Autor Tópico: Guardando as Fotos  (Lida 2655 vezes)

Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Online: 27 de Dezembro de 2004, 16:39:18
Pessoal,

Logo que eu comprei minha máquina me alertaram do seguinte: não bastaria ter todos os esquipamentos e acessórios, pois agora uma coisa fundamental seria HD no micro!

Na hora achei que fosse um pouco de exagero, pois bastava um pouco de organização e tudo estaria resolvido, certo?! Quase!

Não sei como vocês armazenam as imagens de vocês, mas gostaria de discutir isso e talvez aprender algo criativo e mais lógico para armazenar as centenas de fotos que as digitais (não nós, ahahaha) geram.

Simplesmente classificam por evento? Se têm fotografias em RAW, vocês gravam separadas ou junto com os respectivos TIFF's e JPG's? Se houve algum tipo de manipulação para impressão, vocês guardam este arquivo final junto ou separado?

Até então eu estava gravando todas as fotos de qualquer formato na pasta do mesmo evento e separando somente as fotos que haviam sido manipuladas para impressão. Seria este o jeito mais adequado?

Desde já agradeço a atenção,

Melão
Visitem meu flickr


isabbel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2004, 17:09:06
Como já disse o Leo em uma outra ocasião, isso é uma coisa muito particular de cada um. Cada um tem sua preferencia para (des)organização.
Eu costumo organizar as fotos em pastas nomeadas por data e evento Ex: 27_12_04_churrasco.
As fotos que eu edito coloco em outra pasta, também organizada em sub-pastas dessa maneira.

Uma coisa que não tenho costume de fazer é renomear as fotos de acordo com as datas e eventos, já que estão separadas por pastas, mas mesmo assim estou pensando em faze-lo daqui pra frente pra ajudar na organização, porque é inevitavel nao se perder no meio de tantas fotos.

Também faço backup em outro HD períodicamente, já que não tenho gravador de CD.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2004, 17:09:21 por isabbel »
Isabel


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2004, 17:23:32
Eu descarrego na pasta NOVAS, manipulo e salvo na FINALIZADAS e coloco o arquivo cru na CRUAS.

Dentro de FINALIZADAS separo em PB, SPLASHS, NATUREZA, etc...

Eu usava bastante o Picasa para organizar as fotos, mas hoje uso o Zoom Browser EX que veio com a máquina.

:)
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2004, 17:23:53 por Danilo »


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2004, 17:53:21
Eu geralmente copia da memoria da camera para o Hd, deixando a mesma data etc. Ja dentro desse diretorio crio uma pasta para salvar as imagens processadas em tiff depois crio outra pasta para salvar as imagens em jpeg. Assim tenho controle de quais fotos ja foram processadas alem de manter o RAW original

c:\117Canon\Tiff
                   \jpeg

c:\118Canon\Tiff
                   \jpeg

Vou fazendo isso ate atingir 4G dai gravo para um DVD-R e limpo o Hd, comecando mais um ciclo de vida :)))


Rickardo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2004, 21:43:51
Olha, depois de tentar vários métodos o que eu achei melhor foi nomear a pasta como Assunto_27-12-04 por exemplo... e as fotos eu nomeio normalmente como assunto01, assunto02. Isso depois de descartar as que não ficaram boas é claro. Quando o assunto tem mais de uma data acaba ficando da seguinte maneira.

+-Fotos
    +-Assunto
        +-Assunto_25-12-04
            +-assunto-1-01
            +-assunto-1-02
        +-Assunto_27-12-04
            +-assunto-2-01
            +-assunto-2-02
 
Acho que deu pra entender minha idéia. Eu mesmo acho que ficou um pouco complexo mas desta meneira consigo uma boa organização. Bem, sou amadorzíssimo ainda e agora que estou chegando aos meus 600MB irei gravar eme um CD e começar tudo de novo he he he!!! Se alguém achar uma maneira melhor me avise. Sou todo ouvidos... (Olhos no caso..) :unsure:


André Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2004, 23:15:03
Eu faço com as fotos da mesma forma que faço com os meus arquivo (sou designer) Crio uma pasta para os clientes, nessa pasta várias subpastas com o nome de cada cliente, e dentro da subpasta cliente outras pastas separadas por data e evento.  Os arquivos pessoais faço da mesma forma. Hoje com o baixo custo das gravadoras de DVD (R$ 350) ficou muito mais fácil organizar os arquivos.  Tenho uma aqui, o DVD-R custa R$ 2,80, e ainda tem o DVD-RAM que funciona como um HD e custa R$ 35,00... Acho que armazenamento deixou de ser um problema.  Salve a tecnologia!! Antes eu armazenava meus arquivos em Zip Disk (100mb) além de pouco espaço, custava muito caro e era extremamente lento.  


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2004, 01:48:47
Me desculpe, pois eu comecei a conversa e não coloquei como eu estou armazenando.

Eu tenho feito da seguinte forma:

Abro uma pasta com um assunto e jogo todas as fotos tiradas da máquina lá. Mesmo os arquivos RAW e TIFF convertido.

E deixo uma pasta com as fotos que eu alterei para impressão.

Tinha tentado gravar em CD-RW para eventuais alterações, mas não vi vantagens neste sistema.

É isso!

Melão
Visitem meu flickr


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2004, 07:23:59
Eu uso o seguinte sistema para cadastrar as fotos (eu mesmo desenvolvi):

FotoBank

E gravo em diretórios com até no máximo 700Mbytes. Depois guardo cópias de cada diretório num CD (O FotoBank lê tanto do CD quanto do HD). Agora estou utlizando DVD para armazená-los. Tenho 5000 fotos. Cabem tudo num DVD e meio.

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2004, 10:29:12
O HDD faz falta mesmo, aqui eu acabo com o espaço a cada 1 ou 2 semanas.

O negócio para quem está com o mesmo problema que eu é comprar uma Gravadora de DVD.
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.