Autor Tópico: O que é necessário para fotografar?  (Lida 4862 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 06 de Dezembro de 2005, 20:38:17
Prezados:

A maior parte dos fóruns de fotografia t~em como assunto principal os equipamentos e em segundo lugar as técnicas de fotografia, geralmente as técnicas básicas.

O fotógrafo Ralph Gibson diz sobre sua experiência com grandes fotógrafos o seguinte:

Citar
até ser convidado para trabalhar com a Dorothea Lange. Aliás fui convidado, justamente porque era muito bom tecnicamente falando. Para minha surpresa, a primeira coisa que descobri e que ela ao contrário não era muito boa em técnica e que a força da sua fotografia estava muito mais no seu desejo de expressar algo do que na qualidade de seus negativos. Trabalhar para Lange foi uma experiência muito interessante. Às vezes passávamos o dia inteiro no laboratório trabalhando num mesmo negativo e de repente usando apenas sua intuição ou seu lado emocional ela dizia: "essa é uma boa foto". Nunca sabia como havíamos chegado a tal resultado e nem porque as outras fotos não eram boas, mas sabia apontar a certa, porque estava cheia de emoção.
Lembro de uma vez em que estávamos vendo uma imagem de uma menina com olheiras e pedi para ela me contar a história da menina. Ela me respondeu que não era uma jovem, mas uma criança portadora de deficiência mental e que as outras crianças costumavam atormentá-la. Enquanto ela me contava a história começou a chorar. Eu a vi chorando sobre uma foto que havia feito há 30 anos. Essa foi para mim a maior lição sobre a importância do conteúdo de uma imagem e não da forma. A forma é a qualidade do negativo, o conteúdo é o que diz a fotografia. Ao mesmo tempo comecei a trabalhar para o Robert Frank. Todos os fotógrafos da minha época eram fascinados pelo seu livro "The Americans". Novamente me encontrei frente a um trabalho técnico não tão bom. Aí pensei que todos os grandes fotógrafos tinham negativos ruins (risos).

Depois, sobre sua própria fotografia, diz:

Citar
Hoje, basicamente ando pelo mundo só com uma câmera, uma lente 50 mm e muitos filmes. Acho que é só disso que precisamos.


Pois bem, em face da absurda diferença entre o dito pelo Gibson e o que se assiste nos fóruns, pergunto, e pedindo resposta sincera:

O que falta à sua (de cada um) fotografia para ela evoluir?


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2005, 21:00:51
Citar
O que falta à sua (de cada um) fotografia para ela evoluir?
Tempo.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2005, 21:07:19
Acho que precisa de uma dedicação maior. Os problemas e afazeres do dia-a-dia tentam impedir que se possa mergulhar na fotografia como gostaria. Como a maioria ou vive de outra coisa ou tá estressado pra conseguir viver de fotografia, acho que o ideal seria ser um fotógrafo funcionário, seja do governo ou de uma grande corporação como a Petrobrás. Aí vc vai respirar foto o dia todo tendo tempo e estímulo pra se aprofundar e melhorar os aspectos não técnicos, intocáveis, como o talento, o instinto, a sensibilidade de transmitir em uma foto mais que em muitas palavras.
Fotógrafos que vivem de seu trabalho, acho que os chamados autorais se não me engano, tem mais chance no exterior onde a arte é mais valorizada. Acho que aqui no Brasil são uns gatos pingados. Os fotojornalistas, normalmente bem equipados e na rua o dia todo, se amarem a fotografia tem um prato cheio na mão.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2005, 21:25:28
muito interessante, o que falta pra mim acho que "andar pelo mundo"

 :thmbup:  
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2005, 21:32:55
Citar
muito interessante, o que falta pra mim acho que "andar pelo mundo"

 :thmbup:
...e não ser assaltado...
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2005, 21:33:48
Tempo, estudo de diferentes linhas (no sentido de escolas) de composição e mais treinamento do olhar.


Gustavo Santiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
    • http://photobucket.com/albums/v432/gustavosantiago/
Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2005, 21:47:16
Para mim acho q falta composição, olhar para "qualquer coisas" e conseguir fazer uma foto de qualidade, depois entrei no "mundo" da fotografia aprendi a reparar mais na luzes, sombras, reflexos, etc... mas ainda falta um olhar mais "humano" e menos tecnico.
Gustavo Santiago Passos
santiagopassos@yahoo.com.br
MSN evolutionu2@hotmail.com
MINHAS FOTOS
Nikon D200, Sigma 24-70mm 2.8, Nikon VR 70-300mm 3.5-5.6 Flash SB-800


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2005, 22:01:28
Bom, eu ao menos teria várias respostas p essa pergunta, mas acho que a intenção do Ivan foi mais profunda e de provocar reflexão de cada um pq estamos sempre querendo mais equipamento, quando n verdade o que precisamos é fotografar mais. Eu responderia isso então: mais conhecimento, e fotografar mais.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 22:28:09 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2005, 22:14:48
Sim, Gustavo.

Considero que a maioria dos foristas possui um equipamento capaz de suportar não apenas a fotografia que efetivemente faz como certo (incerto na extensão) desenvolvimento. Contudo, recorrentemente, voltamos ao debate do equipamento. Às vezes penso que isso tem como efeito escondera verdadeira questão.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2005, 22:23:49
Talvez nós, homens, sejamos um pouco mais apegados à tecnologia, à técnica e à matemática do que à sensibilidade. Não que sejamos insensíveis, mas às vezes exercitar a sensibilidade tem algo de doloroso e não-natural. Os que conseguem superar esse lado, tornam-se excelentes fotógrafos.

