Autor Tópico: Como cobrar um trabalho  (Lida 3422 vezes)

Cla Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Online: 10 de Setembro de 2010, 00:38:55
Olá! Não sei se este é o lugar correto para este tópico,mas vamos lá...
Preciso do auxílio de vcs...
Estou tentando ser uma boa fotógrafa e lutando pra conseguir isso... Gosto muito de fotografar festa infantil, e tenho conseguido algumas pra ir treinando... e tenho cobrado por esse treino,claro!rsrs mas um valor mto abaixo do mercado,e tenho feito só pra um conhecido aqui ,outro ali. Pesquisei valores para esse serviço e em Curitiba,fotógrafos bacanas cobram por volta de 500,00 um álbum digital.Tenho cobrado metade do preço,por causa da camaradagem, e por achar q ainda tenho q caminhar um pouco pra consseguir esse valor,  e eu sei q isso é péssim pra todos nós, mas qual não foi minha surpresa ao descobrir q tem gente,já com mais experiência e melhor equipado consegue cobrar menos!!??? :eek: :eek: :eek: fiquei pasma,e veio a velha dúvida: o q eu faço? será q rola uma camaradagem pra eu conseguir colocar preço justo,gente? o q vcs me dizem?  :shock: :shock:
:) Clarice Costa


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2010, 00:59:44
Olá ,  olha só agente só começa a valorizar quando tem que enviar algum equipamento pra assistência técnica e recebe a facada do orçamento.
Pra aprender vale cobrar menos um pouco , só não se arrisque a cubrir sózinha algo muito importante tipo casamento ou algo que envolva um cronograma ou cerimonia.

E tem a velha história de saber se seu trabalho já está a altura dos profissionais que cobram mais pra poder nivelar o preço. :ok:

Boa sorte
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Cla Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2010, 01:22:31
Olá ,  olha só agente só começa a valorizar quando tem que enviar algum equipamento pra assistência técnica e recebe a facada do orçamento.
Pra aprender vale cobrar menos um pouco , só não se arrisque a cubrir sózinha algo muito importante tipo casamento ou algo que envolva um cronograma ou cerimonia.

E tem a velha história de saber se seu trabalho já está a altura dos profissionais que cobram mais pra poder nivelar o preço. :ok:

Boa sorte



Olá Hamilton!
Pois é,td é mto caro,e sei que não posso pegar nada "grande", não dá pra pegar,encarar e acabar por queimar o filme né? por isso to pegando "festinhas" e cobrando menos,e tenho consciência que ainda estou longe de ser uma profissional,com todo o mérito dos verdadeiros profissionais, por isso sempre digo q estou TENTANDO me profissionalizar. E sei q pelo baixo preço que cobram  a maioria não se mantém, pq é necessário muito investimento,não só em equipamento,mas em estudo tb. e não quero fazer parte dessa maioria, quero um dia poder dizer,assim como vcs aqui do fórum: sim,eu sou uma profissional!
mas é fogo nos depararmos com pessoas q se dizem profissionais , já estão há uns 3 anos (pouco,mas eu estou há 1 ano tentando...) no mercado,e cobram tão pouco... :(

Mas obrigada!!! :clap:

dei uma olhadinha no seu trabalho,amei a foto da  daminha do casamento  lendo uma revista...!  :worship:

Abraços!
:) Clarice Costa


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2010, 15:18:49
Cla,

é importantíssimo levantar os seus custos para saber quanto seria justo cobrar.

No chute é muito dificil dizer o que é um preço baixo ou alto.

Um conselho, não cobre abaixo do seu custo. Eu já deixei de fazer aniversário de criança uma vez porque a pessoa achou caro. Prefiro não pegar do que pegar por preço menor.

Eu já vi uma boa planilha na internet sobre custos de fotografia, dá uma olhada...fiz a minha por esta:

http://tudoparafotografia.blogspot.com/2009/05/calculo-de-custos-fotografia.html

É um bom começo. Eu fiz também uma pesquisa de mercado, que sempre atualizo, para ver qual a média de preço que está sendo cobrada para este tipo de evento no Rio. Não adianta também cobrar muito acima do preço médio sem ter uma certa "fama" entre as mães. A velha história da oferta x procura.

Espero ter ajudado.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2010, 15:20:52 por gtsouza »
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Cla Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2010, 00:45:58
Cla,

é importantíssimo levantar os seus custos para saber quanto seria justo cobrar.

No chute é muito dificil dizer o que é um preço baixo ou alto.

Um conselho, não cobre abaixo do seu custo. Eu já deixei de fazer aniversário de criança uma vez porque a pessoa achou caro. Prefiro não pegar do que pegar por preço menor.

Eu já vi uma boa planilha na internet sobre custos de fotografia, dá uma olhada...fiz a minha por esta:

http://tudoparafotografia.blogspot.com/2009/05/calculo-de-custos-fotografia.html

É um bom começo. Eu fiz também uma pesquisa de mercado, que sempre atualizo, para ver qual a média de preço que está sendo cobrada para este tipo de evento no Rio. Não adianta também cobrar muito acima do preço médio sem ter uma certa "fama" entre as mães. A velha história da oferta x procura.

Espero ter ajudado.


Nossa,brigadão pela dica! a Planilha não estva mais disponível,por direito autoral,as entrei no blog do Geraldo Garcia ,mto bom por sinal.
Fiz a pesquisa de mercado tb. Gostei mesmo do que você falou: não abaixar o valor! :ok:
Valeu mesmo!
Abraços!

