Autor Tópico: CANON T1i X NIKON D90  (Lida 4688 vezes)

Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2010, 22:03:45
Penso como vc Daniel, acredito que a D90 pode ser comparada a 50D
A T2i é inferior a D90, mas vejo ela entre a D90 e a D5000...
Na minha opinião, em termos de qualidade a D90 está abaixo da 50D. Tanto em qualidade fotográfica, e principalmente, quanto na qualidade mecânica.

Já tive a T1i na mão e a D90. Sinceramente, não vi nada demais. Liguei, testei e desisti da compra porque sabia que queria filmes em full HD. Já a T2i parece seguir a mesma linha da T1i mas com qualidade fotográfica de câmera acima de sua categoria.

São propostas diferentes com certeza. Mas funcionam da mesma forma.

Parece que quanto maior melhor, eu hein. Eu tenho a 7D e já acho um absurdo o tamanho, imagina alguns que ainda gostam de por grip. hehe


robsonvieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
    • BLOG
Resposta #16 Online: 15 de Setembro de 2010, 11:16:15
Lendo e relendo  :shock: sobre câmeras e mais câmeras, acabei...  :doh: ficando indeciso a mesma coisa. :D

Mas acho que estou mais perto de me decidir agora. SÓ QUE...

Se eu optar por Canon, terei a VANTAGEM de comprar lentes mais baratas e todas já vem com motor de autofoco na própria lente, certo? Inclusive a 50mm f1.8, certo?

E terei a desvantagem (entre as que estão no meu orçamento)de não dispor do sistema de flash CLS da Nikon e conseguir fazer o disparo de flash dedicado fora da câmera, comandado pelo flash embutido, certo?

Agora... a única coisa que me faz ficar quebrando a cabeça  :aua: é que tanta gente fala do sistema de flash melhor da Nikon, inclusive vi um texto muito interessante no blog http://www.ilovemyjob.com.br/blog/2008/05/13/sb-800-ha-uma-calculadora-aqui-dentro/. Aí eu me pergunto: Como é que tantos fotógrafos que usam Canon fazem para trabalhar uma iluminação criativa em suas fotos, se a Canon não dispõe desse tal CLS (Creative Lighting Sistem) da Nikon? :ponder:

Aqueles que puderem dar mais uma ajudinha, eu agradeço. Todas as opiniões fornecem alguma luz.

Obrigado!  :clap:
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 11:18:06 por robsonvieira »


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #17 Online: 15 de Setembro de 2010, 12:18:14
E terei a desvantagem (entre as que estão no meu orçamento)de não dispor do sistema de flash CLS da Nikon e conseguir fazer o disparo de flash dedicado fora da câmera, comandado pelo flash embutido, certo?

Agora... a única coisa que me faz ficar quebrando a cabeça  :aua: é que tanta gente fala do sistema de flash melhor da Nikon, inclusive vi um texto muito interessante no blog http://www.ilovemyjob.com.br/blog/2008/05/13/sb-800-ha-uma-calculadora-aqui-dentro/. Aí eu me pergunto: Como é que tantos fotógrafos que usam Canon fazem para trabalhar uma iluminação criativa em suas fotos, se a Canon não dispõe desse tal CLS (Creative Lighting Sistem) da Nikon? :ponder:

Aqueles que puderem dar mais uma ajudinha, eu agradeço. Todas as opiniões fornecem alguma luz.

Obrigado!  :clap:

Robson. Primeiro éra o corpo da câmera que éra fraco. Depois foi a qualidade de imagem que éra melhor. Depois foi cor da Canon que puxava para o magenta. Depois a "pegada" da Nikon que é melhor. Depois os botõezinhos da Nikon. Depois os acessos rápidos. Depois o ISO alto da Nikon éra melhore. A última agora é que o flash da Canon é uma porcaria.

Para mim, de todos os mitos criados e levados adiante, te digo que só tem dois que ainda falta eu com comprovar, ou derrubar. Eles até são bem específicos, nada de generalidades como a maioria das citadas acima. É o caso do flash Canon, que como você bem disse, muitos fotografos Canon usam.
E a questão do ISO alto entre dois modelos também específicos. Um dos mitos já caiu (D700x5Dmk2), agora falta uma avaliação mais detalhada com relação a 1Dmk4 e a D3s.
Ah, tem a questão de algumas lentes TOP da Nikon serem superiores aos da Canon. Isso é quase indiscutível. Porém aí entra outro detalhe: qual o sistema/equipamento que efetivamente entrega a melhor foto? Busque a comparação direta e vais encontrar.

De todo o resto citado te digo que, por questões de recurso, preço e qualidade, a Canon tem mais a oferecer por menos, se considerado produtos concorrentes diretos. Além disso, a fotografia não depende só do flash. Assim como não depende só da lente e nem só do corpo escolhido. Entra também o fotografo.

Se estás com dúvidas, faça como fiz. Escolha um equipamento na faixa de preço que desejas, ou do nicho desejado. Busque o concorrente direto e compare. Se tens dúvidas quanto ao possível equipamento reserva, olhe uma linha acima do equipamento desejado, e também uma linha abaixo e compare também.
Todo o fotografo busca qualidade na fotografia, o resto não é um sub-produto da profissão, pois já pende para o gosto pessoal. E esse gosto pessoal, normalmente não tem parâmetros de comparação.

A maioria dos profissionais, ou amantes por assim dizer, que trabalhavam com Nikon diziam que os controles da Nikon éram muito mais fáceis que os da Canon. Cara, eu uso uma 7D, e pago para ver um controle mais rápido e mais fácil. Esse mesma característica você encontra na 5Dmk2 e na 1Dmk4, todas de uma nova geração. Infelizmente o modelo escolhido por você, a Canon t1i, é de uma geração mais antiga. Mesmo assim, o controle através do menu, é muito interativo. Falo isso porque esse menu no LCD também está disponível na 7D. Rápido e prático.

Se ainda assim, ao se decidir por Canon, ficar com dúvidas quanto ao sistema de flash, te digo: desencana. A Metzmecablitz possui um sistema de flashes muito superior aos Canon e Nikon. Eles estão disponíveis para os dois sistemas, desde modelos mais simples (concorrentes diretos dos SB´s e EX´s) até modelos muito superiores.

Se tens alguma dúvida em como encontrar alguma resposta, use o google buscando a comparação que você quer, tipo: T1i x D90, ou, T2ixD90, ou, 7DxD300s ou ainda, review canon T2i, etc.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #18 Online: 15 de Setembro de 2010, 14:16:06
Ambas são ótimas (Como Hector disse). Faço casamentos TOP-TOP com Canon. São realmente ótimas.

Entretanto há algum trabalho em estúdio para reduzir ou aumentar algumas luzes por conta da imprescisão dos flashes. Para mim que estou acostumado com Nikon pior ainda. Mas tudo indica que os Metz para Canon resolvem o problema, além de ser mais barato que os Canon.

Quanto aos acessos mais simples, isso depende da categoria da câmera. Uma 1Ds MKIV tem mais botões que uma rebelde, assim como uma D300s tem mais botões que uma D3100. Isso facilita muito os acessos.

Como estamos falando de câmeras de patamares diferentes (D90 x rebelde), não dá para comparar, mas a balança pende muito (derruba a balança) para a Canon quando se trata da 7D x D90.