Autor Tópico: Dicas de segurança. Câmera e lentes. Dúvidas.  (Lida 2979 vezes)

F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #15 Online: 01 de Agosto de 2010, 16:23:19
Dependendo do lugar onde você está é possível sim usar o equipamento na rua, sejamos realistas né. Mesmo se tratando de Brasil, e das grandes metrópoles violentas, ainda é possível sacar uma SLR em certos locais com alguma tranquilidade. Existem lugares que são bem policiados, e existem outros onde o índice de roubos é muito baixo mesmo sem policiamento constante.

Moro no Rio de Janeiro e, existem sim, lugares e situações onde posso usar minhas SLR/DSLR na rua sem ser importunado. Exemplos são a Feira da Rua do Lavradio (todo primeiro sábado de cada mês) e o "Mercado Cultural da Praça XV" (todo segundo sábado de cada mês).

Fotos tiradas no "Mercado Cultural da Praça XV" podem ser vistas aqui: http://www.flickr.com/photos/fkruschewsky1964/sets/72157611228661963/

Usei na época uma Nikon D2x com uma Nikkor 105mm f/2 - Não é o que se pode chamar de um conjunto discreto, mas não era tão chamativa quanto algumas Canons 70-200 brancas que apareciam por lá, hehehe

Acho que nem rola usar equipamento grande ou muito chamativo na rua, seja por motivos de segurança ou por falta de discrição.

O ideal é usar um equipamento pequeno. Se for usar uma DSLR, prefira lentes pequenas. Usar uma 70-200 branca é meio inadequado.

Bucephalus! seu avatar, por sinal, usa um conjunto câmera/lente bastante discreto e que eu uso na prática!  Na rua sempre fotografo com a 50mm ou, na maioria das vezes, com teles pequenas (até 180mm) ou com a 70-300mm "VR", muito mais discretas que qualquer 70-200mm f/2.8, ainda mais se for branca!

Outra coisa importante, todo o meu equipamento está no seguro! Junto $$$ todos os anos para renovar a apólice que cobre, além de furto/roubo, qualquer acidente que ocorra com o equipamento, onde quer que seja.

Boas Fotos para todos!!!



F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #16 Online: 01 de Agosto de 2010, 17:49:00
Penso que as câmeras "mirrorless", com sensores para os formatos "APS-C" e "Micro 4/3", e uma variada gama de lentes, tanto "zooms" quanto "primes", podem ser uma solução para fotografar na rua com discrição, custo relativamente baixo e, ao mesmo tempo, proporcionar imagens com a qualidade que só os sensores maiores podem proporcionar!  Estou acompanhando atentamente a evolução das câmeras "Micro 4/3" e da Linha "NEX" da Sony e, pelo que ví das imagens geradas por tais modelos, a qualidade já alcançou um patamar muito bom p/ se usar nas ruas!  Falta agora ver o que Canon, Nikon e Pentax estão preparando para entrar neste mercado e que os preços dos equipamentos caiam um pouco mais com a entrada das marcas supracitadas :ok:

Sou apaixonado por "street photography" e estou esperando apenas que aumentem as opções de marcas e modelos "mirrorless" (além da queda dos preços) para que possa comprar uma dessas câmeras!   Para fotografar nas ruas, este tipo de câmera poderá substituir de vez minha DSLR, uma vez que posso carregá-la "full-time" na bolsa ou no bolso da jaqueta.

Boas Fotos a todos!!!!
« Última modificação: 01 de Agosto de 2010, 18:00:49 por F.Kruschewsky »


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #17 Online: 08 de Agosto de 2010, 13:08:19
Eu viajo muito pelo meu estado e toda vez que faço isso levo no bolso da jaqueta uma compacta da canon "powershot A720 is" bem pequena e discreta e ainda possui funções de uma semi-pro. Viajo muito de moto e paro muito na estrada para fotografar coisa corriqueiras e inusitadas, é bem discreta e não tenho que perder tempo abrindo a bouça para tirar uma dslr.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/