Autor Tópico: Flash e Burst, como configurar?  (Lida 2063 vezes)

mpfabio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 11 de Agosto de 2010, 15:39:48
Olá pessoal, falaram que aqui eu consigo achar a resposta para essa minha dúvida.

Tenho uma Canon EOS XTi e um flash YN468 e estou tentando tirar algumas fotos usando o burst da câmera, mas não consigo sincronizar com o flash... Como que eu faço para sincronizar???

mpfabio


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2010, 20:39:44
Olá Fabio.

O que quer dizer com "sincronizar"?

O problema é só usando o burst?
Fotografando normal, funciona tudo beleza?

E fotografando em burst, a primeira foto o flash dispara?
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


mpfabio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2010, 20:53:31
quando estou usando a camera em modo normal, o flash dispara junto com a abertura do obturador... até aí tudo bem...
mas quando mudo para disparar em modo burst, o obturador metralha mas o flash não fica em sincronismo...

então algumas fotos saem claras, e outras escuras...

entendeu?



ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2010, 21:02:37
As fotos que você diz que sai clara, ela sai perfetia.. como é pra sair, com o flash. Certo?

Acredito que as escuras.. foi porque o flash não conseguiu carregar...

Ou seja, você vai fazer uma sequencia... na primeira sai legal. A segunda, o flash não carregou. Na terceira.. ele já sai normal de novo.
Então se for isso, não é um problema de sincronismo... mas sim de tempo de recarga do flash.


É dificil um flash acompanhar o rítimo de uma câmera em burst. Quando se precisa trabalhar em burst com flash, é aconselhavem utilizar uma bateria opcional (turbo pack) no flash, pra ele carregar mais rápido. Ou umas pilhas extras que vão além das 4 que vão no flash.


Você pode adotar alguns procedimentos pra tentar um rendimento maior... como subir o ISO ao máximo (desde que fique com um ruído usável), a usar uma abertura grande.
Fotografar objetos não muito distantes também seria recomendável.
Adotando isso, é para pelo menos melhorar.

Mas ouvi dizer que a potência desses flashs YONGNUO, são bem menores do que flashs da Nikon. Então só testando pra ver se melhora, e se não é viavel mesmo fotografar com ele em modo burst.


Espero ter ajudado.

Abraço



« Última modificação: 11 de Agosto de 2010, 21:03:42 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


mpfabio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2010, 21:10:37
Muito boa sua dica e sua interpretação...
Infelizmente esse YN não tem entrada para energia auxiliar...
Vou me atentar em usar o burst em ambientes com luminosidade descente, assim as fotos ficarão legais!

Mas já me ajudou sim!

Abraços!


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2010, 21:13:26
Então, pelo que entendi.. deve ser isso.

Tenta fazer um teste usando as configurações que falei...

*Iso alto
*abertura grande
*distancia entre a câmera e o objeto fotografado curta.

Usando isso, só testando pra você ver se seu flash vai funcionar bem em burst.. ao menos deve melhorar um pouco o desempenho.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2010, 18:31:34
este e um problema que eu tinha quando comecei a fazer umas fotos de skate... queria usar uma velocidade mais alta, em modo de disparo continuo com o flash acompanhando os disparos...

A primeira coisa que descobri e que nao dava para usar qualquer flash, tinha que ser um legal e com entrada para battery pack... comprei 3x 550EX (Canon) e 3x CP-E2.... Este flash permite disparo em modo rapido (high speed flash) com velocidades maiores que as velocidades de sincronismo (em media 1/200 1/250)...

Foi bem legal a experiencia, mas ainda nao estava plenamente satisfeito com o tempo de reciclagem e somente depois que comprei os Quantum Turbo foi que consegui resolver este problema.

Durante este periodo eu consegui ir reduzindo a velocidade de disparo deixando ela dentro do modo de sincronismo e aprendendo tambem a trabalhar melhor o posicionamento dos flashes com o congelamento do momento atraves deles e finalmente consegui alguns resultados que esperava...

Mas acho que nao precisa disso tudo se voce nao quiser (ou nao puder) fazer este investimento.... Dai neste caso a melhor dica e realmente aprender a deixar a luz o mais proximo possivel do objeto em movimento e achar a melhor equacao entre a intensidade de carga (quanto menor a intensidade mais rapido a reciclagem), velocidade do obturador, quanto menor a velocidade melhor a iluminacao de fundo.

Uma boa dica pode ser o uso de dois flashes (off cam) para iluminacao do assunto pois ajudam a congelar melhor a foto e voce pode diminuir um pouco a carga sobre cada um deles deixando-os mais rapidos na reciglagem e ate possivelmente conseguir mais fotos em sequencia do flash... Mas para isso vc vai precisar de radio flash ou sistema de disparo remoto (master, slave).
   
Uma outra dica e vc usar manualmente a carga na intensidade desejada e deixa-lo no modo strobo (com certos ajustes de frequencia do disparo da luz) e se sua camera tiver um bom rating de fps possivelmente voce consiga manualmente o resultado desejado.