Autor Tópico: CANON T1i X NIKON D90  (Lida 4661 vezes)

robsonvieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
    • BLOG
Online: 26 de Julho de 2010, 11:42:03
Estou pensando em comprar minha primeira dslr e dentro do meu orçamento pensei em um modelo canon ( t1i ) e nikon ( d5000 ou d90 ). Sei (?) que a d90 é superior, mas é mais cara também. Como fotógrafo de fim de semana, sei que a T1i ou a D5000 serão mais que suficiente. Mas o intuito é de aprofundar e expandir na "profissão". A economia de preço delas com a D90  pra mim faz diferença, mas tenho condições de comprar a D90. Minha dúvida é a seguinte:

Se eu comprar a D90 e depois ficar pensando que poderia ter economizado o dinheiro para comprar acessórios, pois ela não é tão melhor assim, ou

Se eu comprar a D5000 ou a T1i e depois ficar pensando que por um pouco mais poderia ter adquirido um equipamento melhor, que realmente faria diferença.

Gostaria da ajuda e da opinião dos colegas mais experientes. Além de suas opiniões, podem apontar links que falem sobre o assunto que ficarei muito grato.

Desde já, obrigado a todos que me ajudarem.


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2010, 12:07:17
Bom Robson.

Vou falar pela experiência que tive...em primeiro lugar minha situação era diferente da sua pois eu não tinha dinheiro para uma D90 de cara, mas estava em dúvida entre nikon e canon. Conversei com pessoas que tinha ambas as marcas e no final das contas optei pela D5000 da nikon, fiquei com ela aproximadamente 5 meses, nesse tempo consegui comprar um flash Sb900 e juntar uma graninha e troquei minha D5000 pela D90. Motivos:

1- A D90 é mais encorpada que a D5000, a empunhadura é mais confortável em minha opinião. Mas nada que um grip na D5000 não resolva.
2- A D90 tem controles de acesso a funções que eu acho importantes, e o visor superior é uma mão na roda pra mim.
3- A D90 vem com a lente 18-105mm que em meu ver é bem superior a 18-55 da D5000, para comprar a lente separado é o valor que você pagaria na D90, pois supomos que a D90 saia por volta de 2.800,00 e a D5000 por 1.900,00, a lente 18-105 separada sai por 900,00.
4- a D90 tem motor de auto foco no corpo o que para mim é importante, pois na hora de adquirir lentes o preço é bem diferente, por exemplo uma lente fixa 1.8 50mm com AF-S sai por 1.200,00 já a lente 1.8 AF 50mm sai por 450,00;

Para mim foi o que fez mudar, então em minha opinião vale a pena ir de D90 sim, embora a D5000 seja mais didática para iniciantes por possuir mais modos básicos pré programados. Porém existem profissionais aqui com mais experiência e conhecimento que poderão guia-lo com mais exatidão.

Abraços
Thiago


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2010, 12:56:44
A D90 possui botões de acesso rapido, ou seja, é para pessoas que tem pratica e necessitam de mudanca de configurações sem ter que parar de clicar!
Os botões são bem distribuidos e tudo.
Quanto a robustez em si do corpo .. a d90 é melhor (mas não muito) a d5000 (ao meu ver).
Realmente, a pegada da d90 é mais confortável, mas você não vai se matar com uma d5000.
Quanto ao corpo (em robustez)

a d5000 é melhor que a t1i e a kx (foi o que senti)

quanto a pegada, a kx é melhor em termos de desenho do corpo, mas a distruibuição do peso é melhor na d5000.
a t1i eu achei o peso mal distribuido e o corpo não me convenceu tb.

São impressões que pdoem variar de pessoa prapessoa.

Agora,u fator que até hoje me deixa indeciso quando a compra de um equipamento:
o estabilizador de imagem no corpo da kx.
isso é otimo para filmagens (ainda qe nesse quesito ela nao seja a melhor)
pode-se usar lentes manuais com o estabilizador que obterá bons resultados.


Logo, eu pensaria em KX ou d5000
Ainda mais que o desempenho dela (kx) em isos elevados é muito bom!
dá para usar o iso 6400 sem medo de ser feliz!


robsonvieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
    • BLOG
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2010, 15:45:08
Mais uma dúvida... geralmente o pessoal fala que os acessórios (lentes, principalmente) canon são mais baratos que nikon. È verdade? Parece que geralmente toda lente canon tem uma correspondente nikon mais ou menos do mesmo preço.

E aí???