:) Clarice Costa


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2010, 08:43:37
Disponha!
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2010, 11:13:23
é importantíssimo levantar os seus custos para saber quanto seria justo cobrar.
:ok: :ok: :ok:

Também imagino que existem nichos de mercado em fotografia, assim como existem em outros áreas, não!? Tipo, quando se fala em Casamento ou Festa de Criança existem de todos os tipos e todos os níveis. A questão não deveria ser apenas cobrar "menos". Pois acho que existe um nicho de mercado que não pode mesmo pagar mais. Esse também é o nicho que não pode exigir muito do fotográfo. Ai o preço "baixo" é justo, devido o nível do profissional e da exigência do cliente.  :ponder:


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2010, 11:38:54
Leandro,

se esse "preço baixo" for menor que seu custo você vai falir cedo ou tarde. E convenhamos quem paga uma festa de criança em casa de festa tem grana para pagar fotógrafo.

Aqui no Rio, pelo menos, uma festa em casa de festa não sai por menos de R$ 4000,00. Isso uma mais ou menos, tem casa que é de R$ 5k para cima. Acredito que em Sampa seja no mínimo igual.

Repito é suicídio cobrar menos que o custo. Se o nicho da pessoa não suporta preços acima do seu custo, é hora de pensar em outro nicho.

« Última modificação: 13 de Setembro de 2010, 11:40:10 por gtsouza »
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2010, 12:31:44
Leandro,

se esse "preço baixo" for menor que seu custo você vai falir cedo ou tarde. E convenhamos quem paga uma festa de criança em casa de festa tem grana para pagar fotógrafo.

Aqui no Rio, pelo menos, uma festa em casa de festa não sai por menos de R$ 4000,00. Isso uma mais ou menos, tem casa que é de R$ 5k para cima. Acredito que em Sampa seja no mínimo igual.

Repito é suicídio cobrar menos que o custo. Se o nicho da pessoa não suporta preços acima do seu custo, é hora de pensar em outro nicho.

Ah sim, não tenho dúvida disso! Tanto é que citei essa sua colocação lá na minha resposta. :D
A Cla Silva não cita o tipo de festa que ela está cobrindo, nem equipamento utilizado, por isso é dificil avaliar esses tópicos. Aqui em SP tem mercado pra todas as classes, e acredito que existem salões pra todos os bolsos. A questão é que, provavelmente, vc atue em um determinado nicho, que os salões giram em torno desses valores e também deve ter um equipamento bom, com manutenção em dia e tudo mais. Dai o seu justo é maior, realmente.

O que eu quero dizer é que o valor apresentado pela Cla, apesar de baixo, pode não ser injusto como muitos pensam. Por vários motivos, cliente, equipamento, profissional. Resumindo, é o mesmo que vc ta falando sobre cobrir os custos :D

Eu não sou profissional e to dando só uma opinião de quem ta fora e aprendendo tb aprendendo com quem ta dentro.
Abraços,


Cla Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2010, 15:17:17
Ah sim, não tenho dúvida disso! Tanto é que citei essa sua colocação lá na minha resposta. :D
A Cla Silva não cita o tipo de festa que ela está cobrindo, nem equipamento utilizado, por isso é dificil avaliar esses tópicos. Aqui em SP tem mercado pra todas as classes, e acredito que existem salões pra todos os bolsos. A questão é que, provavelmente, vc atue em um determinado nicho, que os salões giram em torno desses valores e também deve ter um equipamento bom, com manutenção em dia e tudo mais. Dai o seu justo é maior, realmente.

O que eu quero dizer é que o valor apresentado pela Cla, apesar de baixo, pode não ser injusto como muitos pensam. Por vários motivos, cliente, equipamento, profissional. Resumindo, é o mesmo que vc ta falando sobre cobrir os custos :D

Eu não sou profissional e to dando só uma opinião de quem ta fora e aprendendo tb aprendendo com quem ta dentro.
Abraços,


Bom,então pra facilitar pra vcs,estou cobrindo festa infantil,como coloquei no primeiro post, com uma Canon 40D ,objetiba 28-135mm ,flash 430 EX.
E aqui em Curitiba o valor das festas é tb por volta de 4000,00. Claro que há um público que paga menos e exige menos tb,mas eu quero clientes bem exigentes para q eu posso ir me aprimorando cada vez mais.
Tenho plena consciência de que não posso cobrar o mesmo de quem tem uma experiência maior,mas o q é díficil é que alguns com bons equipamentos, alguma experiÊncia cobrem 200,00 por 4 hrs de cobertura,fotos entregues em um CD,e todas as fotos do evento,sem limite. Claro que quero chegar em um patamar que possa me dar ao luxo de equiparar o meu valor com o mercado que eu acho bacana,mas para começar,com uns cobrando isso, fica díficil.

Mas continuem com suas opiniões,q é esse tipo de ajuda q preciso,vários pontos de vista,outras idéias,etc! :ok:

Obrigada e abraços! :D
:) Clarice Costa


Clovis Lambiazi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2010, 13:33:52
Comece cobrando menos, e a medida que voce e outras pessoas vão notando a sua evolução vá aumentando o preço.

Mas nada de pular dos 200 pra os 2000 ;)

Abraços