Autor Tópico: Abri e fiz manutenção da minha Canon 40D  (Lida 6336 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Online: 09 de Agosto de 2010, 12:29:25
Minha câmera estava com um problema no botão disparador. Às vezes, a câmera não disparava.
Descobri, pesquisando no Google, que o problema é comum e que pode ser causado por sujeira nos contatos
internos do botão disparador. Na assistência técnica, eles não fazem a limpeza alegando que o botão não
tem conserto e que precisa ser substituído.
Como minha câmera tem poucos cliques, não acreditei que o botão já estivesse quebrando e resolvi seguir
as instruções desse site http://www.pbase.com/tobbenh/40dshutter e limpar eu mesmo o botão.
Após remontar a câmera, a mesma não ligava mais  :shock:
Abri novamente, tirei os conectores eletrônicos (super delicados) religuei novamente e, após várias tentativas, tudo voltou ao normal  :clap:
E agora, o botão disparador está funcionando que é uma beleza  :ok:
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2010, 23:28:54
Carácoles, em parte eu achei sua atitude muito boa, por outro lado deve ter sido um susto gigantesco quando ela não ligou novamente depois de montada.

Mas de qualquer forma achei que sua atitude foi muito positiva, já que você resolveu o problema por conta própria, ainda por cima quando a assistência disse que não tinha solução! Espero que isso ajude a mover outros usuários a fazerem o mesmo, já que a maioria coloca o equipamento em um altar e nem se arriscam a limpar o sensor. Nossos equipamentos não são tão sensíveis quanto parecem, e com um pouco de jeito e bom senso podemos ser a nossa própria assistência técnica.

Li um artigo em que um cara comprou um obturador no eBay, e ele mesmo abriu a câmera e trocou a peça. Isso me motivou a ser mais independente...

Comprei uma 5D e a minha Rebel XTi vai ficar aqui parada. Estava pensando em comprar um filtro de sensor IR, abrir a câmera e trocar eu mesmo a peça. Esse site tem a peça e instruções com fotos, e se não decidir vender ou dar a minha câmera com certeza vou converter ela!


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2010, 09:06:59
Pois é, Bucephalus. É normal a gente ficar com receio de abrir a câmera já que é um equipamento eletrônico, complexo e delicado. Se a pessoa for um fotógrafo profissional então, que depende do equipamento para trabalhar, aí o receio é maior ainda.
Mas, se você tem as mãos firmes e é paciente, vale a pena tentar se tiver as instruções como no meu caso.
Bem interessante essa modificação que você quer fazer na XTi. O cuidado será redobrado já que envolve a parte mais delicada da câmera: o sensor. Mas, com bastante cuidado conseguirá fazer sem problemas.
Minhas recomendações: fotografe cada etapa do processo de desmontagem da câmera, de diversos ângulos. Isso pode ajudar muito na hora de remontar.
Faça desenhos da câmera em papel e coloque os parafusos em cima dos locais correspondentes nos desenhos. Fotografe os desenhos com os parafusos em cima também.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2010, 10:11:17
Tinha uma colega minha que queria muito fazer fotos IR, mas quando soube que tinha que "estuprar" a câmera desistiu rapidinho... :D Mais pra frente pretendo fazer isso, quando o $$ permitir - até pq o filtro IR parece que não se encontra com facilidade e portanto deve ser carinho. Mas com uma câmera usada, mais barata. Talvez até pegue uma Nikon, pra me familiarizar com o outro sistema.
Parabéns ao colega pela iniciativa, com certeza vale o risco. Pelo tanto que devem cobrar na assistência, principalmente.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2010, 13:59:24
Certa vez fiz isso com uma lente.
Tinha uma camera mecanica vivitar com uma lente 28-70mm. bom certo dia mandei fazer uma limpeza na lente, e quando fui ver estava desregulada a distancia focal não conscidia com a metragem, levei no local da limpeza e o cara mexeu,mexeu e nada disse que era defeito de fabrica, discuti com ele que isso não era possivel pois ela era nornal ele insistiu que eu ainda não havia percebido o defeito. Só devolvel o dinheiro. fiquei chateado pois não tinha como provar. Já tinha dado como perdida, então resolvi comprar uma kit de chaves de relojoeiro e desmonta-la, colocando os parafusos e peças por ordem de desmonte... se bem que era uma lente bem simples... verifique as lentes e pescebi que uma das lentes estava trocada pois não encachava certo, inverti-a e montei novamente e fiz o texte.
Adivinhei só?
Ficou perfeito, acho que na hora de montar ele iverteu as lentes, voutei la i disse mas ele não acredito.
Moral da historia. As vezes temos que arriscar.O importante é ter cuidado e e uma dose extra de paciencia e tempo disponivel. De lá para cá não fico sem um kit de chaves de relojoeiro e oleo singer e de vez enquanto faço limpesa mais simple nos equipamentos, só ainda não fui tão longe como o Fabio por enquanto só em  meus analogicos ainda não precisei mexer nos digitais.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2010, 13:20:12
corajoso  :ok:


