Autor Tópico: Como estragar sua 5D em 5 segundos..  (Lida 4798 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 15 de Maio de 2013, 15:36:20
Quanto será que custa a troca de um sensor? Caraca, deve ser uma facada, aseiuaheiasue


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 15 de Maio de 2013, 15:55:12
Ressuscitando este tópico! :D (sem pá de ouro por favor)  :D>:D

Será que até hoje depois do último post aqui(2010), nada ainda foi descoberto que ajude a amenizar o problema ou mesmo anular o laser, um tipo de filtro ou algo que reflita o feixe laser e não deixe ele chegar no sensor?

Eu não sabia desse problema e olha que já fiz 4 filmagens em local com laser, ou seja tive mais sorte que o pé de coelho! :eek:

Não estou confortável agora sabendo disso e posso até negar serviço assim, a não ser que eu filme o tempo todo de costas para o laser, mas ainda sim corro o risco de pegar rebatimento dele em algo reflexivo! Sinistro isso! :eek:

Partindo do pressuposto que laser nada mais é que luz concentrada em determinada frequência, não tem filtro que retenha o laser e deixe passar o restante da frequência, exceto se vc perder um determinado matiz na foto/filmagem.
Ex: vc coloca um filtro que retenha o faixa verde do espectro. Tudo o que for verde vai ficar retiro. Inclusive vestido verde, olho verde, arranjos verdes, folhagem verde, etc...

E isso eu estou falando em tese. Não conheço filtro para fotografia que faça isso. Pode ser que exista para ótica em laboratório. O Shalders é mais capacitado do que eu para falar sobre.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #17 Online: 15 de Maio de 2013, 15:56:41
bom, pelo que eu saiba, nem tem custoXbeneficio trocar sensor, se parar pra pensar praticamente toda a tecnologia do equipamento ta ali! O corpo é só o corpo, é importante mas é o mais barato na equaçao final(voce compra uma 5D classica que tem um otimo corpo por menos de 1500 reais usada)

ACHO que nao tem forma de filtrar isso ai nao, só se fosse um filtro espelhado creio eu, pelo menos NUNCA vi!
@jacobfotografiacriativa


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #18 Online: 15 de Maio de 2013, 15:56:58
Galera! Pelo pouco que andei pesquisando e lendo aqui entendi disso que:

O laser só vai afetar o seu sensor se estive filmando, isso porque o sensor tá totalmente exposto assim como nossa retina ficaria e para que o laser efetivamente danifique uma linha de pixels do sensor ele deverá na passagem estar em perfeito alinhamento paralelo com a linha do pixel do seu sensor provocando aquecimento e queima do fotodiodo, assim como estaria perfeitamente alinhado com sua retina provocando queimadura e consequentemente cegueira em ambos os casos acontece devido ao tempo de exposição ao laser que é algumas frações de segundos.

Como é mostrado nas filmagens o feixe laser passa por várias vezes pelo sensor sem provocar outros novos danos, isso se deve ao fato dele não estar passando sempre em paralelo(mão balança e muda câmera de posição) no tempo suficiente de aquecer e queimar o foto diodo ou seja o mesmo momento em que causa dano na nossa retina.

Quem fotografa eventos tem menos chance disso ocorrer, mas não está imune também, pois ocorrerá o problema de acordo com o tempo de obturação da câmera, ou seja, se for clique rápido(não sei especificar o tempo) o laser não terá tempo suficiente de contato para queimar o fotodiodo, já que a cortina se fechará e bloqueará o laser, mas se for uma longa exposição e esse tempo for suficiente(alguns poucos segundos), o laser vai provocar o dano no sensor.

Não achei nada ainda a respeito de filtro que proteja contra isso, mas lí relatos que que filtro ND, diminuiria a ação do laser, justamente
por provocar uma redução uniforme da quantidade de qualquer luz que incide sobre o sensor. (eu não pago pra ver!) :no:.

Se alguém quiser ajudar na pesquisa eu fui no Dr. Google e perguntei "how to protect my dslr sensor from lasers". :ok:
Fábio Pedro.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 15 de Maio de 2013, 16:12:39
(...)
Não achei nada ainda a respeito de filtro que proteja contra isso, mas lí relatos que que filtro ND, diminuiria a ação do laser, justamente
por provocar uma redução uniforme da quantidade de qualquer luz que incide sobre o sensor. (eu não pago pra ver!) :no:.

