Enquete

Qual autor apresentou a melhor imagem dentro do tema proposto?

Felipe Sugio
35 (74.5%)
MateusZF
12 (25.5%)

Votos Totais: 46

enquete encerrada: 24 de Julho de 2010, 02:10:30

Autor Tópico: [Combate] Light painting - Felipe Sugio x MateusZF  (Lida 7407 vezes)

BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 19 de Julho de 2010, 00:54:34
O Mateus esta correto na definicao puramente dita. O que acontece eh que muitas pessoas associam o termo light painting com algo que o fotografo propriamente manipula para criar o efeito, ou seja, o fotografo tem o controle fisico da fonte de luz, e nao eh necessariamente isso.

Independente do termo que for usado, essa eh a foto que ele apresentou e a linguagem nao passa disso, apenas linguagem: quem gostou da foto e achar que esta dentro do tema, vai votar nele, e quem nao gostou ou achar que nao esta dentro do tema, vai votar na outra foto.


Eu particularmente fiquei intrigado com a foto Felipe e ele leva o meu voto.



Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 19 de Julho de 2010, 10:47:02
Fiquei na dúvida, mas acho que a foto do Mateus é Light painting sim.
A diferença é que os riscos de luz do Felipe foram feitos por ele e representam uma chuva. A do Mateus foram "naturais" e representam um raio (literalmente). O resultado do desenho gerado, cada um avalia da sua maneira.

Num primeiro momento fiquei encantado com a do Felipe, porém, analisando melhor ela me pareceu muito editada e pra mim perdeu as características de fotografia e se tornou uma mera imagem. To com a impressão de que ele fez apenas uns 3 riscos de luz e todos os outros são cópias desses 3. Ou seja, quase que 80% está editada. A idéia foi genial, mas fiquei na dúvida até se modelo não era montagem...
« Última modificação: 19 de Julho de 2010, 10:47:37 por Leandro Rodrigues »


Felipe Sugio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 19 de Julho de 2010, 16:25:35
Muito obrigado pessoal, a foto não teve grande edição como pensou o Leandro,
concordo que para quem não sabe, parece mesmo que eu copiei os riscos, a chuva trata-se de uma régua que possui leds em sua extensão (por isso essa similaridade), sendo que algumas vezes eu cobria parte dela para as gotas ficarem maiores ou menores, a única coisa que eu copiei foi a gota que cai no chão. A Modelo também não teve que ter muita paciência pois foram alguns segundos apenas que ela teve que ficar imóvel, para que eu a iluminasse.
Quanto à foto do Mateus, acho sim que se encaixa em light painting apesar de não ter "desenhos", os faróis dos carros, o raio atrás e até a placa que parece que foi ilumindada manualmente, para mim caracteriza light painting.

abraço


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #18 Online: 20 de Julho de 2010, 07:37:04
"a única coisa que eu copiei foi a gota que cai no chão." Edição! Desculpa aí, mas os riscos são mesmo muito iguais. Por que próximo a modelo num borrou riscos? Estranho.
Quando aumenta o contraste do monitor da pra ver algum tipo de borrão em volta de cada risco.
 Deveria ter colocado no enunciado que poderia ser uma foto "feita ou editada" e não puro light paint.
Decepção. :clap: :no:
« Última modificação: 20 de Julho de 2010, 07:41:41 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 20 de Julho de 2010, 10:19:38
Eu vou votar na primeira, uma vez que em minha opinião se adequa mais ao tema, sem prejuízo dos que pensam diferente, inclusive os principais interessados. Afinal, de certa forma toda fotografia não deixa de ser uma pintura com a luz, correto? Assim, entendo por light-painting a manipulação direta, consciente e intencional de fontes de luz. Com certeza na foto dois - que é tecnicamente melhor que a primeira, IMHO - isso não foi feito.
Em relação à primeira, a verdade é que mesmo que a similaridade entre os "pingos de chuva" seja devido à característica da régua utilizada, a composição ficou estranha por conta disso. Mas recebe meu voto, como já justificado anteriormente. Se o tema fosse simplesmente "luz" meu voto seria o oposto.


CrisCastilho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • @infocastilho
Resposta #20 Online: 20 de Julho de 2010, 11:08:09
As duas ficaram ótimas, mas vou de Felipe pela criatividade tbm..
Parabéns aos dois, lindas fotos.


Maxx3262

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 20 de Julho de 2010, 15:38:15
As duas são boas, uma com grande criatividade e outra com o naturalismo de Paz e agrasividade que querendo ou não a outro foto passa.


tioneguer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
    • Arte em Retrato
Resposta #22 Online: 20 de Julho de 2010, 19:11:22
Se o tema fosse outro, a foto disparada era a 2ª, mas pelas fotos que já vi não considero ligth-painting, sobre o assunto eu tenho uma fotografe melhor Nº161 que tem matéria do fotografo Renan Cepeda com até 180min de exposição com Rolleiflex filme 6x6. vale a pena conferir as chapas do cara.
Canon 60D <br>
EF-S 18-55mm,EF 75-300mm f/4-5.6 III USM,EF50mm f/1.8II , 10-22mm <br>
Speedlite 430EX -
http://arteemretrato.com
http://www.facebook.com/arteemretratofotoevideo


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 22 de Julho de 2010, 16:33:35
Bele combate garotada.

Demorei mas escolhi, acabei decidindo pelo mateus pela composição e pelo raio ao final da foto. A do Felipe é impressionante também. Parabéns a ambos.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #24 Online: 23 de Julho de 2010, 19:19:31
concordo que as duas estão dentro do tema, a do filipe focou criativa e bem bolada mas o assunto principal(a modelo) ficou muito centralizada, enquanto que a do mateus está dentro do obvio que é resultrado de uma longa exposição, mais não menos importante, pois foi muito bem fotometrada e bem composta, por isso fico com a dele.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/