artigo é interpretado como pertinente a textos de cunho jornalístico.

Assim, na minha opinião, o colega está equivocado neste caso. Mas reitero que, de uma forma ou de outra, a decisão é dele (ou dos administradores do fórum) e deve ser respeitada. Fica o assunto para reflexão. :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
BBear isso está na constituição.
Em que parte Leo?? Art. 5º?? Qual inciso?

Olha, pelo que sei (e não sei muita coisa) o posto anônimo não quebra nehuma lei. O anominato não é proibido pela legislação. O voto é secreto. O conselho de sentença num juri popular vota secretamente. Denúncias podem ser feitas via anominato absoluto. A fonte jornalística é inviolável!!! E estão pensando, inclusive, em instituir os chamados 'Juizes sem rosto' (que já existem na Itália, por exemplo), o que seria o mesmo que, por segurança, sentença anônima.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Wooky eu entendo que é temporário. De qualquer forma é temporário mas o controle não é do fórum. Se a pessoa que postar sumir a responsabilidade é do fórum. Por isso os nicks devem estar resguardados, para permitir o mínimo de rastreabilidade (todo usuário de internet tem um endereço até mais certeiro do que um fornecido no formato rua etc).
O problema vai muito além da pedofilia. O pessoal costuma ver tudo com olhar simplista, mas uma pessoa fotografada na rua sem permissão por escrito pode processar por uso indevido de imagem. Ou seja, a coisa é bem complicada e não estou falando isso simplesmente por falar, já tivemos sérios problemas do tipo.
O fórum é uma entidade que não dá lucro e mantida por voluntários, mesmo ganhando um processo do tipo você não faz idéia da dor de cabeça e do custo que isso incorre. O que as regras do fórum tentam produzir é a redução das dores de cabeça, porque simplesmente não vale a pena para a equipe de moderação manter o fórum funcionando estando sujeito a estas dores de cabeça. A equação é bastante simples, como não há retorno a dor de cabeça tem que ser mínima.
Quando você recebe uma intimação na porta de sua casa, porque um usuário se portou mal, você começa a pensar seriamente  o quanto vale a pena tudo isso. Neste caso a maioria dos usuários acaba pagando pela minoria que se porta mal, pois as pessoas que trabalham para manter o fórum funcionando precisam de um mínimo de segurança em suas vidas pessoais. Por isso que as regras do fórum são relativamente rígidas. Mas mesmo assim ainda temos sugestões de advogados que se implementadas poderiam até matar salas como a galeria e outras áreas. Infelizmente nem todos os usuários são cooperativos e responsáveis e infelizmente as pessoas são oportunistas de plantão.

Hyde no artigo inciso quarto. Tudo que funciona sob os auspícios da liberdade de expressão tem o anonimato vedado. O fórum funciona integralmente baseado na liberdade de expressão.
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 13:18:43 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
OK, mas nada garante que qualquer usuário do fórum, que se cadastrou ontem num cybercafé qualquer, aceite um desafio, poste qualquer coisa inadequada sob qualquer sentido, e suma. Ele cria uma conta no hotmail ou qualquer outra coisa para receber a confirmação.

Assim, é possível que a simples postagem da foto no aceite do desafio (link da foto) torne o desafio anônimo para quem quer, pois se alguém quiser ir atrás da fonte da foto na área de combate, saberá quem é na área do desafio.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
(todo usuário de internet tem um endereço até mais certeiro do que um fornecido no formato rua etc).

Essa afirmacao esta errada Leo. Como eu disse anteriormente, qualquer pessoa que queira ser anonima na web, consegue fazer isso. Obviamente a grande maioria nao se preocupa com isso, e torna a rastreabilidade facil. Mas ironicamente, as pessoas que vc fazer algo errado sao as que precisam ser rastreadas e sao as que antecipadamente criam indentidades falsas.


Com isso em mente, eu ainda estou com dificuldades para entender qual a intencao da lei que vc esta se referindo, por que caso algo que seja postado no forum seja ilegal, e a pessoa possivelmente nao possa ser rastreada, entao voltamos ao problema original: todo mundo tem o potencial de ser anonimo na internet.


Da forma que vc esta se referindo a esta lei, parece que cada Login do forum esta cadastrado por um CPF unico. Caso isso fosse a realidade, entao eu entendo que o rastreamente seria possivel. Mas nao eh o caso. Inclusive , o simples fato do forum ter tido problemas com "usuarios clonados" ou "usuarios com multiplos logins" ja eh prova que existe anonimato.

Me parece entao que a tua interpretacao esta correta e a lei eh ABSURDAMENTE ingenua, ou vc esta interpretando a lei equivocadamente.


Como ja foi pedido anteriormente, tem como vc quotar exatamente o artigo em questao?