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2010, 15:46:51
Mais uma dúvida... geralmente o pessoal fala que os acessórios (lentes, principalmente) canon são mais baratos que nikon. È verdade? Parece que geralmente toda lente canon tem uma correspondente nikon mais ou menos do mesmo preço.

E aí???

Então Robson.

O que eu tenho percebido é o seguinte, nas linhas mais inferiores há sim diferença de preços de uns 10% a mais para a Nikon, já nas linhas mais profissionais é meio tabelado pelo que tenho visto atualmente. Mas geralmente tudo que é bom Nikon é caro...he he he



Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2010, 16:17:01
cara eu to numa dúvida parecida com essa...
já li os 251861681 milhões de tópicos criados sobre este tipo de dúvida e ainda não me decidi...

pelo que tenho lido e como vc tem condição, vai de D90...


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2010, 22:35:38
Os acessórios Nikon normalmente são mais caros sim.

Não vou negar, mas são (via de regra) um pouco melhores.

Além disso o sistema de flash é MUITO, MUITO melhor e mais preciso (e olha que tenho usado Canons superiores à Nikon que serve de comparação).

Eu iria de Nikon D90, sem dúvida.

Mas se a dúvida pairasse entre as concorrentes diretas 50D e D90, daria para pensar nos flashes Metz para compensar o principal ponto fraco da Canon.


Ricciardi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2010, 22:54:18
A minha duvida estava entre a T2i e a D5000
Optei pela T2i por filmar em 1080 e por ter o mesmo sensor da 7D.
Eu nao pensei na D90 porque prefiria um corpo menor. Nao tenho intençao de ser profissional e o corpo da T2i é mais do que suficiente. Comprei uma 50mm 1.8 por 99 dolares.
Tenho certeza que se tivesse escolhido a D5000 tbm estaria muito feliz...
Canon T2i + 18-55mm + 55-250mm + 50mm 1.8 II

http://www.flickr.com/photos/eltonricciardi


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2010, 23:01:04
Mas para suas necessidades, realmente a T2i parece ter sido a melhor opção.

O que não seria melhor opção para mim, por exemplo. A D90 é realmente muito mais robusta e tem acessos mais simples às funções, conforme já indicado por outros foristas.

Mesmo contra a T2i, a D90 ainda é melhor para quem quer trabalhar. Principalmente juntando o sistema TTL e flashes Nikon que são muito melhores.


Ricciardi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2010, 23:16:20
Penso como vc Daniel, acredito que a D90 pode ser comparada a 50D
A T2i é inferior a D90, mas vejo ela entre a D90 e a D5000...

A camera depende da necessidade de cada um. Nao sou defensor de marcas, cada uma tem suas vantagens e cabe ao consumidor escolher o que é melhor pra ele

abraços
Canon T2i + 18-55mm + 55-250mm + 50mm 1.8 II

http://www.flickr.com/photos/eltonricciardi


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2010, 01:10:31
o problema (o grande problema) dessas rebel, é o corpo.. triste rtriste triste! :\

a t1i eu achei péssima, parecia mais fraca que a minha kx e o peso mal distribuido de tudo!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2010, 07:02:08
Já tive essas rebeldes canônicas nas mãos, e não dá para comparar com qualquer Nikon. As Nikons aparentam MUITO mais robustez.
Tambem não sou defensor de marcas, tanto que muitos já me viram defendendo algumas Canons, principalmente as FF, e principalmente sobre o sistema de AF (que tenho achado melhor que as Nikon, apesar de não ter usado as Nikon FF para um combate direto).


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2010, 08:32:30
D90 é mais camera, mas você deve avaliar as lentes que vai utilizar.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Julho de 2010, 11:00:23
Falou tudo agora.

[]s

D90 é mais camera, mas você deve avaliar as lentes que vai utilizar.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Julho de 2010, 15:40:46
Se eu comprar a D5000 ou a T1i e depois ficar pensando que por um pouco mais poderia ter adquirido um equipamento melhor, que realmente faria diferença.

É sua primeira reflex!! Essa diferença, se existe, é mínima para suas pretensões, mesmo que profissionalmente :S... Principalmente se for pra você limitar uma D90 apenas com a lente do kit. No seu caso eu recomendo comprar lentes e acessórias com a diferença de valor. Dúvido que ai bata arrependimento das outras opções. O que pode acontecer, com o tempo, é você sentir necessidades específicas, mas ai quem sabe você não pula direto pra uma 7D, 300D,...