Autor Tópico: "Yashicaflex e canonet 28" será que vou?  (Lida 3859 vezes)

Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Agosto de 2010, 12:40:39
  Bem amigos do forum, encontrei uma yashicaflex copal 1:3.5 f 80mm tri lansar com capa de couro e flash de leque em metal prateado,tudo como novo e com manual "em japones",aqui onde vivo o filme esta firme e forte e está disponivel varios que no Brasil não vendem mais,e com a volta das holgas as lojas os 120mm são nescessários então pensei,PORQUE NAO COMPRAR ESTA FLEX POR 100€ e levar uma canonet 28 de brinde?
  O senhor da loja está revivendo uma fase boa de sua vida escavando cameras boas para mim no meio de centenas de diferentes fósseis da fotografia,pena a maioria não estar 100% como estas duas,mas e ai quem ai do forum sabe me dar estas respostas: (1)qualquer canonet é boa? qual sua categoria? todas são lente fixa no corpo? e essa 28? (2) está yashicaflex tem algum ponto negativo? há alguma que devo priorizar para avaliar seu estado memo que esternamente esteja impecável?
  Galera só voceis mesmo pois fusei na net e só achei isso até agora http://www.thecamerasite.net/06_TLR_Cameras/Pages/yashicaflex.htm e sempre é bom escutar opiniões de quem vive esta emocão do filme a mais tempo que eu!
  Agradeco desde já a todos!
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2010, 13:09:49
As Canonet tem lentes fixas sempre. São ótimas câmeras. São rangefinders com uma ótica bem decente, comparável a uma normal ou ligeiramente angular de uma SLR na mesma faixa de abertura. 28 significa abertura 2.8 a 17 abertura 1.7, e tem os subtipos, tipo GI,GII,GIII. É fácil encontrar informações na net sobre elas, eu não me lembro mais dos detalhes de cada tipo.

As Yashicaflex são interessantes. Via de regra toda TLR Yashica é boa, mas as melhores usam as objetivas Yashinon. O Elmo deve saber.



Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2010, 17:23:01
   Valeu afshalders,se tu diz que é descente eu vou sem medo,agora se é G1,2,3 ai ficou dificil,não tem nada escrito no corpo só "canonet 28" quanto a yashica sendo o que for eu vou,quero sentir esta emocão de operar e ver o resultado destas reliquias,pois já estou farto de pós,softwers,e isso de ficar com a bunda horas no photoshop corrigindo detalhes,sinto muito,tentei,mas acho o filme mais artistico e sei que ali está o segredo.
   Ainda lembro com saudades da minha K1000zinha,que algum nóia levou,como era emocionante fazer as fotos cuidar dos rolinhos e esperar roendo as unhas o resultado no estudio,bons tempos...
   Vamos ver se o Elmo aparece pra faler algo desta Flex,pela sua experiencia em TLR,conscidero de grande importancia suas colocacões!
   Não sei expressar a gratidão pelo que aprendo com voceis!
« Última modificação: 12 de Agosto de 2010, 17:27:19 por Paust »
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2010, 17:52:52
Outra camera bem legal é a Yashica 35 Electro, seja GT/GS/GSN/GTN. Só precisa adaptar a bateria mas a qualidade da imagem é fenomenal.


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2010, 18:44:25
Tá na lista,se eu achar ela...
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2010, 20:41:45
Opa, claro que vale a pena. Pegue as duas. Apesar que não sejam as melhores TLR nem Canonet, é uma boa sim.

A Yashicaflex eu acho a mais feinha delas, bem "cabeçuda" e tem um problema crítico com uma molinha que com o tempo fica frouxa e sacaneia o obturador. Mas nada dificil de ser substituída se estiver assim relaxada.

A Canonet 28 é meio desvalorizada, devido às outras serem bem melhores. Não tem, se me recordo bem, o sistema Quick Load das Canons da época e é bem grandinha. Se a sua for a New Canonet, é menor que a antiga, de 1968. Segue o histórico delas:

1961    Canonet     
1963    Canonet Jr.   
1964    Canonet S   
1965    Canonet QL17   
1965    Canonet QL19   
1965    Canonet QL25   
1965    Canonet QL19E   
1968    Canonet 28
1969    New Canonet QL17
1970    New Canonet QL17-L
1971    New Canonet 28
1971    New Canonet QL19
1972    Canonet 17 G-III
1972    Canonet 19 G-III


Enfim, estando boas eu pegaria as duas mole, mole.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2010, 20:43:03
Em tempo, compartilho a opinião sobre a Electro, entretanto o seu tamanho exagerado...  :shock:


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2010, 21:01:03
Paust,esse site tem muita coisa legal sobre as rangefinder da Yashica: http://www.yashica-guy.com/

Recentemente eu também comprei uma Yashica, só que é a 635 e gostei muito do primeiro contato com ela. Se a que você achou estiver boa, acho que vale a pena sim.

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2010, 21:06:00
Valeu Elmo,acho que a canonet é a de 71 pois a unica informacão que achei foi o numero 28,já a flex,acho que voce deve ter em sua colecão e por isso pode dizer com claresa algo sobre,ela esta muito boa com o corpo em cim e pouco uso,capinha de couro zera e um flash fósil de metal como um leque tambem com capa tá caro por 100€?
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2010, 21:07:17
Em um outro fórum tem algumas respostas a respeito da Canonet 28: http://esquinadafoto.com.br/topic/7852-canon-canonet-28/


Jack
« Última modificação: 12 de Agosto de 2010, 21:11:18 por jackvidal »
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Agosto de 2010, 21:38:30
Asustei agora,ainda bem que ela vem de brinde na compra da flex!
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2010, 11:12:29
Bem amigos,acabo de chegar com as duas aqui em casa e na canonet acabo de colocar um filme Ilford FP4 plus 125 P&B,mas na flex não pude por o filme ainda pois ela tem um atrazo de 1 segudo no mecanismo de disparo,o senhor que trabalha no estudio disse ser comum em cameras com +ou- 10 anos paradas,e me recomendou "exercitar" o obturador fazendo uns 500 cliks por dia durante uma semana,que ele volta ao normal,bom ele tem uns 80 anos e com foto leva uns 60,acho que posso confiar,tanto na idéia como em sua revelacão,mas e voceis ai? Que me dissem disso,será que volta mesmo ou tem outra coisa que devo fazer? e quanto ao filme,tenho muitas opcões aqui ,como os kodak,fuji,ilford,tem uns como vélvia e provelue,mas não sei qual seria mais indicado para a canonet,prefiro fazer P&B mas quero arriscar umas cores tambem,e na flex piorou,nunca usei uma,estou apanhando :D
Vou precisar de uns concelhos de voceis ai,e agora vou fazer umas fotos delas para postar aqui,assim como dar uns cliks na canonet e ver como é.
abraco galera!
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D