Autor Tópico: Dicas de segurança. Câmera e lentes. Dúvidas.  (Lida 2953 vezes)

Maverick12

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Julho de 2010, 15:22:47
Como vcs fazem para fotografar com suas câmeras e lentes em segurança?
Não ficam com receio de roubo? Como fotografar com uma 70-200 na rua?
Qual a dica de segurança e os cuidados q tomam qdo saem com elas?
Valeu.
« Última modificação: 29 de Julho de 2010, 15:43:05 por Maverick12 »


Gane C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2010, 15:31:00
pois eh!! eu já pensei nisso tb... ainda mais pq me deu vontade de fotografar em lugares 'mais propícios' a isso..... =/

mas eu pelo menos acho que não tenha o que ser feito.. tu até pode guardar, esconder, mas vai ter que usar a lente!!! as pessoas vão ver q tu ta com o equipamento.. então... =/

só que ai não dá pra deixar de fotografar por causa disso tb!! é usar e confiar...ehehehe =/

abraços!


arnaldo.marinho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2010, 15:33:22
Pra ficar tranquilo mesmo, só fazendo um seguro do equipamento.


Maverick12

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2010, 15:39:41
pois eh!! eu já pensei nisso tb... ainda mais pq me deu vontade de fotografar em lugares 'mais propícios' a isso..... =/

mas eu pelo menos acho que não tenha o que ser feito.. tu até pode guardar, esconder, mas vai ter que usar a lente!!! as pessoas vão ver q tu ta com o equipamento.. então... =/

só que ai não dá pra deixar de fotografar por causa disso tb!! é usar e confiar...ehehehe =/

abraços!

Tem q correr o risco, confiar e ficar esperto, né? rsrs


Maverick12

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2010, 15:42:11
Pra ficar tranquilo mesmo, só fazendo um seguro do equipamento.

Seguro deve ser uma PAULADA, né?
Deve ser muito caro. Nem faço ideia de qto seja. Mas imagino.
Abs.


arnaldo.marinho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2010, 15:48:32
Seguro deve ser uma PAULADA, né?
Deve ser muito caro. Nem faço ideia de qto seja. Mas imagino.
Abs.

Hoje eu não tenho seguro, mas cheguei de fazer uma vez em 2008, o total do equipamente segurado era em torno de R$ 5200,00 (Camera, lentes, acessórios, etc...) e na época o seguro saiu por volta de R$ 330,00.


halabey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2010, 15:55:24
eu fico esperando uma viagem para um lugar tranquilo ou um lugar fora do Brasil para fotografar sem tanto grilo...Um lugar onde possa andar com a câmera na mão pronta para um disparo...Dá uma pena porque as melhores imagens estão nas ruas, no cotidiano de nossas vidas...Abs.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2010, 15:55:59
Eu até não acho tão caro em virtude da tranquilidade que vc tem. Quando fiz, o valor era mais ou menos 5% do valor do equipo mais taxas, mas tinha um valor mínimo a ser segurado.

O problema para muitos é que agora a seguradora está exigindo nota fiscal dos equipos, então quem traz de fora ou compra na B&H por exemplo pode não conseguir fazer o seguro.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Maverick12

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2010, 16:02:23
Hoje eu não tenho seguro, mas cheguei de fazer uma vez em 2008, o total do equipamente segurado era em torno de R$ 5200,00 (Camera, lentes, acessórios, etc...) e na época o seguro saiu por volta de R$ 330,00.

Até q não é tão caro. Pensei q fosse bem mais.


Maverick12

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2010, 16:05:58
eu fico esperando uma viagem para um lugar tranquilo ou um lugar fora do Brasil para fotografar sem tanto grilo...Um lugar onde possa andar com a câmera na mão pronta para um disparo...Dá uma pena porque as melhores imagens estão nas ruas, no cotidiano de nossas vidas...Abs.

Complicado, né? Vc investe uma baita grana, as vezes tira de onde não tem e não pode usar com tranquilidade.
Tem q ficar olhando para todos os lados, ficar atento. Ter q viajar pra fora pra ter um pouco mais de tranquilidade.
Acho isso o cúmulo. Vc disse uma verdade, as imagens boas estão acontecendo a toda hora na rua. Mas até tirar a câmera da bolsa...


Maverick12

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2010, 16:07:20
Eu até não acho tão caro em virtude da tranquilidade que vc tem. Quando fiz, o valor era mais ou menos 5% do valor do equipo mais taxas, mas tinha um valor mínimo a ser segurado.

O problema para muitos é que agora a seguradora está exigindo nota fiscal dos equipos, então quem traz de fora ou compra na B&H por exemplo pode não conseguir fazer o seguro.



Nota fiscal pra complicar, né?


Maverick12

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2010, 16:49:53
O jeito é ficar esperto e não dar mole, né? rsrsrs


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2010, 10:53:16
O jeito é ficar esperto e não dar mole, né? rsrsrs
O problema é que ou vc se preocupa com a foto ou com os arredores. Uma vez estava fotografando uma igreja e tomei um p. susto quando dois rapazes me perguntaram as horas, nem percebi que tinha alguém perto. o.O


respider

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Agosto de 2010, 12:28:49
sou amador e saio pouquissimo de casa para fotografar e mesmo assim fiz seguro
não dá pra arriscar!
Canon T2i
Tamron 17-50 f/2.8 / Sigma 10-20mm f4-5.6 EX DC / Canon 50mm f/2.5 Compact Macro / Helios 58mm f/2.0 / Canon 55-250 IS
Flickr


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Agosto de 2010, 14:44:54
Acho que nem rola usar equipamento grande ou muito chamativo na rua, seja por motivos de segurança ou por falta de discrição.

Dependendo do lugar onde você está é possível sim usar o equipamento na rua, sejamos realistas né. Mesmo se tratando de Brasil, e das grandes metrópoles violentas, ainda é possível sacar uma SLR em certos locais com alguma tranquilidade. Existem lugares que são bem policiados, e existem outros onde o índice de roubos é muito baixo mesmo sem policiamento constante.

O ideal é usar um equipamento pequeno. Se for usar uma DSLR, prefira lentes pequenas. Usar uma 70-200 branca é meio inadequado.

Outra coisa é não carregar o equipamento na mão ou no pescoço. Com uma compacta talvez seja possível carrega-la na mão, mas o ideal é manter no bolso e só remove-la quando for executar o clique. Para câmeras grandes o ideal é mante-la na bolsa ou mochila, e também só remove-la na hora da foto.

Vi uma reportagem com um papparazo americano, e mesmo quando ele está nos bairros mais ricos das cidades mais ricas ele ainda mantém a câmera na bolsa a maior parte do tempo. Por um lado é pra não chamar a atenção das celebridades, mas por outro ele disse que também tem que se proteger de roubos. Moral da história: não viva a ilusão de que outros lugares são mais seguros. Em toda grande metrópole existem crimes como furto e roubo, independente do país. Às vezes você deixa de sair com o equipamento aqui, e viaja pra Europa pra ser assaltado lá.