Autor Tópico: Qual comprar, Panasonic FZ 35, Olympus E-420 ou Pentax K-X?  (Lida 3697 vezes)

boemia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Julho de 2010, 01:09:51
Caros colegas de fórum.

Venho acompanhando as discussões há algum tempo, mas somente agora resolvi me registrar para contar com a ajuda de vocês na minha escolha.

Possuo uma Kodak P850 que está com problema no bloco de zoom. Como o reparo é dispendioso, resolvi aproveitar para trocar de câmera.

A princípio pensei em comprar outra superzoom e, lendo alguns reviews e opiniões nos fóruns, tinha me decidido pela Panasonic FZ35.

Mas agora surgiu outra dúvida... entre uma superzoom e uma DSLR de entrada.

Até o momento, as que mais me chamaram a atenção foram as seguintes:

FZ35 - $315 - amazon
http://www.amazon.com/Panasonic-DMC-FZ35-Digital-Optical-Stabilized/dp/B002IKLJU0/ref=sr_1_cc_1?ie=UTF8&qid=1280460020&sr=1-1-catcorr
 
E-420 - $350 - walmart
http://www.walmart.com/ip/Olympus-E-420-10MP-Digital-SLR-Camera-with-14-42mm-Zoom-Lens-includes-2GB-XD-Card.-Additional-Accessory-Limited-Time-Offer/12560763

Pentax - $530 - amazon
http://www.amazon.com/Pentax-K-x-2-7-inch-18-55mm-Black/dp/B002OEBTC8/ref=sr_1_1?s=photo&ie=UTF8&qid=1280450159&sr=1-1

Gostaria muito de opiniões a respeito das máquinas, e principais diferenças entre elas.

A Olympus é uma boa opção? Li muitos comentários elogiando a Panasonic e a Pentax, mas sei muito pouco a respeito da Olympus.

Qual entregaria mais diversão por dólar gasto?

Soube ainda que em agosto chegará a FZ40, custando $400. Será que as alterações justificam os quase $80 a mais em relação à fz35?

Outras opções de máquinas interessantes e lojas confiáveis nos EUA também seriam bem vindas.

A máquina é para uso amador no dia a dia. Fotos da família e hobby. Gosto de tirar fotos ao ar livre, de objetos em movimento, fotos noturnas  e fotografia macro. A opção de filmar em HD logicamente é bem vinda, mas prefiro fotos à vídeos, portanto, o modo filme é dispensável.

Desculpem o tamanho do texto e a quantidade de indagações, e desde já agradeço a atenção de todos.

Abraço

Felipe
Pentax K-x * SMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 * SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2010, 15:57:36
Cara, as 3 câmeras são BEM diferentes.

A FZ35 tem um sensor BEM menor do que a E420 e do que a KX, e consequentemente é pior com isos altos (tem uma performance pior com pouca luz) e no que diz respeito a latitude (explicando de forma bem simples é a capacidade de um sensor captar uma amplitude de luz e sombra, ou a amplitude entre a parte mais escura da imagem até a mais clara). A qualidade de imagem da FZ35 também não está no nível da E420 e muito menos da KX. Basicamente, a FZ35 é uma câmera para quem não quer ficar andando com um monte de lentes e não precisa de uma qualidade de imagem superior (sem querer dizer que não é possível tirar fotos maravilhosas com ela).

A E420 é uma câmera bacana, mas já completamente datada. O sistema dela (cuatro terços) vai acabar sendo substituído pelo MICRO cuatro terços (bem mais compacto e com ótima qualidade). O sensor é maior do que o da FZ35 mas menor do que a da KX. Ela tem uma performance com isos altos e latitude melhores do que a FZ35, mas pior do que a KX. É a única do grupo que não filma em HD.

A KX é uma câmera maravilhosa. Tem uma performance no escuro absolutamente fantástica, uma latitude de 12,5 stops (é muuuito), um nível de detalhe fabuloso. Agora, se você quer portabilidade essa não é a melhor opção, pois é a maior do grupo (a FZ35 é a menor e mais portátil).

Agora tem que ver o que você quer, quais as tuas prioridades. Vou te dizer também que pelo preço que você está disposto a pagar pela KX você tem opções ótimas como a Nikon D5000 (beeem no estilo da KX) ou os sistemas micro cuatro terços (a Olympus EPL1 poderia ser uma opção excelente para você).
« Última modificação: 02 de Agosto de 2010, 15:59:39 por rawfa »


Schueler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2010, 18:01:29
O nosso amigo Rawfa disse tudo :clap:

Já tive a FZ 35 e na sua categoria ela é o melhor custo benefício por ser bem completa e ainda fotografa em RAW.
Acabei vendendo a FZ 35 porque cismei de comprar uma DSLR e acabei comprando a Pentax K-X.
A diferença é enorme na qualidade das fotos, principalmente em ISO alto e olha que a FZ é um das melhores na sua categoria.
Se eu fosse vc pegava uma K-X por ter uma qualidade BEM superior, tamanho parecido e por muito pouca diferença de dinheiro. :ok:
Agora se vc precisa de zoom esquece tudo que eu falei. :ok:
Espero ter ajudado.

Abraço
« Última modificação: 02 de Agosto de 2010, 18:01:50 por Schueler »
Nikon D7000 18-105mm Lente Nikon 35mm 1.8G  Flash SB 400
Canon S95


boemia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2010, 20:25:10
O nosso amigo Rawfa disse tudo :clap:

Já tive a FZ 35 e na sua categoria ela é o melhor custo benefício por ser bem completa e ainda fotografa em RAW.
Acabei vendendo a FZ 35 porque cismei de comprar uma DSLR e acabei comprando a Pentax K-X.
A diferença é enorme na qualidade das fotos, principalmente em ISO alto e olha que a FZ é um das melhores na sua categoria.
Se eu fosse vc pegava uma K-X por ter uma qualidade BEM superior, tamanho parecido e por muito pouca diferença de dinheiro. :ok:
Agora se vc precisa de zoom esquece tudo que eu falei. :ok:
Espero ter ajudado.

