Enquete

Você é a favor das fotos anônimas (com ambos combatentes de acordo)?

Sim, sou a favor
55 (82.1%)
Não sou a favor.
12 (17.9%)

Votos Totais: 66

Autor Tópico: [Pesquisa de opinião] Você é a favor das fotos anônimas (com ambos concordando)?  (Lida 19008 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Veja o que eu disse (no quote abaixo).

Mesmo hoje, se alguém quisesse anonimato total teria que mudar muito seu estilo pessoal. A maior parte de nós que frequentamos as arenas e galerias diversas, reconhecemos os estilos dos foristas mais ativos.

Ou então, há como buscar as fontes destas imagens, sejam galerias do Flickr, Picasa, seja de outros serviços.

O anonimato parcial existiria no seguinte sentido: é só não entrar na área de desafios. Simples assim. Assim como também é só não olhar os exif para saber quem é quem, ou os endereços das imagens, e por aí vai.

...- Ao terminar a enquete, APENAS 1 dos combatentes precisa se pronunciar como o autor da foto, por que ai ja automaticamente se sabe quem eh o outro. Isso nao impede que o outro se pronuncie, obviamente.
...

Divulgar a foto do desafiante no tópico do desafio resolveria... Assim, obviamente a outra é do propositor....


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Em termos teóricos sou totalmente a favor.
Em termos práticos já antecipo que é praticamente inviável, já que a legislação brasileira veta o anonimato e o fórum está sujeito a esta legislação. Portanto o anonimato não pode ser aceito em nenhuma das postagens do fórum, inclusive na Arena.
Infelizmente o fórum não pode assumir este risco de divulgação posterior, pois nada garante que os dois participantes envolvidos revelarão a quem pertencem as imagens ao final do processo. Neste caso o fórum seria responsável por qualquer dolo provocado pelas imagens. Portanto, pode até ser uma boa idéia, mas é uma responsabilidade que o fórum não pode arcar.

Desculpe, mas não querendo entrar em assuntos polêmicos, mas ainda assim é possível o fórum se resguardar com relação ao anonimato. Esse anonimato deve ser em relação ao público votante, não ao fórum. Um sistema automatizado para cadastro previo das fotos com prazo estimado para apresentação do desafio.

Mudaria um pouco a formatação do fórum, mas hoje em dia, há soluções para tudo, basta usar a criatividade. Aliás, seria o primeiro site a colocar implantar uma metodologia dessas, realmente se preocupando com a questão legal.

Será que falei besteira? Se falei, não foi o intuito. hehe


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Aliás, seria o primeiro site a colocar implantar uma metodologia dessas, realmente se preocupando com a questão legal.

Será que falei besteira? Se falei, não foi o intuito. hehe

Hector,

Se vc se referiu apenas a site brasileiros, entao me parece que vc falou besteria, por que eu participo de outros forums internacionais, e o metodo eh EXATAMENTE algo como vc disse: Vc manda a foto para o moderador, e este depois de fechado o prazo de envio para fotos, cria a enquete anonima. Obviamente essa eh uma arena MENSAL, aonde participam VARIOS usuario, nao apensa dois. Entao por ser algo que apenas acontece 1 vez por mes, fica ate mais facil e menos carregado para os moderadores.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Hector,

Vc manda a foto para o moderador, e este depois de fechado o prazo de envio para fotos, cria a enquete anonima. Obviamente essa eh uma arena MENSAL, aonde participam VARIOS usuario, nao apensa dois. Entao por ser algo que apenas acontece 1 vez por mes, fica ate mais facil e menos carregado para os moderadores.

Acho que dessa forma é impossível. Sobrecarregaria demais.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Hector,

Se vc se referiu apenas a site brasileiros, entao me parece que vc falou besteria, por que eu participo de outros forums internacionais, e o metodo eh EXATAMENTE algo como vc disse: Vc manda a foto para o moderador, e este depois de fechado o prazo de envio para fotos, cria a enquete anonima. Obviamente essa eh uma arena MENSAL, aonde participam VARIOS usuario, nao apensa dois. Entao por ser algo que apenas acontece 1 vez por mes, fica ate mais facil e menos carregado para os moderadores.

Então o que falei não é totalmente besteria. E você não entendeu o que quis dizer ou não fui claro o suficiente para você entender.

Todo o processo automatizado (programação) acho que resume o que quis dizer.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Acho que dessa forma é impossível. Sobrecarregaria demais.

Olha, eu nao tenho tanta certeza assim nao. Veja soh quanto embolo desnecessario que eh eliminado nesse sistema mensal:

- moderador nao precisaria ficar gerenciando a sala desafio, vendo se alguem com combatente ativo venha propor outro desafio;
- moderador nao precisaria ficar entrando em todo desfio para ver se foi aceito, se a proposta esta certa, etc;
- moderador nao precisaria entrar em todos comnbates criados para ver se o mesmo foi criado de acordo com as regras;
- moderador nao precisaria entrar em multiplos combates para ver a discussao esta sadia;
- moderador nao precisaria ficar entrando em todos comabtes terminados, catalogar as informacaoes numa tabela, adcionar pontos, subtrair pontos, etc
- moderador nao precisaria ficar atualizando a tabela de pontos periodicamente


Como eu disse antes, eh apenas 1 combate mensal e aberto a todos, com "inscricao" aberta na primeira semana do mes, um semana para o moderador criar a enquete, e duas semanas para votacao. E o processo eh repetido a cada mes.

