Autor Tópico: Novas com as lentes russas e a 300d  (Lida 4375 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 05 de Dezembro de 2005, 21:05:17
Prezados:

Essas com a Mir 1-v, uma deliciosa lente russa, 37mm, pequena, muito nítida.







Essa com a Carl Zeiss Jena 29mm



Essa novamente com a Mir, agora em externa



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2005, 21:11:30
Lindas fotos, Ivan! Bela nitidez e cores. Só não gostei muito da assinatura.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2005, 21:31:46
É uma bela lente normal para uma 300d. Ótimos tons.

Talvez falte ruído. Os ProImage 100/200 são muito bons de trabalhar digitalmente pois os filtros de sharpness ficam bastante naturais. Não experimentou ainda dar uma caprichada no ISO e ver como fica tentar simular um pouco a granulação de filme? Eu sei que a galera malha um pouco os ISOs altos da 300d, mas de repente não tenham explorado muito o raw dela.

Essa suavização não é algo ruim, pois as imagens ao mesmo tempo parecem bastante límpidas e naturais. Tem um clima de sonho. É esse tratamento/lente que as revistas femininas e as Playboys da vida precisam para dar um aspecto mais natural às suas modelos, que depois da invenção do Photoshop, viraram bonecas de cera e o povão nem nota :P

O que achou das fotos que eu mandei tiradas com proimage 200?  
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2005, 21:52:12
Francisco:

Aquela das universitárias? Espetacular, lindo detalhamento, cores ótimas. Gostei prá caramba. O filme é bonito, não é?

Acho que sua maneira de fotografar é muito afim com a estética do filme, o que é uma coisa ótima. Sem preconceito,  acho fundamental a pessoa ter alguma experiência de filme, pois isso dá uma referência de espectro do que se obtém realmente na captura, isto é, dá maior consistência na captura.

Mesmo com essas adaptações continuo fotografando com filme. Consertei recentemente a 85mm Jupiter-9 da Kiev (ela estava toda desalinhada, por isso eu não me acertava com ela) e comprei e estou esperando chegar, um corpo Praktica MTL3 para substituir o da Zenit. Esse corpo tem velocidades mais baixas, para mim importantes. Pretendo usá-lo com as mesmas lentes que uso na Canon, entende, e aí com dois corpos e quatro lentes faço o que der. Aí fico com essas e a Kiev.

Ivan


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2005, 22:05:26
Sim, a das universitárias e a do casal. Na verdade, nem tinha dito que eram universitárias, mas o aspecto compenetrado deve ter dado essa impressão :P A minha namorada fotografou elas em um congresso em BH, e o casal, em casa.

Só não postei na galeria porque as fotos não são de minha autoria. Quando eu tiver um volume de fotos que valham a pena com a AE1, vou postar aqui. Algumas já foram postadas na seção de equipamentos, mais para mostrar o problema que eu estava tendo com a sincronia das cortinas, que já foi resolvido.

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2005, 22:08:43
Lindas Ivan.
Sua filha é uma graça, muito fotogênica, você está de parabéns.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2005, 22:08:58 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2005, 22:26:02
Leo:

Olha só a foto de exterior da Mir e a foto da CZJ... É aquele aspecto de foto de lente boa, aquela "assinatura" da lente que dá prazer.

Hoje recebi um adaptador novo marca Jolos que empurra o pino da Helios e da outra CZJ (50mm) permitindo que eu as use com diafragmas mais fechados. Essas duas destas fotos já permitiam.

Agora, Leo, você tem experiência com filme... Dê uma olhada na foto da CZJ. Ela é tipicamente de GA moderada, basta ver a inclinação dos braços do sofá. Dê uma olhada na primeira. Tipicamente um enquadramento de Normal.

Ainda não fiz as tais fotos comparativas, mas quem tem experi~encia com lentes 50mm e 35mm em filme sabe identificar o ângulo de visada.


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2005, 23:12:11
Ivan,

Já tinha visto estas fotos no grupo de discussão de "máquinas russas" e achei fantástica a qualidade delas. Parabéns pelas fotos (a modelo ajuda um bocado, né?). Estou pensando comprar um rangefinder e tenho visto alguns modelos russos no ebay. Será que você poderia me indicar alguns modelos para eu ter alguma referência (Kiev, Zorki, etc.)?

Um grande abraço.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2005, 23:54:12
Ivan, gostei muito da segunda foto, não sei o motivo, mas talvez pq me pareça um pouco diferente dos retratos que vc nos mostra (muito bons por sinal), essa foto realmente me encantou.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2005, 23:59:07
Também gostei muito da segunda.  
Nikon/Panasonic Gear


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2005, 01:07:02
Ótimas fotos, Ivan.

Fico com a segunda. Nitidez incrível e a manutenção da textura da roupa dela está perfeita.

O que foi aquilo próximo às folhas na foto externa? Parece uma mancha na lente...


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2005, 01:36:28
Belas Ivan. Ótima nitidez mesmo. Ótimas fotos, parabéns pela filhota.


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2005, 11:59:15
Olá, Ivan!

Acho muito bacana você propagandear as lentes antigas dessa maneira! :D
Quem disse que apenas lentes moderníssimas e caríssimas têm uma imagem boa?

Quanto às fotos, achei excelentes, seja pelo tratamento dado às cores, seja pela nitidez, pelo enquadramento possibilitado pela normal, que eu acho muito bacana.
A foto da sua filhinha com o livro do Harry Potter está nota 10! Parabéns!

Abração!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2005, 13:12:13
Prezados:

Muito agradecido por todos os comentários.

ZyK:

A Kiev é a melhor e é uma câmera fantástica, que nunca pode ser julgada pelo seu preço. Ela é uma Contax em termos genéticos, inclusive intercambiando peças com a Contax, enquanto as FED e Zorkis não são Leicas, elas são apenas muito parecidas com as Leicas.

Minha opinião é: Kiev até a década de 70.

Alex, Roberto, Gustavo, Danilo.

As lentes são muito legais. Por exemplo, aberração cromática... Não tem. Definem extremamente bem.

"Aquilo" perto das folhas, não consegui perceber sobre o que você está falando. Examinei a foto e não vi nada de mais. Há um papagaio azul pendurado perto das folhas, seria isso? Me indique o que olhar para poder lhe responder ou até verificar algum problema, se houver.

Thiago:

O uso dessas lentes é fantástico porque casam qualidade e preço. Uma CZJ 29mm custou-me 104 dólares, e é uma lente cuja qualidade não será igualada por menos de 5 vezes isso (estou sendo muito parcimonioso na minha afirmação, pois a ótica Zeiss de fato não se iguala facilmente). Uma Mir-1 custa cerca de 60 dólares com envio, e também não é fácil de igualar. Enfim, se o mundo me oferece essas lentes, por que recusar?




 


Rafael David

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2005, 15:03:11
Ivan,  onde você compra as suas lentes?

Gostei muito das fotos, parabéns!
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 15:04:19 por Rafael David »
Nikon D50 + 28-80mm + 50mm 1.8