Alguns talvez me condenem, mas há muitos fotógrafos ricos e famosos que giram o mundo fotografando aborígenes, mendigos, animais exóticos e são considerados grandes fotógrafos. Não há dúvida de que suas fotografias são "bonitas", mas será que outro de nós não seria capaz de gerar tais fotos, tendo os mesmos recursos?

No fórum off-topic, há uma discussão sobre a falta de participação das mulheres aqui no fórum. Acho que um pouco é isso. A mulher prefere se dedicar a uma bela composição com uma compacta da Sony do que se preocupar com aberrações, nitidez e outros fenômenos óticos. Dê uma excelente câmera para uma mulher e ela fará ótimas fotos, só não pergunte pra ela o que ela achou da vinheta, da barrel distortion, do ruído e da aberração cromática :P

Vejo que alguns membros do fórum (incluindo eu) às vezes deixam de fotografar porque não possuem o equipamento ideal para a sua fotografia. Eu mesmo, indignado com a minha GA Vivitar, tinha parado de fotografar nessa distância focal, mesmo que a composição ficasse mais interessante. Eu preferia deixar de fotografar do que fazer uma foto sem nitidez.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 22:26:30 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2005, 22:32:57
Acho que vou melhorar as minhas fotos depois das aulas que tive de Introdução ao Desenho de Observação, porque fala-se muito na aula de composição, e quase nada de material para desenhar. O que importa é vc conseguir aplicando uns conceitos básicos de composição tornar a imabem agradável aos olhos como, por exemplo, colocar uma fila em diagonal e não reta; usar o máximo do quadro para perspectiva, uso da profundidade para dar movimento, deixar a cena incompleta, essas coisas que são simples, mas que tornam o desenho/foto bem interessantes.
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2005, 22:50:22
Citar
Sim, Gustavo.

Considero que a maioria dos foristas possui um equipamento capaz de suportar não apenas a fotografia que efetivemente faz como certo (incerto na extensão) desenvolvimento. Contudo, recorrentemente, voltamos ao debate do equipamento. Às vezes penso que isso tem como efeito escondera verdadeira questão.
Acho que isso é relativo, Ivan. No meu caso, por exemplo, discutir equipamentos não seria propriamente esconder a "verdadeira" questão. Trata-se mais de uma questão paralela, de um interesse que corre ao lado das necessidades objetivas e, de certa forma, com algum grau de independência em relação a elas. Por exemplo, venho pensando em migrar para Nikon e, por isso, estou fazendo exaustivas comparações entre a XT e a D50. Entretanto, isso ocorre ao mesmo tempo em que procuro boas fontes de estudo para aprimorar minhas composições, as quais considero extremamente pobres e que nada tem a ver com canon X nikon.

Por isso mesmo é que, ao ser indagado sobre "O que falta à sua (de cada um) fotografia para ela evoluir?", minha resposta passa longe dos equipamentos, mas não impede que me interesse por eles e que os discuta com outros foristas.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 22:52:23 por Bruno Gomes »


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2005, 22:54:11
Ivan,

Há algum tempo eu penso sobre isso. Cheguei à conclusão que para a evolução da minha fotografia falta saber terminar a foto. O que isso quer dizer? Em vários passeios fotográficos as pessoas estranham de eu fazer apenas 20 ou 30 fotos e não 150. O curioso é que eu não consigo. Eu gosto de escolher o ângulo, de "desenhar" a cena (o vício da profissão) e isso requer tempo, mas sempre acho que faço o possível na captação da imagem mas falta o desfecho da Pós-produção que a meu ver seria passar "o dia inteiro no laboratório trabalhando num mesmo negativo".

Não sou profissional da área e na minha opinião, para as MINHAS fotos é isso que me falta.

Abraço e gostei muito deste tópico.

Melão  
Visitem meu flickr


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2005, 23:01:04
Eu ja passei um bom tempo debatendo isso com amigos (Gustavo, inclusive)... É uma pergunta de muitas respostas.

Acho que cabe a cada um responder a si mesmo.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2005, 23:10:40
Há respostas muito interessantes aqui. A do Francisco, atribuindo a uma tendência masculina -que há, decerto- em gostar de mecanismos e aspectos tecnológicos, a do Carlo Luciano exemplificando brilhantemente a correlação entre composição e interesse, a do Bruno, mantendo a consciência dos dois interesses -e é verdadeiro, pois já li tópicos começados por ele alando dessa busca-, a do Melão que tem o olho treinado pela profissão e procura desenvolver os aspectos de refinamento da imagem depois de capturada.

Gostaria de fazer notar que tanto o dito pelo Francisco, que por sinal adotou uma alternativa para ter bons equipamentos divergente daquelas eternamente discutidas, quanto a do Bruno explicam o interesse em equipamentos, em parte, pelo menos, mas ainda assim parece que este interesse, que todos reconhecem não ser aquilo que pode provocar a evolução, termina hipertrofiado pois ocupa o espaço de discussão quase todo, e o pior, de maneira quase imperativa.

Aí quando um fotógrafi diz, como o extrato da entrevista, usar apenas uma cãmera e uma lente, isso aponta para uma "essência" do ato fottográfico que assusta e quase amedronta. Eis o fato: basta uma câmera com recursos regulares e uma boa lente. Que terrível isso, pois nos imputa uma responsabilidade quase intolerável.