Autor Tópico: Flor  (Lida 1915 vezes)

nirvana.rob

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 623
Online: 09 de Dezembro de 2005, 00:55:03
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2005, 00:55:45 por nirvana.rob »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2005, 04:25:06
Macros de flores são bem interessantes, principalmente começamos a fotografar com digital. As cores e formas são belas e proporcionam algum prazer visual. Eu mesmo tirei várias fotos assim quando comprei minha primeira digital.

No entanto, a oferta desse tipo de foto é tão grande hoje em dia na internet (todo mundo com a sua primeira digital fotografa muitas flores), então elas perderam um pouco do seu encanto.

É um bom começo fazer esse tipo de foto para ir conhecendo o equipamento, mas no futuro você vai ver que produzir uma fotografia original e que chame a atenção do observador é uma tarefa árdua.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2005, 08:38:29
Nirvana

Gostei muito da foto. Eu mesmo tenho algumas desta flor e goso muito delas.

Francisco.

Discordo plenamente da tua colocação sobre perderem o encanto. Concordo que a oferta é muita, mas acho que fotos boas são sempre fotos boas, mesmo que tenha milhoes parecidas na internet. Acho também que o fotógrafo, se gosta deste tipo de foto, deve investir nisso e, se não é original, fazer com que seja maravilhosa, mesmo assim.

Enfim, foto para mim é sentimento, e cada um expressa o seu como melhor sente.

Afinal, o que seria do fusca se todo mundo godstasse do amarelo?????

Abraços
 
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2005, 09:42:04
Desculpe, Charles, não quis depreciar os amantes da macrofotografia. Concordo que fotografia é sentimento e cada um tem liberdade para sentir o que quiser, mas sem refletir muito, logo vi que o colega Nirvana está começando na fotografia digital, o que é ótimo.

Logo que me deparei com minha primeira câmera digital, uma Sony P72, a primeira coisa que saí a fazer foi fotografar flores, texturas quaisquer, insetos. Não sei explicar esse fenômeno que faz a gente querer fazer book fotográfico do cachorro, do besouro tomando sol, dos arbustos que até ontem eram apenas mato no quintal, etc. Eu acho bom tudo isso, pois é aí, talvez, um dos canais por onde surge o primeiro interesse na fotografia. Normalmente os fotógrafos amadores de hoje começam com uma digital compacta, fotografando assuntos banais e se tornam amantes da fotografia. Outros preferem fazer autofotos para fotolog, então tornam-se apenas usuários domésticos.

O que seria do amor, um sentimento tão batido, se pudéssemos sentir apenas coisas originais? É por aí, viva as fotos de flores, de cachorros e de insetos :P

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2005, 12:11:26
Citar
Concordo que a oferta é muita, mas acho que fotos boas são sempre fotos boas, mesmo que tenha milhoes parecidas na internet. Acho também que o fotógrafo, se gosta deste tipo de foto, deve investir nisso e, se não é original, fazer com que seja maravilhosa, mesmo assim.

Enfim, foto para mim é sentimento, e cada um expressa o seu como melhor sente.
 
 :thmbup:  


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2005, 14:20:11
Só tem o seguinte: quando alguém posta aqui na galeria, muitas vezes espera uma crítica, um elogio, uma mensagem de esperança, enfim... A galeria do fórum é ora palco, ora sala de aula. A opinião e as dicas do observador são importantes.

Vamos deixar de demagogia... quando mostramos uma foto aqui, temos duas motivações, basicamente:

- exibir um grande resultado (aí a galeria é palco, é salão de exposições);
- buscar sugestões para evoluir (aí a galeria é laboratório, é sala de aula);

Está óbvio que o Nirvana não estava apaixonado pela florzinha. Tomara que ele apareça aqui no fórum para dar a sua resposta. Ele simplesmente fotografou a flor porque achou legalzinha, tem cores bacanas, enfim. É uma típica foto de quem recém comprou uma câmera, por favor. O cara não quer ser acobertado por marmanjos, quer dicas para evoluir.

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2005, 15:07:01
Desculpe novamente Francisco, mas acho que temos pontos de vista bem diferentes.