Abraço
Muito obrigado pelos esclarescimentos. Me ajudaram muito.
Mais uma coisa... eu não estaria muito limitado somente com a lente do kit básico da KX?
Falo isso porque eu até conseguiria comprá-la, mas a compra da segunda lente teria que aguardar mais um pouco...
Que tipo de lente vocês me indicariam? Qual marca? As lentes da Pentax são muito caras?
Não tenho necessidade de zoom longo. Só quero uma máquina que me proporcione bons momentos de diversão.

Abraço
Pentax K-x * SMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 * SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8


boemia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2010, 21:16:48
Dei uma olhada na ELP1, mas senti falta do visor tradicional (ela só tem o lcd), ainda mais em uma camera desse porte.
Pentax K-x * SMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 * SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2010, 08:22:58
O Kit original da KX é de boa qualidade e seria mais ou menos equivalente a um 28mm-85mm, ou seja, um zoom clássico para a maioria das situações do dia a dia. Agora se você tirar fotografias de pássaros, natureza, etc provavelmente terá que comprar um zoom mais potente. A Sigma e Tamron tem ofertas que podem ser uma opção interessante de qualidade/preço. Para mim o único problema da Pentax é que não tem disponível a quantidade de lentes que a Canon ou a Nikon tem.
Agora, se você for realmente comprar a KX (repito, é uma câmara realmente fantástica) a bhphotovideo está com uma promoção imperdível de 618.99us$ pela KX com uma 18-55mm e uma 50-200mm. Com isso com certeza você não vai precisar de mais zoom.


boemia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2010, 19:41:03
Vi essa promoção, realmente muito boa. Só a lente, avulsa, custa quase $250.
Pelo que vi, as dimensões da pentax nao sao "muito" maiores do que a pana, estou certo?
Mais uma coisa... as lentes que acompanham esse kit ( http://www.bhphotovideo.com/c/product/651672-REG/Pentax_16201_K_x_Digital_SLR_with.html#specifications ) tem boa luminosidade?
Desculpem a enxurrada de perguntas, mas meu conhecimento é limitado e gostaria de fazer uma compra certo do que estou adquirindo.
Grande abraço e obrigado mais uma vez.
Pentax K-x * SMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 * SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8


Schueler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2010, 08:15:10
Essa promo está imperdível mesmo. :eek:
Em relação ao tamanho a K-X é um pouco maior e mais pesada que a FZ 35 até porque usa quatro pilhas e as lentes geralmente não são leves.  
Agora as lentes do kit são boas para uso geral e vai te atender com certeza.
Existe lentes melhores mas são bem mais caras.
Boa sorte na escolha.

Abraço
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, 08:17:59 por Schueler »
Nikon D7000 18-105mm Lente Nikon 35mm 1.8G  Flash SB 400
Canon S95


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2010, 14:18:41
Cara, as lentes que vem não são lentes desenhada para pouca luz, mas posso te garantir que com a Pentax KX você nunca vai ter que se preocupar com isso. Dá para tirar fotos fácil com iso 6400(absolutamente impossível com as duas outras opções que você apresentou). Inclusive tenho uma foto tirada com iso 12000 em preto e branco que pode ser utilizada (mas foi só para experiência mesmo porque não é um valor muito normal). Agora se você realmente faz questão de uma lente dedicada só para fotografia com pouca luz o que eu faria é fuçar no ebay para comprar uma Pentax 50mm f1.7 manual (bem baratinhas) em vez dessa promoção com duas lentes na bhphoto.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, 14:19:35 por rawfa »


boemia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2010, 01:15:11
Vocês estão quase me convencendo a entrar para o mundo das DSLR. Acho que vou mesmo optar pela K-x.
Com as lentes do kit consigo tirar fotografias em macro?
As cameras compactas normalmente trazem em sua especificação a distância mínima de foco, mas não encontrei essa informação nas lentes do kit pentax (18-55mm e 50-200mm).
Em caso negativo, que equipamento seria necessário (lente, filtros)?
Não é para nada muito específico, mas gosto bastante da fotografia macro (flores, insetos).
Mais uma dúvida (já estou abusando de vocês - hehehe). Para conseguir aquele efeito de movimento em fotos de cachoeiras, ondas quebrando na areia, etc. que tipo de filtro ND é necessário? Vi diversos graus (0.6, 0.9, 3).
Grande abraço.
Pentax K-x * SMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 * SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8


Schueler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2010, 11:24:49
Assim que puder eu coloco algumas fotos em macro com a K-X. :ok:
« Última modificação: 08 de Agosto de 2010, 11:29:38 por Schueler »
Nikon D7000 18-105mm Lente Nikon 35mm 1.8G  Flash SB 400
Canon S95


Schueler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Agosto de 2010, 11:52:51
Acabei de tirar uma foto em jpeg pra vc ter uma idéia do macro da K-X. :ok:
Para uma lente  kit até que não ficou ruim.
(foto tirada sem tripé)

http://img801.imageshack.us/img801/5056/imgp2844.jpg


f-7.1
iso 100
1/30s
42mm
« Última modificação: 08 de Agosto de 2010, 12:12:49 por Schueler »
Nikon D7000 18-105mm Lente Nikon 35mm 1.8G  Flash SB 400
Canon S95


boemia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Agosto de 2010, 13:12:10
Muito obrigado Schueler.
Melhor do que qualquer explicação.
Abraço
Pentax K-x * SMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 * SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8