Autor Tópico: Muito charmosa.  (Lida 7091 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #15 Online: 17 de Dezembro de 2010, 09:20:57
Acho muito bacana, pena conhecer pouco, por estarmos tão restritos ao digital... Claro que o jeito é ir procurando aos poucos. Eu gosto da proposta. A câmera é linda e bem prática... Mas onde se encontram pelícualas para essas câmeras. Acredito que hoje ainda mais, está limitando as lojas que disponibilizam esse material... Ah sim, pergunta aos apaixonados e profundos conhecedores: Qual a película mais comum utilizada?


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #16 Online: 17 de Dezembro de 2010, 15:24:00
Essa câmera é uma Grande formato, nunca foi "facil" comprar pelicula para ela, numa comparação com filmes "comuns", 135 e 120. As lojas mais tradicionais continuam vendendo (como a Consigo, Chromur, Capovilla), e em muitas lojas grindas na internet, como a freestyle, macodirect, digitaltruth e no proprio ebay.

Eu acho q vc deveria dizer q VOCÊ está restrito ao digital, pois atualmente, o grande formato é a tábua de salvação da fotografia analógica, pois peliculas continuam a ser lançadas, fabricantes de cameras continuam lançando modelos novos (como essa Chamonix). Não é pq vc não entende nada q pode fazer esse tipo de julgamento.

Sobre a sua pergunta de q pelicula, não entendi.

Acho muito bacana, pena conhecer pouco, por estarmos tão restritos ao digital... Claro que o jeito é ir procurando aos poucos. Eu gosto da proposta. A câmera é linda e bem prática... Mas onde se encontram pelícualas para essas câmeras. Acredito que hoje ainda mais, está limitando as lojas que disponibilizam esse material... Ah sim, pergunta aos apaixonados e profundos conhecedores: Qual a película mais comum utilizada?


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #17 Online: 17 de Dezembro de 2010, 15:25:45
Outra coisa, esse negócio de apaixonados é o fim hein. É uma câmera! Quem a possui é um fotógrafo! A impressão q dá é q é coisa de saudosista, colecionador, enfim...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #18 Online: 17 de Dezembro de 2010, 17:51:31
Eu acho q vc deveria dizer q VOCÊ está restrito ao digital, pois atualmente, o grande formato é a tábua de salvação da fotografia analógica, pois peliculas continuam a ser lançadas, fabricantes de cameras continuam lançando modelos novos (como essa Chamonix). Não é pq vc não entende nada q pode fazer esse tipo de julgamento.

Sobre a sua pergunta de q pelicula, não entendi.


Lucas, não disse que somente eu estou restrito a isso, também não quis me referir aos apaixonados por esse tipo de fotografia, pelo contrário, esses é que salvam o GF. O que quis dizer é que a maioria das pessoas não conhecem essa forma de arte. Talvez há algum tempo atrás não ficasse tão restrita assim a somente os admiradores e saudosistas e colecionadores... mas também ao interessados em geral pela fotografia. Hoje esses se esquecem muito dessa outra dimensão fotográfica, prendendo-se somente ao digital. Foi isso que quis dizer, sem fazer nenhum julgamento precipitado. O mercado ainda continua, evidentemente, e enquanto tiver gente comprando haverá gente vendendo... o que eu queria mencionar é que poderia e deveria existir maior divulgação e conhecimento dessas maravilhas.

Desculpe-me se às vezes parecemos julgar de determinado modo, mas também é bom saber interpretar as várias variáveis de uma colocação para não parecermos tão arrogante...

Abraço


spegiorin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
  • Maringá - PR
Resposta #19 Online: 19 de Dezembro de 2010, 20:52:14


Eu acho q vc deveria dizer q VOCÊ está restrito ao digital, pois atualmente, o grande formato é a tábua de salvação da fotografia analógica, pois peliculas continuam a ser lançadas, fabricantes de cameras continuam lançando modelos novos (como essa Chamonix). Não é pq vc não entende nada q pode fazer esse tipo de julgamento.



