Autor Tópico: Foto da lua...  (Lida 3534 vezes)

feimiga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Online: 29 de Julho de 2010, 21:18:57
Pessoal,

Esses dias minha mãe veio me falar:

"- O _______ (não sei o nome dele) tem uma máquinas dessas gordinhas igual a sua, e ele tirou uma foto super bonita da lua, tira uma também!"

E ela está me cobrando... ahahhaha...

Tentei tirar umas no fim de semana passado, mas era muito tarde, acho que a lua estava muito alta já...

Eu já li em algum lugar do forum umas dicas de hora pra fotografá-la, qual fase, etc e tals...

Algum estudioso do satélite pode me ajudar com alguma dica??


Gustavo Cavalcanti

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2010, 23:19:27
"[...] máquina dessas gordinhas igual a sua[...]

Só faltou completar a frase com "dessas igual a sua que fazem tudo sozinha..." rsrsrs

Quantas vezes já não ouvi algo do tipo! hahaha

Voltando ao assunto, também vou gostar da dica.

Abraços

Gustavo


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2010, 08:55:47
Eu já fiz algumas fotos da Lua, vou postar as Dicas que eu segui.

- Fase da Lua
Já me falaram que as melhores são as de meia Lua (Minguante e Crescente), eu já fiz em 3 das 4 fases (menos na nova - porque geralmente nao estou em casa, e quando estou chove).

- Objetiva
Quanto maior melhor, tenho uma 70-300mm IS, acredito que até 200mm ou 250mm de para fazer, menor que isso a projeção da lua ficará muito pequena, tendo assim que forçar no CROP (corte da imagem), o crop é inversamente proporcional à qualidade da imagem.

- Tripé
Na minha opinião é opcional, se for usar lembre de desligar o IS da objetiva (caso tenha) - Todas que eu fiz foram na mão.

- Configuração da Câmera
-> Modo Manual
-> ISO baixo, 100 ou até menos se disponível
-> Velocidade de exposição Alta (1/100, 1/200) - Quanto "maior" a Lua, menor o tempo de exposição (Aqui que muitos tem dúvida: Mas não está de Noite? Sim, está, mas lembre-se que a Lua reflete a luz do sol, lembre-se também dos movimentos de rotação da terra/Lua, velocidades baixas nesse caso, causam extouro ou um borrado).
-> Abertura: Uso geralmente f/8 ou f/11

-> Por ultimo, paciência, muita paciência, serão muitas tentativas até conseguir uma configuração "perfeita" para uma foto boa, abaixo vou colocar 2 fotos que eu fiz (ambas foram cropadas para chegar nesta ampliação):


Lua Crescente: Canon XTi + 70-300mm (300mm) - ISO 200 - F/8 - Exp. 1/100s


Lua cheia (ou quase) Canon XTi + 70-300mm (300mm) - ISO 100 - F/8 - Exp. 1/100s


Espero que ajude
« Última modificação: 30 de Julho de 2010, 09:00:31 por Oberdan Gomes »


feimiga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2010, 21:00:42


Bom, juntei as dicas e tirei essa foto esses dias...

Agora, por que desligar o IS da lente?? Não entendi essa parte...

Tirei a foto com 250mm, e tive que dar um crop, claro... Acho que tem uma certa hora da noite (não sei qual ainda) que a lua fica mais próxima não tem??

Paciência eu tive, mas tava um frio do cão eu abortei a missão no meio... :D

No fim de semana vou tentar mais algumas...
« Última modificação: 03 de Agosto de 2010, 21:01:59 por feimiga »


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2010, 22:12:01
Agora, por que desligar o IS da lente?? Não entendi essa parte...

Tirei a foto com 250mm, e tive que dar um crop, claro... Acho que tem uma certa hora da noite (não sei qual ainda) que a lua fica mais próxima não tem??

Desligar o IS só se você for usar Tripé, se for na mão mantenha-o ligado. No tripé os movimentos dos elementos internos (do IS) acabam causando perda de nitidez na imagem.

No nascente a Lua aparentemente está maior, por causa dos efeitos da atmosfera nela, fica até meio amarelada, porém nunca consegui uma foto boa quando ela está "baixa" no horizonte.

Boa sua foto teste, o foco não ficou certinho, mas continue tentando, depois pega o jeito

 :ok:

---
Update
Se eu me lembro bem no tratamento da imagem alterei para Preto e Branco.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2010, 22:15:10 por Oberdan Gomes »