Autor Tópico: FLASH NIKON  (Lida 3599 vezes)

robsonvieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
    • BLOG
Online: 05 de Agosto de 2010, 16:10:42
A câmera Nikon D90 tem a função de disparar flashes remotamente pelo seu flash "embutido", essa opção funciona com todos os flashes dedicados? ( SB900, SB800, SB600)

E nesse caso, o flash tem que estar na linha (na frente) do flash embutido ou não necessariamente?

Já li também que um flash nikon pode ser usado em uma câmera Canon ou vice-versa, só que apenas no modo de ajuste manual, ou seja, não funciona no modo TTL. Apesar dessa limitação, por não ser dedicado, nesse caso, ele não causa danos à máquina e nem a câmera causa danos ao flash? Ou pelo fato de não ser da mesma marca pode causar algum problema ao longo do tempo?

Qual a principal diferença entre os flashes canon e nikon que leva "todo mundo" a dizer que o sistema de flashes nikon é muito superior ao da canon?

E por último, alguém sabe de algum site ou post de algum fórum que traga explicações, tipo um tutorial mesmo, sobre os flashes nikon?

Obrigado!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2010, 19:43:35
Funciona com todos esses. Precisam estar com o receptor mais ou menos apontado para a câmera. Não sei ao certo o ângulo, mas perto dos 30º ou quem sabe 45º funciona (em 45º para cada lado, significa que uma lente 10 a 12mm em APS-C poderia funcionar sem problemas).

Usei Nikon e Canon. Tenho Nikon. O SB-600 com D90 é mais preciso na medição da luz que um 580EXII com 5DMKII. Mas o 580EXII recicla mais rápido, tem mais recursos, mais potência, possibilidade de usar um turbo (batt pack), etc. etc.

Todos falam dos Metz. Deve ser bom mesmo. O dono do estúdio que tem as Canons que uso não deixa outros pegarem o Metz. Outros fotógrafos só usam os speedlights.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2010, 20:22:44
O embutido da maquina dispara os outros sb sem problema.
os flashes Nikon sao mas precisos no TTL, que os Canon.
Metz e uma marca alema que e referencia mundial
faz mas de 40 anos, mas e pouco conhecido aqui.
abs.


robsonvieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
    • BLOG
Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2010, 10:35:26


Já li também que um flash nikon pode ser usado em uma câmera Canon ou vice-versa, só que apenas no modo de ajuste manual, ou seja, não funciona no modo TTL. Apesar dessa limitação, por não ser dedicado, nesse caso, ele não causa danos à máquina e nem a câmera causa danos ao flash? Ou pelo fato de não ser da mesma marca pode causar algum problema ao longo do tempo?



E sobre essa citação acima... alguém me diz alguma coisa? :shock:


Prof° Félix

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 414
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2010, 19:14:58
"Todos falam dos Metz. Deve ser bom mesmo. O dono do estúdio que tem as Canons que uso não deixa outros pegarem o Metz. Outros fotógrafos só usam os speedlights."

dkfuji, qual é o modelo do Metz usado por ele?
« Última modificação: 10 de Agosto de 2010, 19:18:47 por Prof° Félix »
Nikon D50, D70s e D90
Tamron 17-50 f2.8 Nikkor 35-105mm 3.5-4.5 macro Nikon 24-70 f2.8  e lentes do kit


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2010, 22:00:09
Mecablitz 76 MZ-5 Digital Handle Mount Flash with Auto Zoom Head
Com impostos de NYC US$1100


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2010, 20:54:22
Mecablitz 76 MZ-5 Digital Handle Mount Flash with Auto Zoom Head
Com impostos de NYC US$1100

Fui buscar fotos do bichinho da rede...



Com certeza deve ser um flash e tanto.
Dá pra ver pelo preço... na B&H ele está por US$ 1.025, enquanto um SB900 custa US$459.


Usei por um bom tempo um Metz 45 CL4 (ainda o tenho). E só vejo como desvantagem esses flashs de punho, o tamanho e peso.

Pra fotos com flash direto, na horizontal... a sombra com o flash preso ao lado da câmera também me irritava bastante.
Mas também se tem a opção de segurá-lo na mão, e colocar onde quiser. Mas mais uma vez volto ao ponto do desconforto... segurar um flash grande e pesado com uma mão e a câmera com a outra.
Já pra fotos verticais, ao se usar flash direto, ficava ótimo...

Acho bem mais confortável pra trabalhar um flash de sapata em cima da câmera.

Penso que não sou o único que pensa assim... visto que a própria Metz tem sua linha de flash de sapata, como o mecabliz 58...

« Última modificação: 11 de Agosto de 2010, 20:56:42 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2010, 21:55:48
Com o bracket não precisa ficar segurando com a mão. Mas é um trambolho. Sempre rebatido, ilumina mesmo.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2010, 22:04:32
Usava com o bracket na maioria das vezes.
Citei o fato da opção de segurar na mão... pela opção de reduzir sombras indesejadas, em fotos com luz direta.

Realmente, esse modelo (76 MZ-5) pra luz rebatida deve esbanjar potência neh.

Só citei o fato do tamanho e peso, por já ter usado um metz de punho... e pra quem ler aqui, refletir que nem tudo são flores.
Bom deve ser poder ter um de cada tipo... pra usar o que dá vontade, em cada ocasião! :D


Mas nosso papo aqui, me deu vontade é de mandar meu 45 CL4 pra assistencia logo.. pois está parado aqui a algum tempo, com problema no sensor do Automatico.

Viu só como são as coisas, eu falando que ele é grande, pesado, e cansa de usar por um longo tempo... mas já fiquei com saudade do meu, e deu dó de deixar um flash desse porte parado!rs


Abraço
« Última modificação: 11 de Agosto de 2010, 22:06:24 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2010, 22:13:46
Com um número de guia 76 deve ser uma luz e tanto.

...Realmente, esse modelo (76 MZ-5) pra luz rebatida deve esbanjar potência neh.
...
Bom deve ser poder ter um de cada tipo... pra usar o que dá vontade, em cada ocasião! :D
...
Deve ser bom poder optar pelo que mais se adapta à situação. Fotografei um evento hoje, que um SB600 deu conta do recado. Bom que é leve e não suga as pilhas (nem tive que trocá-las).
Em muitas ocasiões vale apena ter um mais potente (sinto falta dessa potência com MEU equipamento, já que esses Canon são do estúdio do Lago Sul). Mas um Metz 76 seria exagero.
Ou quem sabe um QFlash? (http://www.bhphotovideo.com/c/search?Ntt=qflash+trio+qf8n&N=0&InitialSearch=yes)
que muitas vezes parece um flash de estúdio com 200w e uma reciclagem imediata...


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2010, 21:21:17
os contatos da zapata nikon são diferentes dos canon e de todas
as marcas, cada uma tem um disenho.
podes colocar um flash de uma marca e outra camera,
porem só vai funcionar o contato central
chamado de zapata quente, que é o sincronismo de disparo,
porem nao tem nenhuma comunicação com a camera, não faz ttl.
tens que regular o flash (se ele tiver a opção) no modo A, ou M dele proprio em função do ISO e o diafragma escolhido na camera.

cuida de pôr e tirar o flash com ele e a camera desligados.

abs
kiran