Autor Tópico: Monitor LED para fotografia??  (Lida 10995 vezes)

LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Agosto de 2010, 23:28:56
Olá pessoal,

 Faz tempo que procuro um monitor legal para substituir meu velho CRT de 17" da LG, mesmo sem colorímetro para calibrar eu tenho resultados satisfatórios com ele.

 Estava de olho nos modelos de até R$800,00 e fiquei em dúvida entre um Sansung 24" modelo P2470hn que tem a vantagem de ter TV embutida e controle remoto (Meu PC fica no quarto e isso eliminaria a necessidade de ter uma TV no quarto) e um modelo Led E2350v Lg de 23".

 O que me chamou a atenção foi o modelo Led E2350v Lg ser bem mais barato e usar uma tecnologia mais nova. Enquanto o de 24" me agrada mais por ter TV e ser maior.

 Em questão de qualidade de imagem vou sentir muita diferença entre um LCD normal e um LED??
São Paulo - SP


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2010, 01:34:56
Leandro,

Esses monitores todos são LCDs. O LG mencionado não é "de led" e sim retroiluminado or LED. Continua sendo um LCD. Se o monitor for de boa qualidade, não vai ter nenhuma diferença. Se o retroiluminado por led for vagabundo, vai ter um cast azul que não vai ter jeito.

Os "monitores de led" são na verdade os tipo OLED e que eu saiba, ninguém vende no Brasil ainda.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2010, 02:30:09


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2010, 05:05:18
 Pictus,

 Fico pensando se seria necessário um monitor da qualidade desses da Dell para o que eu faço. A princípio estava pensando em gastar até R$800,00. Fora que ainda não tenho e pelo menos por enquanto não vou comprar um calibrador.
 Então se eu gastar mais de R$1000,00 só no monitor vai atrazar ainda mais a compra de um colorímetro.

 Achei no ML o de 23" por R$568,00 e o de 24" por R$725,00.

 Mesmo sabendo da superioridade dos Dell com tecnologia IPS, não dá pra ir se virando bem com esses modelos que citei?? Meu trabalho com foto se resume a impressões de até 24x30cm em minilab e esporadicamente algum fotolivro da Digipix e impressão em lona(banner).

 Diga que apesar de eu me preocupar com gerenciamento de cores e fazer isso até hoje no CRT na base da calibração Tabajara. Meu público consumidor são pessoas normais e não agências com exigências precisas de reprodução tonal.

 Resumindo... Eu posso até apertar o orçamento um pouco para pegar um Dell de 23", mas será que pra esse meu uso eu vou ter um ganho significativo na qualidade das minhas fotos ???
São Paulo - SP


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2010, 06:01:10
Quer jogar dinheiro fora, compra um com painel TN.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2010, 06:04:56 por Pictus »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2010, 13:13:34
A minha TV é IPS e 26", faz 1920x1080. Só que, para monitor, a relação tamanho x resolução deixa a desejar. Mas não deve demorar para surgir uma tv de 22" com as mesmas características, aí vai valer a pena. Aliás, existe um modelo de 22" que a LG jura ser IPS, mas só de olhar para a tela já se percebe que não é (cores invertidas, típicas de TN).
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2010, 01:09:24
Cara da uma garimpada, volta e meia aparecem ofertas excelents, eu comprei esses dias um Viewsonic VP2030b (painel P-MVA) por 300 reais no Mercado Livre... esses que vc postou tao com o preco bom tbm... mesmo que vc ache que nao precisa de um monitor top, pense que vc nao merece lixo tbm...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2010, 07:05:50
Uma curiosidade que surgiu agora....

Existe algum monitor bom de Plasma para fotografia? Eu tenho usado a minha TV de Plasma para visualizar fotografia e a latitude e cores que ela entrega é fantástica, a latitude é muuuito maior do que o meu monitor da Dell...o único problema é que a resolução deveria ser um pouco maior para a distâncias que vejo.

Se existir um monitor de plasma de umas 20" full HD deve ser muito bom para fotografia.



lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2010, 08:30:27
Plasma tem uns problemas de produção que acaba tornando proibitivo fazer painéis pequenos... pode ver que não se encontra painel de menos de 40"...


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #9 Online: 11 de Outubro de 2010, 12:55:10
Quer jogar dinheiro fora, compra um com painel TN.