Bem, creio que eu, o Natão e seguramente mais de 95% das pessoas que fotografam, estão restritos ao digital. Mas tenho certeza que muitos que estudam fotografia, mas foram iniciados pelo digital, ficam loucos de vontade de ter contato com filme/película pela singularidade dos resultados.
Sony Alpha 350 + HVL-42 + HVL-56 + HVL-58
MINOLTA: 50mm f/1.4 + 28mm f/2.8 + 35-70mm f/4 + 70-210mm f/4
TAMRON: 17-50mm f/2.8


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #20 Online: 20 de Dezembro de 2010, 00:44:16
Primeiro, leia o q escrevi. Eu quis dizer q VOCÊ é quem deve se considerar restrito ao digital, e não incluir os outros. Entendeu? Fui eu quem disse isso a vc, e não o contrario. E vc continua dizendo besteiras, "essa forma de arte". Essa forma de arte se chama fotografia, não é diferente de nada. E ainda continua dizendo q o grande formato precisa ser salva, e q está restrita "somente os admiradores e saudosistas e colecionadores". Papagaio!!! Vc precisa ampliar seus horizontes, existem MUITAS pessoas fotografando com GF, e não são admiradores, saudosistas ou colecionadores.
Depois dessa, paro por aqui!!!

Lucas, não disse que somente eu estou restrito a isso, também não quis me referir aos apaixonados por esse tipo de fotografia, pelo contrário, esses é que salvam o GF. O que quis dizer é que a maioria das pessoas não conhecem essa forma de arte. Talvez há algum tempo atrás não ficasse tão restrita assim a somente os admiradores e saudosistas e colecionadores... mas também ao interessados em geral pela fotografia. Hoje esses se esquecem muito dessa outra dimensão fotográfica, prendendo-se somente ao digital. Foi isso que quis dizer, sem fazer nenhum julgamento precipitado. O mercado ainda continua, evidentemente, e enquanto tiver gente comprando haverá gente vendendo... o que eu queria mencionar é que poderia e deveria existir maior divulgação e conhecimento dessas maravilhas.

Desculpe-me se às vezes parecemos julgar de determinado modo, mas também é bom saber interpretar as várias variáveis de uma colocação para não parecermos tão arrogante...

Abraço


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #21 Online: 20 de Dezembro de 2010, 07:48:25
Primeiro, leia o q escrevi. Eu quis dizer q VOCÊ é quem deve se considerar restrito ao digital, e não incluir os outros. Entendeu? Fui eu quem disse isso a vc, e não o contrario. E vc continua dizendo besteiras, "essa forma de arte". Essa forma de arte se chama fotografia, não é diferente de nada. E ainda continua dizendo q o grande formato precisa ser salva, e q está restrita "somente os admiradores e saudosistas e colecionadores". Papagaio!!! Vc precisa ampliar seus horizontes, existem MUITAS pessoas fotografando com GF, e não são admiradores, saudosistas ou colecionadores.
Depois dessa, paro por aqui!!!


Nossa cara, tu distorceu tudo o que eu disse. Mas tudo bem, eu continuo com a minha admiração aqui apesar de toda essa tentativa de restrição, parecendo deixar os outros ignorantes e no chão... Cara, sinceramente, acho que tens que aprender a ler melhor... Isso eu tenho certeza que sei fazer muito bem...

Também fico por aqui, não vale a pena levar adiante essas palavras, como disse, fico com a minha admiração e tu com a tua a tua pretensa superioridade, que as vezes não passa de prepotência...

Eu peço desculpas aos colegas de forum por terem que compartilhar isso, mas prefiro deixar em aberto mesmo.

Desculpe Braga, só quis expressar minha admiração que eu acho muito bacana e com certeza se tivesse oportunidade, ou se um dia ela surgir eu partiria para esse lado da fotografia, mas nosso companheiro de fórum tem alguma coisa contra a minha pessoa, pois ele nem se quer fez o favor de tentar interpretear as coisas como a maioria interpretaria, simplesmente me acusou...

