Eu tenho batido na mesma tecla a um tempo aqui no fórum. Ainda não obtive resposta se minhas idéias são válidas, por isso continuo insistindo.
Antes de mais nada, acho que falta um concenso em relação a nomenclatura empregada! Pra mim, edição é diferente de manipulação, que também é diferente de tratamento.
A edição seria fazer cortes, remover ou adiconar objetos de uma foto. É como um video "editado". Junta-se vários videos/tomadas com ou sem idéias diferentes e faz-se um único video que leva a um resultado, um filme. Wikipedia: "Edição pode ser referente à seleção das informações que serão publicadas"
A manipulação de uma foto seria a montagem de cena antes do seu registro, onde o assunto e objetos são estrategicamente colocados na cena antes do clique. Wikipedia: "A palavra manipulação está associada a controlar diretamente ou indiretamente um objeto, animal ou pessoa para atuar de uma determinada forma de acordo com os desejos do agente manipulador."
O tratamento é o processo natural da fotografia digital. Esse processo se não for feito por um humando, quando utilizado RAW, será feito por uma máquina, que automaticamente gera um JPG de acordo com parametros pré-definidos. Ou seja, TODA foto digital possui tratamento! Assim como a escolha de um tipo específico de filme negativo gerava um resultado diferente para uma foto analógica, os ajustes de branco, tons, saturação, contraste também geram resultados diferentes.
Assim definidos, a aplicação desses recursos também é diferente:
A edição de uma foto gera uma imagem e sua aplicação é muito comum em publicidade/propraganda. Pra mim, aquilo que é visto num comercial de revista não é uma foto, mas uma imagem originada de uma foto.
A manipulação é usada em alguns tipos de fotos, por exemplo, still, onde a foto é totalmente planejada antes do clique.
O tratamento, como já foi dito é o processo mais natural e inevitável na fotografia digital. TODA foto digital passa por um tratamento.
É importante ressaltar que todos esse recursos são difícies de serem realizados e necessitam de técnicas específicas e muito treinamento. Quem é capaz de editar, manipular ou tratar uma foto com qualidade merece créditos! Nenhum dos recursos degrine a fotografia digital!
Concordo plenamente.
Eu pessoalmente tento fazer as fotos mostrarem uma determinada cena num ambiente do jeito que ele se "montou" num determinado momento.
Acho que não devemos modificar a cena de forma alguma. Dois fotógrafos podem ter enquadramentos totalmente diversos um do outro. E acho que é aí que a brincadeira pode ficar boa...
Agora... Acho também o seguinte: fotos "still" como dizem os profissionais são forçadas pelo mercado a serem coisas muitas vezes irreiais... Então nesse caso não tem jeito mesmo... Tem que usar uma super-máquina de 1/2 milhão de dólares, um estúdio montado pelo "Hans Donner" e um técnico 24 horas disponível para "dar uma tratadinha" na imagem.
Não tem como ser de outra maneira.
Quem trabalha com isso pode e deve fazer o uso dessas tecnologias, mas acho que de algumas décadas pra cá as fotos de publicidade comercial perderam e muito no quesito bom gosto ou imaginação.
E no fotojornalismo então... O que aconteceu com as boas fotografias nos jornais e revistas??
Basta dar um pulo num sebo e dar uma folheada numa revista "Visão", "Veja" dos anos 70 ou mesmo a revista "Manchete".
Havia, pelo menos eu vejo assim, uma maior preocupação com o enquadramento e a abordagem do tema. Tem muita foto que chama a atenção e "salta aos olhos" numa primeita olhada.
Sinceramente, quando folheio uma revista como "Época" ou "Istoé" dos dias de hoje viro página por página e não vejo nehuma foto que desperte algum tipo de interesse.
Espero que não me levem a mal por essa opinião e friso aqui que todas essas pessoas que trabalham nesse tipo de fotografia são profissionais que devem ser respeitados e fazem um trabalho honesto e objetivo.
Entretanto, como não trabalho com publicidade ou com qualquer outro tipo de atividade fotográfica, tenho nessa atividade um modo de tentar curtir o mundo tentando registrá-lo.
Entratanto, também acho muito legal aqueles tipos de fografia "surreais" em que através da manipulação da cena fotografada, da técnica antes/durante/depois do ato fotográfico se chega a resultados belíssimos.