Autor Tópico: Novas com as lentes russas e a 300d  (Lida 4374 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #15 Online: 06 de Dezembro de 2005, 15:35:09
Citar
"Aquilo" perto das folhas, não consegui perceber sobre o que você está falando. Examinei a foto e não vi nada de mais. Há um papagaio azul pendurado perto das folhas, seria isso? Me indique o que olhar para poder lhe responder ou até verificar algum problema, se houver.
 
Ivan, agora eu acho que vi a que ele se refere. Dá uma olhada no lado oposto ao papagaio, logo a cima da viga de concreto.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 06 de Dezembro de 2005, 15:41:05
Rafael:

Comprei três delas no eBay, e uma eu já tinha da minha Zenit.

Valem especialmente a pena a Carl Zeis Jena 29mm e essa Mir 1-v 37mm, que termina funcionando como uma Normal.

A CZJ 50mm que tenho parece precisar de algum ajuste, Ela tem uma óotima ótica e resolução de tons, mas está meio estranha. Algumas fotos ótimas, outras onde encontro deficiências de nitidez que não deveria haver.

A Industar 61 L/Z é uma 50mm espetacular e baratíssima. Minha impressão de uso dela é que rivaliza com a CZJ 50mm Tessar. Ela segue a fórmula Tessar (quatro elementos num triplet ou três grupos, para simplificar) e tem latânio no vidro, sendo o tipo de vidro que depois foi chamado do Baixa Dispersão (vidro com terras raras). É minha próxima compra, pois usei uma e fiquei "bolado". Montada na 300d torna-se algo como 60mm, permitindo retratos muito legais de meio corpo ou de rosto e ombros, pois foca perto.

A Helios 44m é uma lente muito nítida em diafragmas médios (quatro ou mais fechado), e produz um desfoque lindo em diafragmas abertos, cores muito boas e de razoável a alta resistência ao flare. Tem fórmula igual a da CZJ Biotar de mesmo comprimento focal, isto é, quatro elementos em dois grupos com montagem simétrica. É uma lente que se compra por 50/80 reais no Brasil, a maior pechincha de todas.

O adaptador que presta, repito, é o JOLOS, um pouco mais caro, mas bem melhor.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 06 de Dezembro de 2005, 15:45:08
Citar
Ivan, agora eu acho que vi a que ele se refere. Dá uma olhada no lado oposto ao papagaio, logo a cima da viga de concreto.

Bruno: será que você poderia copiar a imagem e postar com uma seta ou círculo indicando o que é? Por mais que eu olhe, ainda não vi. Enquanto isso, vou examinar grande.

Ajudaria também indicações como "no quadrante inferior direito, no terço superior do quadrante..."

Obrigado,
Ivan


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #18 Online: 06 de Dezembro de 2005, 16:03:23
Citar
Citar
Ivan, agora eu acho que vi a que ele se refere. Dá uma olhada no lado oposto ao papagaio, logo a cima da viga de concreto.

Bruno: será que você poderia copiar a imagem e postar com uma seta ou círculo indicando o que é? Por mais que eu olhe, ainda não vi. Enquanto isso, vou examinar grande.

Ajudaria também indicações como "no quadrante inferior direito, no terço superior do quadrante..."

Obrigado,
Ivan
Ivan, acho que ele estava falando disso:



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 06 de Dezembro de 2005, 16:13:53
Mas isso existe! É o vidro "diamante" que há na janela, só que o quadro da janela está pouco definido porque coberto pela folhagem. O virdo, por algum motivo, está de cor próxima a da parede, provocando esta confusão. Estou tentando enviar para o fotopic a foto em 6mp, e aí você pode examinar esse pedaço.

Pronto. Foi.

O chato é que é preciso comprimir mais do que gosto, mas, vá lá, dá para ver a imagem em tamanho total. Tem 2,8mb.

Foto em 6mp


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #20 Online: 06 de Dezembro de 2005, 16:43:20
Estranho...

Vejo a janela, mas não entendi ao certo por que isso aconteceu...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #21 Online: 06 de Dezembro de 2005, 16:53:07
Citar
Estranho...

Vejo a janela, mas não entendi ao certo por que isso aconteceu...

Você viu em 100%? Em 100% dá para ver perfeitamente o padrão "diamante" do vidro.

Em fotografia às vezes partes da imagem ao serem reduzidas dão outra impressão. Uma vez mostrei uma foto de um parque e havia um poste ao longe, e sua luminária, reduzida, ficava parecendo um hexágono mal feito. Bem, vieram me dizer que era flare...


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #22 Online: 06 de Dezembro de 2005, 16:56:54
Sim, Ivan, eu vi em 100% e algumas folhas ficaram amareladas... isso que não entendi por que aconteceu.

Reduzida da outra impressão realmente, mas em 100% as folhas aparecem amarelas mais suavemente.


Rafael David

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 06 de Dezembro de 2005, 17:09:45
Eu estou vendo uma "mancha" amarelada, meio circular, acho q é isso q ele está falando.
é?
Nikon D50 + 28-80mm + 50mm 1.8


Rafael David

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 06 de Dezembro de 2005, 17:17:04


isso?
Nikon D50 + 28-80mm + 50mm 1.8


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 06 de Dezembro de 2005, 17:23:53
Ah! É verdade. Há de fato uma região amarelada! Vou ver o que é isso. Agora compreendi o ponto, Roberto.

Acrescento:

Estou observando outras fotos feitas com ela e não acho. Deve ser um tipo de dispersão de luz, pois a luz estava de frente ou quase.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 17:29:16 por Ivan de Almeida »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #26 Online: 06 de Dezembro de 2005, 17:30:53
Citar
Ah! É verdade. Há de fato uma região amarelada! Vou ver o que é isso. Agora compreendi o ponto, Roberto.

Acrescento:

Estou observando outras fotos feitas com ela e não acho. Deve ser um tipo de dispersão de luz, pois a luz estava de frente ou quase.
É, foi isso que eu tentei mostrar! Deveria ter feito o círculo também... :doh:
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 17:31:30 por Bruno Gomes »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #27 Online: 06 de Dezembro de 2005, 17:38:44
Bruno e Roberto:

Muito obrigado. Isso mostra bem a necessidade de usar parassol em fotos exteriores com esta lente, pois seu vidro da frente é fortemente abaulado.

Foi muito bom vocês me mostrarem, e é engraçado que depois eu nem compreendo como não vi sozinho. Uma espécie de cegueira psíquica, talvez.

Não é um fenômeno permanente, mas circunstancial. Transferi a posição para outras fotos feitas em outras condições de luz e não havia tal mancha. Isso mostra como a dispersão de luz interna é capaz de destruir detalhamento/contraste/nitidez, que na parte afetada está bem inferior a do resto das fotos.

Abraços,
Ivan


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 06 de Dezembro de 2005, 18:58:16
Citar
Ela segue a fórmula Tessar (quatro elementos num triplet ou três grupos, para simplificar) e tem latânio no vidro, sendo o tipo de vidro que depois foi chamado do Baixa Dispersão (vidro com terras raras)
Ivan esta lente não tem radiotividade fraca?
Será que tem algum efeito no CMOS?
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #29 Online: 06 de Dezembro de 2005, 19:09:33
Olha, Paulo, eu a usei e não vi nada na foto de estranho. Ao contrário, ficou uma excelente fotografia que infelizmente não posso mostrar, pois é uma foto do dono da lente que não me autorizou a tal.

Os filmes são sensíveis à radiação, creio mesmo que mais que os sensores. Ela foi feita para filmes.

Ivan