Abraços
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2010, 07:53:00 por Natão »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2010, 08:37:41
Não quero e não vou entrar nessa discussão digital X analógico. Esse já é um assunto pra lá de esgotado e sinto asco só de lembrar dos embates homéricos acerca dessa divergência que, ao meu modo de ver, não vai acabar nunca. Então, pra mim basta.

O bom profissional, cerca ele fotógrafo ou não, é aquele que sabe se utilizar das melhores ferramentas de que dispõe. Imagine um pedreiro assentando piso e azulejo. Ele vai usar um martelo de borracha, mas é um martelo. Imagine esse mesmo cara no dia seguinte quebrando uma calçada de concreto. Ele também vai um martelo, mas desta vez uma marreta de 10 kg. Simples assim!

Existem trabalhos de fotografia que, sem dúvida alguma, o digital é a melhor ferramenta. No entanto, a fotografia de Grande Formato ainda é usada profissionalmente e em certos casos ela é insubstituível.

Duvida? Então eu novamente contar aqui uma estorinha que já relatei aqui mesmo nesse forum. Um cara aqui em SP comprou um quadro. Tempo depois veio a desconfiança de que se tratava de um trabalho famoso, cuja obra deveria valer uma fortuna. Para dirimir a dúvida, foi acionado o setor de pesquisa e investigação técnica do Museu do Louvre, na França. É claro que num primeiro momento não seria enviada a própria obra. O primeiro passo seria enviar uma fotografia daquele quadro para, a partir daí, seguir com a investigação para se saber se era ou não o original.

Agora vem o detalhe legal desse fato, repito, fato! Isto aconteceu. A fotografia teria de ser feita em cromo, não poderia ser negativo nem P&B, nem nada. Cromo. Exigência não questionada. Outro ponto e o mais importante: tinha de ser em cromo e com um tamanho mínimo de 8x10' (polegadas), o que deve aproximadamente 20x25 cm.

Agora eu pergunto: por quê será?!

Não quero destilar meu ácido na casa de ninguém daqui. Também não vou direcionar minhas farpas a nenhum dos membros deste forum. Tô fora dessas M E R D A S de discussão que não nos levam a lugar algum. Mas o desconhecimento gera hipocrisia. Tem gente que compra uma DSRL de entrada, pendura a danada no pescoço, contrata serviços "profissionais" a R$ 5,00 por foto, entrega tudo num CD, e ainda se auto-intitula: FOTÓGRAFO PROFISSIONAL. Engraçado, quase sempre não conhece sequer um pouco da história da fotografia.

Fabricantes têm lançado novos filmes, novas câmeras de filme. O Ektar 100, por exemplo, renasceu e foi concebido com o pensamento voltado até para o escaneamento. Sim, a digitalição da imagem a partir do processo químico.

Quem aqui já viu um cromo, grande formato 4x5' (101x125 mm), digitalizado num escaner de tambor? Pois, eu já vi. Peraí... escaner de tambor?!!! Que diabos é isso?! Pro cê vê, né, pra muita gente esse troço continua sendo um ilustre desconhecido.

Eu tô aprendendo ainda, algumas coisas em fotografia ainda me surpreendem. Pouco tempo atrás, sei lá, acho que cinco ou seis anos, um amigo me convidou para fazer um exercício mental. E ele é assim:

Imagine uma DSLR full frame. Qual o tamanho do sensor? Acho que 24x36mm e se não for exatamente isso, bate na trave. Portanto, estamos falando de uma imagem registrada num espaço de 864 mm². Poderia ser com filme, mas vamos nos ater ao tamanho. Agora imaginemos uma chapa de filme de 8x10 (mais ou menos 203 x 254 mm). Neste caso estamos falando de uma área de 51.562 mm². Esta última é quase 60 vezes maior que um sensor full frame. Você vai sim enfiar no full frame tudo aquilo, o equipamento lhe permite fazer isso. Só que vai ter de compactar alguma coisa, não acha? E se você tem um espaço muuuuuito maior? Não seria melhor?

A partir daqui eu vou dizer que 2 + 2 = 4. Alguém duvida disso? É uma questão de raciocínio lógico.

