Autor Tópico: Dúvidas sobre f11  (Lida 4246 vezes)

Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Julho de 2010, 10:14:32
Pessoal como sou novo no ramo estive lendo muito a respeito de fotografia, em minha última leitura "Fotografia Digital na Prática" de Scott Kelby.

Neste livro ele comenta que fotos de retratos e paisagens devem ser utilizadas a abertura f11 para conseguir um campo focal maior o que ao meu ver é verdade.

Pensando assim as lentes mais claras, do tipo 2.8 terão melhor benefícil apenas em situações noturnas ou em ambientes internos, para fotos diárias: urbanas, em clubes, chácaras etc seriam dispensáveis????
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2010, 11:15:56
"...devem ser utilizadas a abertura f11..." é uma afirmação suspeita :ponder:
A abertura utilizada depende do resultado desejado pelo fotógrafo e também das condições de iluminação em que a foto é feita.
Em fotografia de paisagem, normalmente utiliza-se aberturas pequenas para que toda a cena fique dentro da profundidade de campo, do primeiro plano ao infinito.
Em retratos, caso queira o fundo embaçado, então é necessário utilizar aberturas maiores para reduzir a profundidade de campo. Caso deseje que o fundo também fique nítido, dentro da profundidade de campo, então a abertura f/11 ou menores faz sentido.
As lentes de aberturas grandes f/2.8 ou maiores são muito versáteis e especialmente úteis em situações com pouca luz ambiente disponível. Mas, nada te impede de utilizar uma lente de abertura f/2.8 para fazer uma foto à luz do dia, em ambientes abertos, cidades, etc. Basta utilizar aberturas menores de diafragma.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2010, 13:35:41
Lentes de grande abertura:

- Quando precisa de DOF curto
- Quando a prioridade é a velocidade, para evitar blur (esportes, shows)
- Nada a ver com noturna precisar de lente rápida. A maioria das noturnas que fiz foram em aberturas moderadas, com tripé é claro


Aberturas menores:

- Precisa de fotos mais nítidas (nada a ver com DOF). Aberturas médias sempre dão resultados mais nítidos. Evite os extremos de abertura a não ser que precise. Aberturas muito grandes perdem nitidez por perda de definição intrínseca. Aberturas muito pequenas perdem definição por difração.

- precisa de DOF grande


Cada caso é um caso.


Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2010, 14:32:28
hummm, apesar de cada caso ser um caso geralmente em paisagens diurnas um f11 é a melhor pedida, ok?
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2010, 14:48:07
Acho que depende muito do seu sensor também. Em filme ou full frame eu utilizaria até f/16 dependendo da situação. Em APS-C acho que f/8 ou f/9 já estão satisfatórios. Em grande formato é comum usar até f/64. Em compactas acho que um f/5 já basta. Enfim, não existe uma regra fixa e fácil assim. Também depende do assunto fotografado, distância focal e a profundidade de campo desejada.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2010, 14:55:14
hummm, apesar de cada caso ser um caso geralmente em paisagens diurnas um f11 é a melhor pedida, ok?

Depende da lente. Em uma 24mm (falando em full frame) não vai fazer muita direfença f8 ou f11. Em uma 90mm faz mais diferença. Tem que testar e ver o que se aplica melhor em cada caso

Como regra geral, neste caso específico, um a dois pontos abaixo a menor abertura. Geralmente é onde a lente é mais nítida em termos óticos (não em DOF)
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 14:56:42 por afshalders »


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2010, 15:19:37
Embora eu ache estranho ele afirmar algo assim, consulte um livro especializado de fotografia de paisagem e verá que não há uma regra. Primeiro porque depende do efeito que se quer atingir. Além disso não dá pra entender o porque de um F11? Estou lendo um livro que recomendam usar até F16 e não mais do que isso pelo problema de difração. Agora F11? Só mesmo se ele estiver se referindo ao fato de muitas objetivas terem melhores resultados de nitidez em f8 e f11. Mas ainda assim acho estranho.


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2010, 15:20:26
hummm, apesar de cada caso ser um caso geralmente em paisagens diurnas um f11 é a melhor pedida, ok?

leia esse F11 como "aberturas pequenas". Como já explicaram, a abertura exata depende da ocasião, do equipamento e do que você quer fazer. Se tivesse uma receita de bolo, não precisaria de fotógrafo né... você pode tentar colocar a máquina em modo paisagem e ver que mesmo no modo automatizado ela nem sempre escolhe a mesma abertura. E dependendo do efeito que vc quiser obter, pode até ser uma grande abertura, por que não, embora não seja convencional.

Talvez essa afirmação do fotógrafo do artigo esteja um pouco fora de contexto, ou ele generalizou demais.


Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2010, 15:39:18
ok pessoal, por mim tópico encerrado!!!
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
« Última modificação: 31 de Julho de 2010, 00:43:43 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2010, 14:16:40
Valew jesiel
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Agosto de 2010, 15:04:04
Gustavo, essas afirmações são relativas. As vezes pode ser complicado mesmo usar grandes aberturas pra retratos, por exemplo se vc usar f/1.4 você pode focar no olho e ter o nariz desfocado de tão pequeno que é o DOF... :S. Mas tem casos que ate isso pode ser interessante... sei lá, depende do que o fotografo quer. Acho que o autor generalizou, pois f11 é mais nítido em muitas lentes. Também tem o fator do local... é estúdio com uso de flash!? Se for estúdio vc pode não precisar de desfoque. É em externo? Com sol ou nuvens?! Que hora do dia? São muitas situações e cada uma pode exigir uma abertura diferente...


Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Agosto de 2010, 14:51:46
concordo com tudo que foi dito, realmente esta longe de ser uma regra!
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8