 


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
E você não entendeu o que quis dizer ou não fui claro o suficiente para você entender.

Todo o processo automatizado (programação) acho que resume o que quis dizer.

Nao entendi mesmo, e um processo todo automatizado me parece perto de impossivel, ainda mais se considerado que o software do MF nao eh um dos mais novos que estao por ai...


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Nossa, precisa de tanta complicação? o.0

-Combatentes combinam entre si o duelo e condições;
-Arranjam previamente as fotos;
-mandam por MP o texto sobre o duelo e o link das duas fotos a um moderador (que se disponha a fazer isso);
-moderador só tem o trabalho de criar o tópico, copiando e colando o texto e o link das fotos, e criando a enquete.

Passado o fim da enquete, os dois combatentes se apresentam.

Isso é mesmo tão complicado assim?


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
É importante mantermos o foco.

Bernardo e Hector, acho que qualquer grande alteração seja de software ou de processo não será bem aceita nesse momento. O Leo já deixou claro que não é fácil ser moderador do fórum e a atividade é voluntária.

Bernardo, até entendo que sua sugestão visa aliviar o trabalho dos moderados, mas acredito ser uma sugestão que deva ser dada diretamente a eles, pois ela vai além da enquete do anonimato das fotos e muda o processo atual dos combates. Como qualquer outra que alguém queira dar.

É mais interessante esse tópico apenas concluir se as pessoas são a favor ou não de fotos anônimas e de sugerir formas práticas e de baixo impacto para fazer isso.

Leo, mesmo as fotos estando em servidores externos o fórum pode sofrer ações? A responsabilidade do autor do combate não seria apenas de colocar a refência da foto (link) de onde ela foi "retirada"? Como saber quem é o verdadeiro autor de uma foto? Como o flickr, imageshack, fotolog aceitam que qualquer um poste fotos sem saber se são os verdadeiros autores das mesmas???  :ponder:


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
ainda mais se considerado que o software do MF nao eh um dos mais novos que estao por ai...

Tenho que discordar de você, a Plataforma SMF é, se não a melhor, uma das melhores (gratuitas) no que diz respeito à Sistema de Forum (que eu conheço), existem outras melhores? Sim, provavelmente, mas o risco de mudar de plataforma e se perder informação é muito grande, não vale o risco.

Das que eu ja usei/testei (SMF, phpBB, myBB e ipBoard), tirando a IpBoard que é pago, o SMF tem melhor desempenho, interface de admistração e base de conhecimento.

O Software do SMF rodado aqui está atualizado para a versão atual estável (1.1.11), existe uma versão mais recente, sim a 2.0 RC3 (Release Candidate), que ainda apresenta algumas instabilidades à serem corrigidas antes de se lançarem a versão Final.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
OK, mas nada garante que qualquer usuário do fórum, que se cadastrou ontem num cybercafé qualquer, aceite um desafio, poste qualquer coisa inadequada sob qualquer sentido, e suma. Ele cria uma conta no hotmail ou qualquer outra coisa para receber a confirmação.

Assim, é possível que a simples postagem da foto no aceite do desafio (link da foto) torne o desafio anônimo para quem quer, pois se alguém quiser ir atrás da fonte da foto na área de combate, saberá quem é na área do desafio.

Sim nada impede. Por isso que eu disse que se seguíssemos todas as sugestões dos advogados não teríamos nem a galeria por aqui. Mas é uma questão de pesar riscos. Isso acontece em pouquíssimas ocasiões. Já a entrada de usuários que postam fotos despretensiosas e somem corresponde a quase 20% dos usuários. O que é significativo. Pesamos sempre os riscos e os danos possíveis. Este tipo de procedimento aumentaria significativamente os riscos da arena, que já é a sala mais trabalhosa do fórum.