E continuamos na espera por um monitor IPS acessível, enquanto isso continuo torcendo para meu velho CRT aguentar... é foda.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 11 de Outubro de 2010, 12:58:07
Pictus,

 Fico pensando se seria necessário um monitor da qualidade desses da Dell para o que eu faço. A princípio estava pensando em gastar até R$800,00. Fora que ainda não tenho e pelo menos por enquanto não vou comprar um calibrador.
 Então se eu gastar mais de R$1000,00 só no monitor vai atrazar ainda mais a compra de um colorímetro.

 Achei no ML o de 23" por R$568,00 e o de 24" por R$725,00.

 Mesmo sabendo da superioridade dos Dell com tecnologia IPS, não dá pra ir se virando bem com esses modelos que citei?? Meu trabalho com foto se resume a impressões de até 24x30cm em minilab e esporadicamente algum fotolivro da Digipix e impressão em lona(banner).

 Diga que apesar de eu me preocupar com gerenciamento de cores e fazer isso até hoje no CRT na base da calibração Tabajara. Meu público consumidor são pessoas normais e não agências com exigências precisas de reprodução tonal.

 Resumindo... Eu posso até apertar o orçamento um pouco para pegar um Dell de 23", mas será que pra esse meu uso eu vou ter um ganho significativo na qualidade das minhas fotos ???

Na verdade você não terá um ganho significativo se comprar um Dell com painel IPS, comparado ao seu uso de um CRT. Mas terá uma grande (enorme, gigantesca, desmedida) perda se trocar seu CRT por um LCD de painel TN. Esses monitores são realmente tristes de ruim.

Faça o teste, separa num pendrive uma coleção de fotos que você finalizou com cuidado, que tenha apreço por suas cores e contrastes e vá numa loja qualquer que venda os monitores TN e peça pra ver suas fotos neles, sua decepção será instantânea.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2010, 13:00:07 por dondon »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2010, 13:40:16
E continuamos na espera por um monitor IPS acessível, enquanto isso continuo torcendo para meu velho CRT aguentar... é foda.

O Dell UltraSharp U2311 estava R$ 875,00 para pagar em 12x no cartão de crédito...


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #12 Online: 11 de Outubro de 2010, 13:52:12
O Dell UltraSharp U2311 estava R$ 875,00 para pagar em 12x no cartão de crédito...

Pois é, mas a linha UltraSharp nunca está disponível para pronta entrega na loja virtual da Dell. Já entrei em contato diversas vezes para tentar comprar um e o atendimento foi péssimo, o preço nebuloso e a entrega mais nebulosa ainda. A Dell, no Brasil, não sabe vender.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2010, 14:15:04
Plasma tem uns problemas de produção que acaba tornando proibitivo fazer painéis pequenos... pode ver que não se encontra painel de menos de 40"...

LSD é impressionante a qualidade do Plasma, eu tenho um bom monitor da Dell (2007FP), mas ver fotografias no Plasma é muito bom principalmente para cenas de grandes latitudes.


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2010, 15:00:21
Eu penso que o Acer G é satisfatório,o Eizo Foris FS2331. que é lcd mais "humilde" tem apenas 23 polegadas Full HD com resolução máxima de 1920 × 1080, contraste de 10.000:1, brilho de 300cd/m2, ângulo de visão de 178 graus, tempo de resposta 7ms e correção de gama de 10 bits,sensor automático de brilho e EcoView e acompanha entradas DVI-D e HDMI,mas a Asus ML238H LED-backlit,LCD de 23 polegadas fica mais em conta,mede 16,5 milímetros de espessura resolução Full HD de 1920×1080p e tempo de resposta de 2ms.oferece também a tecnologia Splendid Video Intelligence SPLENDID e seis modos de vídeo predefinidos.
O ML238H LED possui uma conexão HDMI1.3 e pode ser adquirido através do site Amazon por cerca de 225 dólares
LG,Sansung,sony...seriam as ultimas opcões na minha opinião

Dell ST2410 24",AOC 2236Vw Widescreen 21.5" Black ou Apple MC007LL/A Black 27" tambem são legais e todos podem ser comprados pela Amazon.(pra quem mora no Brasil)e os precos estam abaixo de 300 doletas fora frete!
« Última modificação: 11 de Outubro de 2010, 15:06:50 por Paust »
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D