Autor Tópico: Flash externo para câmeras sem esse recurso  (Lida 6131 vezes)

leoriza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Online: 08 de Agosto de 2010, 11:40:10
Bom dia pessoal,

Tenho uma Sony H7 e ela não tem suporte para flash. Mas eu vi no Ebay esse flash:

http://cgi.ebay.com/Digital-Slave-Flash-SONY-DSC-H50-H10-H9-H7-H5-H3-H2-/130411005047?pt=Digital_Camera_Flashes

Ouvi falar que ele bate junto com o flash interno. Alguém sabe se vale a pena? Se ela sincroniza certinho com a câmera. Outra dúvida é se dá certo tirar o flash da câmera e bater usando o botão Test. É que minha câmera demora uns 10s para carregar e esse flash externo carrega bem mais rápido. E eu queria usar o tempo dela para bater fotos.


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2010, 09:07:02
Bom dia pessoal,

Tenho uma Sony H7 e ela não tem suporte para flash. Mas eu vi no Ebay esse flash:

http://cgi.ebay.com/Digital-Slave-Flash-SONY-DSC-H50-H10-H9-H7-H5-H3-H2-/130411005047?pt=Digital_Camera_Flashes

Ouvi falar que ele bate junto com o flash interno. Alguém sabe se vale a pena? Se ela sincroniza certinho com a câmera. Outra dúvida é se dá certo tirar o flash da câmera e bater usando o botão Test. É que minha câmera demora uns 10s para carregar e esse flash externo carrega bem mais rápido. E eu queria usar o tempo dela para bater fotos.
Provavelmente o flash sincroniza opticamente, quando ele "vê" o pulso do outro flash dispara também. Quanto a bater o flash manualmente, é um tanto complicado sincronizar na mão pois o pulso do flash é muito curto. O que vc poderia fazer é diminuir ao máximo a potência do flash da câmera para que ele recarregue mais rápido, já que a iluminação em si seria feita pelo flash externo.


leoriza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2010, 00:06:15
Brigadão Wooky. Testei o flash na potência mínima. Ele foi bem rápido para recarregar. Acho que vale a pena pegar esse flash externo.


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2010, 21:02:41
um flash externo sempre é uma boa,
ele não consome a bateria da tua camera,
ele pode ser orientado,
pode ser muito mais potente do que o flash da camera.
so que vc não pode disparar pelo botão de teste nas fotos
"normais", para isso tens que escolher uma velocidade
de obturação bem baixa, perto de 1 seg.
o que é uma boa tecnica para paisagens noturnas.

se vas comprar um flash externo:
tens que descubrir a forma de sincronismo coma tua camera,
se é cabo, zapata, ou fotocelula.
pode ser que não se adapte a tua camera.
o link que vc postou já não tá.

sorte.
kiran


leoriza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2010, 15:45:32
Muito obrigado pela resposta Kiran. Vou colocar um link novo

http://cgi.ebay.com/SLAVE-Flash-SONY-ALPHA-A100-DSC-H50-H10-H9-H7-/360282363089?pt=Digital_Camera_Flashes

Eu acredito que o sicronismo com minha câmera será fotocélula


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2010, 18:58:11
pelo que dá pra ver é assim,
vc dispara o flash da tua sony (ttl)
e o slave (este do link) se dispara por sincronismo
já que possui uma fotocelula própria.
o que tens que entender é que este flash é de tiro-fixo
ou seja : ele não mede, dispara uma potencia fixa,
tem 4 opções, então vc tem que escolher calculando ISO,
metros e diafragma para que a luz seja dele tenha utilidade.
se vc tem dominio neste tipo de calculos pode ser uma boa,
mas na verdade eu acho que vc pode investir um pouco mais
e achar um flash usado de qualquer marca que tenha fotocelula, e modo A.
sorte
kiran


leoriza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2010, 23:56:30
Muito obrigado novamente Kiran. Vou dar uma olhada em flashes melhores. A idéia do flash externo é para bater fotos mais rápidas. Num aniversário, por exemplo, tenho que colocar a potência máxima do flash se for uma área muito aberta. Com isso, a foto fica boa, mas o flash demora demais para carregar e nos parabéns é complicado, pois na próxima foto já quase terminou os parabéns, aí fica complicado. Como esse flash do link carrega rapido e tem um alcance melhor que o flash da minha máquina, achei que ia ser uma boa compra, pois colocaria o flash no mínimo para carregar mais rápido e com alcance do flash máximo.

Sobre a minha câmera, o sensor dela é muito pequeno (0,23cm²). ISO no máximo 100. Com ISO 200 já começa a ficar ruim a foto. Fotos em locais que estou distante do objeto e que a iluminação não é boa, não me arrisco, pq sei que ficará ruim qualquer foto. E com flash, não tem efeito as alterações de tempo de exposição, abertura do obturador e foco.

Estou pensando no fim do ano pegar a NEX-5. Pode não ser tão boa como uma D90, por exemplo, mas tem um preço acessível e o sensor grande. Usaria em conjunto com minha H-7. Para fotos com muita luz e que precise usar zoom, usarei a H-7 e com pouca iluminação a NEX.


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2010, 11:08:15
Muito obrigado novamente Kiran. Vou dar uma olhada em flashes melhores. A idéia do flash externo é para bater fotos mais rápidas. Num aniversário, por exemplo, tenho que colocar a potência máxima do flash se for uma área muito aberta. Com isso, a foto fica boa, mas o flash demora demais para carregar e nos parabéns é complicado, pois na próxima foto já quase terminou os parabéns, aí fica complicado. Como esse flash do link carrega rapido e tem um alcance melhor que o flash da minha máquina, achei que ia ser uma boa compra, pois colocaria o flash no mínimo para carregar mais rápido e com alcance do flash máximo.

Sobre a minha câmera, o sensor dela é muito pequeno (0,23cm²). ISO no máximo 100. Com ISO 200 já começa a ficar ruim a foto. Fotos em locais que estou distante do objeto e que a iluminação não é boa, não me arrisco, pq sei que ficará ruim qualquer foto. E com flash, não tem efeito as alterações de tempo de exposição, abertura do obturador e foco.

Estou pensando no fim do ano pegar a NEX-5. Pode não ser tão boa como uma D90, por exemplo, mas tem um preço acessível e o sensor grande. Usaria em conjunto com minha H-7. Para fotos com muita luz e que precise usar zoom, usarei a H-7 e com pouca iluminação a NEX.
As NEX são um sistema muito interessante, pelo tamanho pequeno e bom sensor. Os controles são meio estranhos, no entanto. Se comprar mesmo conte aqui pra gente como é, tenho muita curiosidade sobre o sistema. Na verdade queria mesmo que a Canon lançasse uma linha mirrorless que aceitasse as lentes EF-S... aí seria ótimo. :D


leoriza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2010, 22:12:10
Mas será que não é parecido com a H-7 os ajustes? O dela já estou acostumado. Realmente ter que configurar no menu, fica um pouco lento para conseguir bater uma foto onde a iluminação não ajuda.

Comprando ela eu faço um review aqui. Mas será no fim do ano ou talvez no carnaval, pois devo ir nos EUA. Se eu for eu compro lá.