Pois bem, duas imagens iguaizinhas em exposição, contraste, enquadramento, etc., etc. Uma foto com toda informação possível (os detalhes, a nitidez, tudo!) registrada dentro de um espaço de 864 mm². Outra foto com o mesmo conteúdo registrada num espaço de 51.562 mm². Lógico que a partir de ambas, seu eu fizer uma ampliação no papel fotográfico 10x15 ou 15x21 cm a diferença talvez não seja notada. Mas vamos pensar numa ampliação gigante, a maior que a gente conhece, qual imagem original vai render mais?

Vamos pensar num fotógrafo no meio da guerra lá no oriente médio. Vamos pensar num fotógrafo fazendo um casamento. Vamos pensar num fotógrafo trabalhando para uma agência chama o cara às 10h da manhã e quer pronta e finalizada às 3h da tarde. Sinceramente?! Eu não consigo pensar que esse fotógrafo trabalhe com filme. O mercado engole ele.


A p*rra da câmera não faz nada sozinha. O fotógrafo é VOCÊ. O mundo não é só o Brasil, é preciso ver lá fora como andam as coisas. Dizer que estamos RESTRITOS AO DIGITAL é pensar (e agir!) de modo a não enxergar além da curva.

Deixa eu parar por aqui porque eu mesmo já não tô aguentando a minha própria chatice. Acho que hoje eu levantei meio mal humorado.  >:D

Mas convém lembrar que pelo mundo afora o filme continua sendo usado. Ou será que esses caras (fabricantes de filme e de câmera) são burros? Será que eles estão rasgando dinheiro?
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2010, 08:44:05 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #23 Online: 20 de Dezembro de 2010, 09:05:16
Braga, uma boa aula... Parabéns...

assim mesmo, eu nunca quis mencionar a briga entre digital x película. Sempre achei a película superior, com certeza (me referindo à qualidade de imagem). Quando mencionei que estamos restritos ao digital, quis dizer que hoje, para quem quer começar, já te empurram uma DSLR. Muitas das escolas de fotografia e professores não vão querer te ensinar técnicas fotográficas, tomando-se a amostra, a imagem, com uma câmera de filme, porque o resultado não é imediato. Eu mesmo já contatei aqui várias escolas de fotografia em Campinas, pois queira aprender a usar as luzes, flash, naturais, flash em locais fechados e tudo mais. Ou eles te fornecem uma DSLR ou tu tens que ter uma, caso contrário, nada feito.

A restrição na qual me referi foi que o mercado, o comércio e a ideologia do consumo te empurram uma atualmente as coisas mais práticas, e que tornam-se obsoletas rapidametne, as digitais. Mas é evidente que isso não significa uma prisão. Eu mesmo, pretendo conhecer muito mais da fotografia em película, do que já conheço (pouco, eu confesso). É muito bacana ver essas GF! Te falo que é uma coisa inteiramente nova para mim e quando quis dizer restrito é isso! Eu vim a ter uma noção, uma leve ao menos, pois procurei saber, por interesse, não me enfiaram guela a baixo como a fotografia digital.

O Grande Formato é pra poucos (quando me refiro poucos me refiro à distribuição dos usuários de todos os meios fotográficos existentes). Talvez eu me inclua nesse grupo algum dia. E isso é certo, só olhar aqui no fórum quantos conhecem profundamente, quantos são admiradores, quantos já tiveram contato, quantos já ouviram falar e quantos não tem nem noção disso...

Eu não sou pessimista, sou realista, e isso não pode ser negado, e desculpe-me se mencionei somente a realidade do Brasil, mas por enquanto é a única realidade fotográfica que conheço e a ela é que me refero! Que as coisas sejam melhores lá fora :)

Abraço, e de agora em diante, vou somente ler... acho melhor praticar epoché . Assim também não provoco desentendimentos..
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2010, 09:17:06 por Natão »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 20 de Dezembro de 2010, 10:56:51
Cética ou fenomenológica?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #25 Online: 20 de Dezembro de 2010, 11:18:28
Cética ou fenomenológica?
cética... mais radical...