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2010, 15:10:12
Hiii Fabio tu arrumou pra ti agora...o pessoal não vai deixar barato agora que tem até técnico on line aqui no forum,a propósito,eu to com um probleminha com a mola do obturador de minha yashicaflex será que voce poderia dar uma olhada e... :assobi: :D
« Última modificação: 16 de Agosto de 2010, 15:11:00 por Paust »
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2010, 10:37:24
Eu já troquei o filtro anti-alias de uma câmera minha... desmontei geral... e funciona até hj.... Não é sempre que me arrisco, mas às vezes vale a pena.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Grazinh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2010, 18:31:57
Gente, preciso de uma ajuda virtual...

Assim, minha 18-55 deu pau... ela não apresenta erro nenhum, mas do nada ficou escura, como se o dia virasse noite ao olhar pelo viewfinder. Não tem ajuste que eu não tenha tentado fazer, mas ela continua assim.

Fui consultar na minha cidade e as poucas assitências q existem nenhuma trabalha com lentes (só câmeras compactas). Q pobreza!!!

Então consultei em outras localidades, por valores aproximados, e os custos de manutenção e transporte, vale uma lente nova!

Como ela já está "perdida" pra mim, e sou metida, quero tentar arrumá-la. Conversando com um amigo virtual, ele disse q isso já ocorreu com ele, e q ele mesmo trocou o flex da lente dele e tudo voltou a ser como antes! (ah, q maravilha...) Meu problema é q não encontrei nada na net q me ajudasse nessa empreitada. Alguém conhece algum site q me indique um caminho para isso???


Aguardo...

Obrigada
« Última modificação: 18 de Agosto de 2010, 18:32:46 por Grazinh »


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2010, 21:10:30
Gente, preciso de uma ajuda virtual...

Assim, minha 18-55 deu pau... ela não apresenta erro nenhum, mas do nada ficou escura, como se o dia virasse noite ao olhar pelo viewfinder. Não tem ajuste que eu não tenha tentado fazer, mas ela continua assim.

Fui consultar na minha cidade e as poucas assitências q existem nenhuma trabalha com lentes (só câmeras compactas). Q pobreza!!!

Então consultei em outras localidades, por valores aproximados, e os custos de manutenção e transporte, vale uma lente nova!

Como ela já está "perdida" pra mim, e sou metida, quero tentar arrumá-la. Conversando com um amigo virtual, ele disse q isso já ocorreu com ele, e q ele mesmo trocou o flex da lente dele e tudo voltou a ser como antes! (ah, q maravilha...) Meu problema é q não encontrei nada na net q me ajudasse nessa empreitada. Alguém conhece algum site q me indique um caminho para isso???


Aguardo...

Obrigada

Tenho uma sigma que qebrou o flexivel acho que voce esta se referindo  a isso, não?
Bom se for o da minha eu levei num tecnico e ele trocou por fios, o zuum ficou um pouco mais pesado mais nunca mais deu esse problema. mais não te recomendo fazer isso, a não ser que tenha uma poucode esperiencia como radio tecnico para não soldar os fios errados
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


educastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2010, 22:54:19
Gente, preciso de uma ajuda virtual...

Assim, minha 18-55 deu pau... ela não apresenta erro nenhum, mas do nada ficou escura, como se o dia virasse noite ao olhar pelo viewfinder. Não tem ajuste que eu não tenha tentado fazer, mas ela continua assim.


Tenho uma 18-55 que deu a mesma coisa, era o flexível mesmo. Me cobraram R$ 400,00 na especializada para trocar o flexível por fios, ficou caro, e o foco tambem um pouco mais duro, mas não deu mais problema.  =]
« Última modificação: 28 de Agosto de 2010, 22:55:41 por educastro »
Sê por inteiro em tudo que faça.


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2010, 00:28:49

Tenho uma 18-55 que deu a mesma coisa, era o flexível mesmo. Me cobraram R$ 400,00 na especializada para trocar o flexível por fios, ficou caro, e o foco tambem um pouco mais duro, mas não deu mais problema.  =]
Não saía mais em conta comprar outra não? o.O


educastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2010, 04:47:51
Não saía mais em conta comprar outra não? o.O
Nem me fala!!!
Na pressa nem pesquisei, foi a muito tempo e não tinha muito conhecimento de meios para adquirir equipamentos sem ter que pagar essa fortuna pra quem traz de fora.
Só de você falar me doi a cicatriz da facada!
Sê por inteiro em tudo que faça.