Autor Tópico: Ajuda com o Fotômetro da Canon AE-1 Program  (Lida 3573 vezes)

marcosbecker88

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 09 de Agosto de 2010, 16:43:15
Olá amigos,

Já faz algum tempo que acompanho os posts desse fórum que já me ajudaram muito a entender questões referentes a fotografia em si e as vantagens e desvantagens das câmeras.

Pois bem, comprei uma Canon AE-1 Program está aparentemente inteira, mas nem revelei o meu primeiro filme ainda...

Comprei um filme furreca só pra me adaptar e testar as possibilidades dela, (até pq sou novo em fotografia, e isso pra mim é um hobby, mas mesmo assim busco a excelência nas fotos que irei fazer) mas me deparei com um problema...

Possuo uma lente 50mm / 1.8

Gostaria que me confirmassem e tirassem minhas dúvidas:

1- Quando coloco o anel da lente na posição "A" e o comutador da velocidade na posição "Program" - Teóricamente, pelo que entendi do manual de instruções, a propria câmera calcula tanto o tempo de exposição quanto a abertura do diafragma. Tá certo isso?

2- Quando coloco, por exemplo, a velocidade em 1/500 e deixo o anel da lente em automático conforme mexo a câmera em frente a luz por exemplo fica variando os valores no fotometro conforme a quantidade de luz fica mais forte ou mais fraca. Ok, mas quando detectei meu assunto e o fotometro marcou "8" por exemplo, a ideia básica para a foto sair "perfeita" seria regular o tempo para que o valor ficasse em "5.6"? É isso ou tô viajando?

3- Supondo a mesma situação que a anterior, velocidade setada em 1/500 posiciono a câmera, porém dessa vez eu coloco o anel na posição "f1.8" e o fotometro marca "8"... Supondo que eu nao mexa na velocidade, e minha camera está parada num tripé, se eu mexer no anel e colocar em "f16", o fotometro nao deveria variar? Pq eu fiz isso e ele permaneceu em "8" será algum problema na camera?

Existe alguma outra possibilidade com essa câmera que nao citei? Caso sim, como funciona...

Grato desde já!




marcosbecker88

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2010, 16:27:31
Bom mandei revelar o filme hj, vamos esperar o desastre hehehe...
Mas ainda não me adaptei a essa questão do fotômetro.



Will Prado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2010, 23:44:29
Também possuo uma AE-1P e tenho fotografado bastante com essa mesma lente. Gosto bastante deste conjunto.

Respondendo suas perguntas pela ordem:

1 - Exatamente isso.

2 - Não necessariamente, o fotômetro apenas está te indicando a abertura 'teoricamente ideal' naquela situação de luz para a velocidade selecionada e que efetivamente será utilizada. Repare que o fotômetro desta câmera faz uma média ponderada da zona central (não me lembro exatamente o tamanho desta zona). Caso vc altere a velocidade, a abertura se acertará automaticamente, isso pode ser interessante se vc quiser uma profundidade de campo maior ou menor, ou então para ter um efeito diferente em uma foto com movimento.

3 - Não, pois a situação de luz e velocidade são as mesmas, e o fotômetro está apenas informando qual seria a 'melhor' abertura a usar.

Acho que é isso, apenas lembrando que esta câmera possui os modos Automático, Manual e Prioridade de Velocidade, mas não possui o modo de Prioridade de Abertura.

Abraços.
Nikon D40x / Nikkor 18-55mm / Nikkor 18-200mm VR / SB600
Canon AE-1P / Canon 28mm 2.8 / Canon 50mm 1.8 / Canon 100-200mm 5.6