BBear como eu disse é mais certeiro e não perfeito. Mais certeiro porque qualquer um pode passar um endereço diferente sem a menor dificuldade, já burlar um IP exige um mínimo de conhecimento que não está disponível para todos, ou seja, não falei nenhum absurdo neste sentido. Acredito que esteja havendo um entendimento equivocado do problema. O maior problema neste caso remete a uma questão que relaciona direito de imagem e anonimato. Não exige que a pessoa queira fazer mal ao fórum, pelo contrário os problemas do tipo que tivemos a pessoa não teve o menor interesse em fazer mal ao fórum. Uma postagem de uma pessoa em uma praça sem a devida autorização pode dar uma tremenda dor de cabeça e o autor precisa ser conhecido para que o fórum não seja responsável por negligência. Para a justiça uma coisa é termos cuidado e uma pessoa fraudar intencionalmente o fórum. A outra é sermos negligentes e deixarmos fotos serem publicadas sem a mínima intenção de rastrar suas origens, ou sabendo que isso pode acontecer. Neste último caso seriamos negligentes.
Infelizmente a maior parte de nossas idéias e das boas sugestões dadas são limitadas por questões técnicas ou legais. A interpretação da lei não sou eu que dou, nossas regras, como um todo, evoluíram de problemas jurídicos e de falhas de entendimentos que já tivemos no passado. Se pegar o primeiro conjunto de regras de 2004 verá que eram bem mais flexíveis, mas com o tempo, os problemas e as sugestões de advogados, tivemos que ir apertando para evitar problemas. Te garanto que ainda assumimos alguns riscos legais no funcionamento de algumas salas, mas é com o objetivo de manter uma dinâmica atrativa. Eu gostaria muito de tornar a arena anônima (assim como a maioria da equipe de moderação), mas infelizmente é juridicamente um risco muito algo para que o fórum possa assumir e a opção para esta questão, que seria passar o controle deste anonimato para o fórum, é demasiadamente trabalhosa para ser exercida por um grupo de voluntários que não ganha nada para manter o fórum funcionando.
« Última modificação: 28 de Julho de 2010, 11:33:11 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Ao aceitar o desafio anônimo aberto, o desafiante posta no fórum o link.
Qualquer um saberá quem é quem ao olhar a foto do desafiante na área específica (desafios).
Mas na área de combates não será identificado (logo a foto que não tem link na área de Desafio será do propositor desafiado).

Simples e prático. O anonimato fica um quase anonimato, mas e o melhor que consigo pensar de modo simples e que qualquer um que se sentisse afetado pela foto saberá quem a postou (não ficaria por conta do fim do combate, por conta dos moderadores e sysop).

Hoje o anonimato é parcial também, pois é só olhar o exif. Em todos combates anônimos, mesmo sem olhar o exif eu sempre soube quem era quem pelo estilo e por características técnicas de cada foto, mas isso não seria imprescindível para quem quisesse "buscar seus direitos" no novo molde que propus.



É um caso a se pensar. Precisaria ver com os mods da Arena sobre a viabilidade em termos de trabalho, principalmente na atualização da pontuação.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
- o que impede HOJE, com as regras atuais, de alguem postar um combate com uma foto (seja legal ou ILEGAL) e nomea-la como a de outra pessoa? Absolutamente NADA, a nao ser o fato do fotografo acusado entao dizer que nao eh dele, nao eh correto?

- Entao da mesma forma, ao ser criada a enquete anonima, CASO nenhum participante nao discorde que a foto eh dele, obviamente eles estao aceitando que ALGUMA das duas fotos pertecem a eles, entao em qualquer caso o forum nao eh responsavel por nenhuma das fotos.

As regras gerais do fórum. Assim que o combate é aberto basta o usuário desafiante usar o link de denúncia que a foto será excluída.
Infelizmente a lei não é bem assim. Uma foto não pode pertencer a duas pessoas, salvo em produção conjunta. Abre espaço para uma certa dor de cabeça.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Desculpe, mas não querendo entrar em assuntos polêmicos, mas ainda assim é possível o fórum se resguardar com relação ao anonimato. Esse anonimato deve ser em relação ao público votante, não ao fórum. Um sistema automatizado para cadastro previo das fotos com prazo estimado para apresentação do desafio.

Mudaria um pouco a formatação do fórum, mas hoje em dia, há soluções para tudo, basta usar a criatividade. Aliás, seria o primeiro site a colocar implantar uma metodologia dessas, realmente se preocupando com a questão legal.

Será que falei besteira? Se falei, não foi o intuito. hehe

Não falou besteira não. Neste caso seria legalmente viável. Como citado anteriormente a restrição para este formato é técnica e operacional. em termos técnicos não temos um sistema na plataforma para fazer isso, teria que ser desenvolvido, o que leva tempo. Em termos operacionais a Arena já é uma loucura sem fim. Para fazer isso teríamos que mudar radicalmente o formato dela, para diminuir a carga de trabalho dos moderadores. Contudo acho que os benefícios neste sentido seriam mínimos, eu dificilmente vejo fotos na arena ganharem pelo nome de quem postou. Pelo que vejo são sempre fotos com um determinado tipo de apelo que acabam levando as votações na Arena. Os poucos desvios neste sentido ocorrem mais por clones e amigos votando do que qualquer outra coisa e neste caso o anonimato de nada serviria, pois quem pede votos pediria sendo a foto anônima ou não. Posso até estar enganado, mas penso que neste sentido, fazer alterações significativas na estrutura, reduzindo a possibilidade de participação, por tão pouco impacto final poderia não ser tão interessante.
« Última modificação: 28 de Julho de 2010, 11:51:13 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Essa questão legal e de resguardo do fórum, creio eu, seria resolvida com uma simples mensagem privada enviada pelo criador do combate a um moderador identificando os autores das fotos do combate. Essa mensagem seria enviada instante antes da abertura do tópico/enquete.

Ficando acordado que um combate anônimo aberto sem o envio da devida MP seria sumariamente excluído.

Abraço.
« Última modificação: 28 de Julho de 2010, 12:57:09 por dondon »