(...)

Ah, com ND tá beleza...
Basta usar um desses: http://www.bhphotovideo.com/c/product/686370-REG/LEE_Filters_10_STOP_GLASS_4X4_4_x_4_Big.html  :assobi: :assobi: :assobi:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Maio de 2013, 17:00:20
Se sua câmera for atingida por laser refletida na poeira, no dia seguinte corra para uma casa lotérica.

 :hysterical: :hysterical:
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 15 de Maio de 2013, 19:15:53
Tem um outro video tbm, mostrando o mesmo caso:

http://www.youtube.com/watch?v=J0TgaGePhJA

O que eu achei interessante é que em ambos o problema acontece quando o laser atinge o sensor em um angulo reto.

--
:: Update ::
Li nesse site que posto abaixo, que apesar dos dois casos terem acontecido com a Canon 5D, que possivelmente todos CMOS são suscetíveis ao problema.
http://blog.planet5d.com/2010/07/lasers-can-damage-your-canon-hdslr-cameras-cmos-sensor/



Qualquer sensor, independente de cmos ou ccd
Existem filtros de uso científico e industrial para bloquear frequencias de lasers, são chamados filtros "notch" e são caros pra cacete. São específicos para cada tipo de laser.

Esse aqui é um monobanda para laser verde, mas existem filtros multibandas

http://www.laser2000.co.uk/semrock_filter.php?code=NF01-532U-25

Multibanda

http://www.edmundoptics.com/optics/optical-filters/notch-filters/multi-notch-filters/3360
http://www.edmundoptics.com/optics/optical-filters/notch-filters/od-6-multi-notch-filters-for-nd-yag-lasers/3579


« Última modificação: 15 de Maio de 2013, 19:23:12 por AFShalders »


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Maio de 2013, 20:08:19
Laser fracos assim não sei, mas industrial a CO2 é barrado por acrílico ou policarbonato (claro que o acrílico vai sublimando direto, conforme potência usada, usamos para verificar a forma física da emissão luminosa, e ajustar se for necessário,e, as proteções anti reflexivas são de acrílicos... um reflexo de laser 3,5 kws em chapa de inox ou galvanizado é muitas vezes mais poderoso que estes laser de diodos leds manuais. já fotografei diversas vezes vaporização de acrílico e aço, vou fazer isto apenas com uma placa fina de acrílico a frente da câmera, a partir de agora... :ponder:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #23 Online: 15 de Maio de 2013, 20:29:27
Ah, com ND tá beleza...
Basta usar um desses: http://www.bhphotovideo.com/c/product/686370-REG/LEE_Filters_10_STOP_GLASS_4X4_4_x_4_Big.html  :assobi: :assobi: :assobi:
E um CPL da B+W para o laser não entrar reto no sensor!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 15 de Maio de 2013, 21:22:44
E um CPL da B+W para o laser não entrar reto no sensor!

Mas aí tem que ter cuidado, pq o ângulo de incidência deve ser ajustado precisamente para potencializar a polarização.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #25 Online: 16 de Maio de 2013, 09:46:54
Mas aí tem que ter cuidado, pq o ângulo de incidência deve ser ajustado precisamente para potencializar a polarização.

Tá falando sério? isso existe mesmo ? :ponder:
Fábio Pedro.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #26 Online: 16 de Maio de 2013, 09:53:29
Mas aí tem que ter cuidado, pq o ângulo de incidência deve ser ajustado precisamente para potencializar a polarização.
Mas aí não sei se circular seria a melhor opção, acho que o linear, uma vez o lazer é um feixe de luz organizado!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #27 Online: 16 de Maio de 2013, 10:37:08
Mas aí não sei se circular seria a melhor opção, acho que o linear, uma vez o lazer é um feixe de luz organizado!

 :ponder:

E se se usasse uma dupla polarização linear invertida??? Uma na vertical e outra na horizontal...
Acho que poderia potencializar a filtragem, não?  :ponder: :ponder: :ponder:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova