Autor Tópico: Dúvida de iniciante. Socorro!  (Lida 2426 vezes)

Gabriela Benetti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Online: 05 de Maio de 2010, 19:19:03
Olá, como sou nova por aqui irei me apresentar.

Sou a Gabriela e moro em São Paulo
Por enquanto não trabalho com fotografias, só brinco.
Vocês poderão ter ideia sobre algumas fotos que faço no site: www.flickr.com/photos/gabrielabenetti
Assim podendo me orientar melhor em minhas dúvidas.

Enfim, venho aqui para pedir ajuda!!!
Estou afim de comprar uma câmera boa para aperfeiçoar minhas fotografias, pois ainda tenho aquelas câmeras digitais "baratas", estilo cyber-shot, porém não me suprem mais, tenho vontade de ir além, e estou muito confusa sobre qual tipo de câmera escolher.

Gostaria muito de uma câmera que pudesse me oferecer lentes intercambiáveis, então será que vocês poderiam me indicar máquinas não absurdamente caras mas que me supririam?

Também gostaria de saber mais sobre flash, e quais uns bem bacanas para trabalhar.

Por enquanto é isso.

Muito obrigado desde já!!



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2010, 20:51:17
Gabriela,

Suas fotos estão bem legais ! Pelo que percebi você usa mais grande angular e macro. Uma solução que talvez não tenha pensado é uma Panasonic LX3 que tem uma lente (equivalente em 35mm) a uma 24-60, com uma macro de qualidade excepcional. É uma câmera de bolso mas tem todos os recursos necessários para muita diversão e muitas fotos boas.

Eu fui usuário das SLRs da Nikon (D70/90) e da Fuji (S4/S5) e hoje em dia, estou com a Canon, estando inclusive, muitíssimo satisfeito com ela. Para uso mais corriqueiro, ainda tenho uma antiga EOS-350D (Rebel XT) de 8 MP e quando estou disposto a carregar algo mais "de peso" (literalmente) vou de EOS-5D.

Qualquer DSLR, mesmo de entrada, em princípio irá proporcionar resultados superiores a qualquer compacta (salvo raras excessões), mesmo com a lente do kit. O corpo da câmera não é o direfencial, e sim as lentes que usar, e mesmo assim, dependendo do seu grau de exigência. Tem gente que vai te recomendar uma câmera mais cara, com lentes profissionais, mas essa abordagem é, em geral, desnecessária. Comece com uma DSLR básica, mas com uma lente razoável. As lentes ficam, e em 6 meses a sua câmera está obsoleta, acredite.

Uma Canon XSi já está pra lá de boa, pode acreditar. Se puder invista em uma lente de uso geral não muito cara, tipo uma Canon EF-S 17-85 IS. É barata e bem razoável.

É muito fácil te recomendar uma 70D com uma lente mais cara, ou mesmo uma full frame com lentes tipo L (profissionais), mas acredite, isso vai ser o que vai pesar menos nesta altura.

Via de regra, se você precisar realmente de um flash externo, independente da marca (adoro os Metz), compre um que tenha zoom interno e trabelhe no modo E-TTL que irá facilitar muito a sua vida.

Todos os fabricantes produzem equipamentos semelhantes nas mesmas faixas de preço. Vai depender do seu gosto pessoal. As Canon são ótimas, assim como as Nikon, as Pentax e por aí vai.

Boa sorte!


Ah! A maioria das fotos postadas no meu Flickr foram feitas com a LX3 e a EOS-350D. Algumas foram com a EOS-5D.



botelho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2010, 15:25:26
Para quem está começando eu recomendaria uma DSLR usada e bem conservada. O mundo profissional é um buraco sem fim então o melhor é ir sondando o local para o tombo não ser feio.

Dica de compra: uma nikon D70s com lente do kit 18-70.
Preço do kit usado: na faixa dos R$1.050,00 a R$1.200,00.
Flash nikon SB600 usado: R$ 600,00 a R$650,00.

Não se esqueça de uma bateria extra (pelo menos) e cartões de memória.

[]s


Prof° Félix

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 414
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2010, 22:49:19
Pra quem tá começando e pouco entende de equipamento, não recomendo comprar uma câmera usada, pode lhe sair bem mais caro...Se optar por Nikon, D3000, D5000, ou mesmo pesquisando, encontrar a D60.   
Nikon D50, D70s e D90
Tamron 17-50 f2.8 Nikkor 35-105mm 3.5-4.5 macro Nikon 24-70 f2.8  e lentes do kit


Abraão.Junior

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2010, 18:14:25
Gabriela,

Suas fotos estão bem legais ! Pelo que percebi você usa mais grande angular e macro. Uma solução que talvez não tenha pensado é uma Panasonic LX3 que tem uma lente (equivalente em 35mm) a uma 24-60, com uma macro de qualidade excepcional. É uma câmera de bolso mas tem todos os recursos necessários para muita diversão e muitas fotos boas.

Eu fui usuário das SLRs da Nikon (D70/90) e da Fuji (S4/S5) e hoje em dia, estou com a Canon, estando inclusive, muitíssimo satisfeito com ela. Para uso mais corriqueiro, ainda tenho uma antiga EOS-350D (Rebel XT) de 8 MP e quando estou disposto a carregar algo mais "de peso" (literalmente) vou de EOS-5D.

Qualquer DSLR, mesmo de entrada, em princípio irá proporcionar resultados superiores a qualquer compacta (salvo raras excessões), mesmo com a lente do kit. O corpo da câmera não é o direfencial, e sim as lentes que usar, e mesmo assim, dependendo do seu grau de exigência. Tem gente que vai te recomendar uma câmera mais cara, com lentes profissionais, mas essa abordagem é, em geral, desnecessária. Comece com uma DSLR básica, mas com uma lente razoável. As lentes ficam, e em 6 meses a sua câmera está obsoleta, acredite.

Uma Canon XSi já está pra lá de boa, pode acreditar. Se puder invista em uma lente de uso geral não muito cara, tipo uma Canon EF-S 17-85 IS. É barata e bem razoável.

É muito fácil te recomendar uma 70D com uma lente mais cara, ou mesmo uma full frame com lentes tipo L (profissionais), mas acredite, isso vai ser o que vai pesar menos nesta altura.

Via de regra, se você precisar realmente de um flash externo, independente da marca (adoro os Metz), compre um que tenha zoom interno e trabelhe no modo E-TTL que irá facilitar muito a sua vida.

Todos os fabricantes produzem equipamentos semelhantes nas mesmas faixas de preço. Vai depender do seu gosto pessoal. As Canon são ótimas, assim como as Nikon, as Pentax e por aí vai.

Boa sorte!


Ah! A maioria das fotos postadas no meu Flickr foram feitas com a LX3 e a EOS-350D. Algumas foram com a EOS-5D.

Afshalders

Me tire uma dúvida, fum pouco fora deste tópico: o que te levou à migrar de Nikon para Canon?

sei que existe a "competição" entre os usuários, mas o pouco que conheço e tudo o que vejo, a galera séria sempre coloca as duas marcas em pé de igualdade!

Deste modo, o que te levou à abandonar uma marca em que vc já tinha equipamentos para iniciar em outra?

Abraços e bons clicks
Abraão Soares Jr
www.soaresjr.com
Canon 5Dii l Canon 7D l Canon 400D
Canon 70-200mm 2.8 L l Canon 24-70mm 2.8 L l Canon 50mm 1.8
Canon 580 EXII / Canon 430 EXII


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2010, 11:06:41
Abraão,

Eu gostei muito das D70/90, boas e com um ótimo desempenho, além de não serem caras. A D70 foi a primeira DSLR que tive contato e eu tinha 3 lentes, a zoom do kit (acho que era uma 18-70 mas não me lembro direito), uma 50/1.4 e uma 18-70 ED comprada posteriormente, depois os corpos foram trocados por uma Fuji Finepix S5Pro que usa a mesma baioneta da Nikon.

A S5 era uma câmera muito boa, mas honestamente deixou a desejar em relação a fotografia em baixos índices de luminosidade, que é o que eu gosto mesmo de fazer.

Eu optei pelas Canon por dois motivos basicamente. Primeiro porque a Canon de entrada da época, a EOS350D era muito menor e mais leve e a performance em baixa luminosidade era bem melhor, e segundo, eu já tinha um bom conjunto de lentes full frame da Canon (eu ja tinha câmeras Canon de filme) e não achei interessante manter dois sistemas diferentes.

Tanto que ainda tenho a 350 e uma 5D, e não pretendo trocar tão cedo. A 5D me atende totalmente, não preciso de mais resolução e o nível de ruído está pra lá de bom para mim, fora que se eu quero filmar, levo a minha Canon Vixia HG-20 que dá de mil a zero em qualquer coisa que não seja uma filmadora dedicada.

Comparando as lentes *da mesma categoria*, ambos os fabricantes tem equivalência ótica. Falar que um é melhor que o outro é besteira. Os dois fazem muita coisa boa e também muita porcaria.

Resumindo, foi uma questão meramente prática na época, optar pela Canon, e não me arrependo nada. Sou totalmente feliz com a escolha.
 


hbsaquarema

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2010, 23:46:35
Olá...me chamo Helder...morando atualmente em Saquarema-RJ...lugar perfeito pra ótimas fotos do por do sol...já fiz várias...quero começar a brincar com fotografia...brincadeira seria...pois não pretendo viver da profissão...gostaria que os amigos pudessem me ajudar indicando um equipamento razoável pr'um iniciante...um aprendiz...andei lendo sobre uma FujiFilm Finepix F200EXR ou FujiFilm Finepix S1500...ou se vcs souberem de outras que se equivalem ou até mesmo...melhores...agradecerei...pois tbém...tem a parte financeira...qto menos gastar...melhor e ter um bom equipamento...
desde já...estou muito grato a todos...
abraços


pedrotolfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2010, 18:10:07
olha escolha a rebel que caibva no seu bolso rsrsrs.

só recomendo que seja do modelo 400d pra frente, vc achara otimos preços e terá uma boa camera, nao esqueça que o fundamental no equipamento de foto é a lente, uma boa lente te dara um resultado muito melhor no fim das contas
Pedro Tolfo - Fotógrafo
11-82783067


Komodora

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2010, 22:18:21
Olha, não aconselho partir para prosummer, se quer realmente explorar o maximo da fotografia indico que vc compre uma reflex, dai vem aquela discussão, qual marca comprar..

ai vai de voce,
uma dica eu posso te dar, geralmente acessorio para canon é mais em conta...

espero ter te ajudado..
Nikon D40 - 18-55 AF-S (Kit) + 50mm 1.8
Yashica 635 (TLR)
Holga 120 CFN
e uma porrada de pinholes =D


Dércio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
  • e-mail derciogeraldo@estadao.com.br
Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2010, 22:46:18
 Helder, eu também estou começando com máquinas mais sofisticadas, tem muitas por ai que vai te satisfazer, mas, como dizem a fotografia é a coisa mais gostosa, por isso seria bom se você pudesse comprar uma Nikon D90.
As vantagem é que ela já vem com uma lente muito boa 18x105 e é muito rápida 4,5 fotos por segundo fora quando se coloca para ela também tirar até 100 fotos em seqüencial.