Autor Tópico: Qual o melhor PB?  (Lida 6977 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 19 de Agosto de 2010, 08:03:34
Jose Azevedo, é verdade, gosto muito do Kodak BW400CN, do Ilford nem tanto, acho que tem muita granulação. Por isto uso em ISO 200.
Mas onde comprar?
E onde comprar revelador e fixador?
Está cada vez mais difícil, as minhas câmeras de filme ficam praticamente paradas, só em pensar no trabalho
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #16 Online: 20 de Agosto de 2010, 01:15:46
Paulo, a útima vez que comprei foi na Consigo, mas só tinha o Ilford e as químicas. Eu também prefiro o Kodak, acho que rende mais meio tons - mas o Ilford, até pelos grãos, parece mais filme de prata - mas o que me disseram, em várias lojas, é que ele de vez em quando aparece. E acaba rápido. Ou seja, há demanda, o que falta é importação mesmo.
Abs,

José Azevedo


rvicter

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 20 de Agosto de 2010, 08:38:26
é melhor comprar no ebay!!! chegou uma encomenda minha essa semana!
Rafael Victer


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #18 Online: 20 de Agosto de 2010, 16:51:10
Eui usei o Ilford HP5 e achei fantástico o resiltado. Não se esqueça do Neopan 400
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


pedrotolfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 24 de Janeiro de 2011, 04:09:13
pan f (iso 50) e hp5 (iso 400) ambos ilford, insuperaveis
Pedro Tolfo - Fotógrafo
11-82783067


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #20 Online: 22 de Julho de 2011, 15:41:14
Ressucitando o tópico ....


Pretendo revelar meu primeiro filme em breve ... Eh um filme pb ilford fp4 125.

Pelo que eu andei lendo, preciso de rodinal pra revelar esse filme. Ou posso usar o d76 ?

Jardel.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 22 de Julho de 2011, 17:12:24
pan f (iso 50) e hp5 (iso 400) ambos ilford, insuperaveis


Insuperáveis ? Já usei o Pan-F e achei o Adox CHS-50 em Rodinal bem superior... Se revelar em Adonal então chega a ser covardia. Não que o Pan-F seja ruim, pelo contrário, é um excelente filme.

O HP5 é um filme antigo, com comportamento bem semelhante ao Tri-X, no sentido de se poder experiementar com outras temperaturas e tempos de revelação. O HP5 plus é superior em termos de push-processing mas só vele mesmo de revelar em Microphen.

Nas categorias:

- Grão fino: ADOX CMS 20 revelado em Adonal. Até hoje (jul/2011) nada chega sequer perto.

- ISO 400: Ilford HP5 Plus em Microphen ou Kodak Tri-x em Cafenol ou Rodinal (Não é a toa que estão no mercado a tanto tempo)



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 22 de Julho de 2011, 17:15:50
Ressucitando o tópico ....


Pretendo revelar meu primeiro filme em breve ... Eh um filme pb ilford fp4 125.

Pelo que eu andei lendo, preciso de rodinal pra revelar esse filme. Ou posso usar o d76 ?

Jardel.

Pode sim. Aliás, em PB pode usar qualquer revelador, os resultados podem ficar ligeiramente diferentes, mas em geral funcionam. Claro que para extrair o máximo, algumas combinações de filme/revelador são melhores, tipo, dá para revelar TMAX com D76, mas com o revelador TMAX fica mais interessante. Geralmente se usar um revelador diferente, haverá diferença de contraste ou grão.




jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #23 Online: 22 de Julho de 2011, 18:16:31
Blza Antônio,

   Onde eu compro esse material .. tanque .. revelador etc. num preço bacana ?

Jardel.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 22 de Julho de 2011, 19:06:28
Eu acho que um filme que merece ser pelo menos experimentado é o Fomapan. Os rápidos na minha opinião nem tanto, mas os mais lentos têm se mostrado uma película bastante interessante.

O Fomapan 100 exposto a ISO 64 (alguns afirmam ser essa sua sensibilidade verdadeira) entrega uma gama de cinza muito bonita em lentes mais cortantes, como as Tessar. Lentes japonesas, da Mamiya RB67, como a lente 180mm os retratos parecem querer saltar aos olhos, parecem querer pular do papel. Ainda na RB67, com a lente 65mm (grande angular), para paisagens a riqueza de detalhes é fantástica. Tô falando, obviamente, de formato 120.

Citei esse Fomapan porque acho que ele merece. Mas o meu preferido ainda continua sendo o Acros. Comprei até uns rolinhos de Acros formato 135, mas este parece não render tanto como em formato 120 ou maior.
« Última modificação: 22 de Julho de 2011, 19:10:56 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582