Eu nao comprei a máquina a pouco e semana passada fiz fotos de uma flor igual a essa, e se postasse seria apenas para mostrar, agora eu acho que você está desmerecendo o trabalho de fotografar do Nirvana ao dizer que quando se compra uma máquina se faz fotos de qualquer coisa e afins.

Nosso outro membro que é um mestre aqui , o Ivan de Almeida também fez isso e nem por isso você criticou ele. Ou porque ele é experiente nao pode receber estas criticas?

Vide: http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=4375

Então acho que devemos ter bastante cuidado com o que se fala, ainda mais sem saber se o cara é iniciante, se comprou a máquina a pouco, que equipamento tem, que interesse tem por foto e outras.

E outra. Mesmo que o cara fosse iniciante, será que não merecia um elogio? Posso nao ser o melhor interpretador de fotos do mundo, mas EU gostei da foto. Já vi muitas outras em outros post que nao gostei e nao falei nada. Deixei para quem entende dar as dicas. Mas dizer que gosto nao é encobrir.

Acho que se você nao gostou da foto ou achou que teria o que melhorar, deveria ter dado dicas, e nao ter dito que sao comuns e que tem um monte na net.

Mas tudo bem. Quem sou eu para criticar os outros.....
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2005, 15:50:59
Na verdade não dá para saber o que ele quer, pois não escreveu nada...  :laughing:  
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2005, 15:51:45 por Bruno Gomes »


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2005, 16:07:29
Linda flor, boas cores.
Como muitos ja disseram, a gente posta querendo um comentário agradável e estimulante por isso digo que a foto está legal.
Eu escolheria um background nais escuro para dar mais contraste, o pedaço de céu ofuscou o brilho da flor, eu usaria um pouco mais de DOF pois a última pétala perdeu o foco.
Em baixo, um pedaço da pétala foi cortado, eu imagino que camera nova, toda a vontade de fotografar inibe um pouco a técnica na hora do clic.
Comece a ler sobre composição, que voce irá fazer fotos sensacionais.
Continue fotografando, a evolução vem naturalmente...
Um abraço

Paulo
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2005, 16:16:13
Pois é, Paulinho. Até concordo que eu tenha me passado um pouco. Afinal, disse que estava ruim, mas não sugeri nenhum caminho para melhorar. Ao menos você fez isso, deu algum norte. Acho que é por aí.

Não quis desestimular, pelo contrário. Quis dizer que para início de conversa tá bom, para conhecer o equipamento e pegar gosto pelo ato de clicar, mas um álbum recheado de fotos assim vai ser apenas mais do mesmo. É a triste realidade nua e crua :P

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2005, 16:36:27
Charles, concordo em parte com o que você disse. Concordo na parte que eu já mencionei no post anterior, sobre eu ter apenas criticado e não sugeri nada para melhorar. No fim pode ser que eu tenha depreciado não só a foto do Nirvana, mas a fotografia inteira dele e tudo que ele acredita, etc, etc, etc.

Sobre o post do Ivan, confesso que eu nem vi esse post das flores porque costumo passar reto nesses tópicos de macro. Não porque macro é do mal ou algo do tipo, mas é que normalmente saem fazendo macro de qualquer jeito, sem pensar na composição e acaba surgindo um punhado de fotos desinteressantes. Tá certo, se for macro de um inseto raro que vive pulando e é impossível fotografar o bicho, azar, vai de qualquer jeito, a foto vai ter sua beleza pela sua raridade, mesmo que esteja subexposta ou o traseiro do inseto tenha saído desfocado. Agora não dá pra seguir a filosofia do "Só porque é macro, já é bonito".

Agora, sobre o tópico do Ivan, olhando agora, é uma foto simplória e de repente ele nem tenha pensado muito na composição porque ainda está deslumbrado com os resultados que tem conseguido com a 300d+lentes russas. É bem coisa de quem está com brinquedo novo (provavelmente como o Nirvana) e qualquer coisa se torna divertida de fotografar. No entanto, mesmo sendo uma foto banal de flores, a foto do Ivan tem algum requinte, até um clima meio natalino, talvez em função da profundidade de campo reduzida e dos tons alaranjados para o vermelho. De qualquer forma, a foto não tem nada de mais e ele parece deixar bem claro no início que está mais por mostrar os resultados que tem conseguido com o equipamento do que com qualquer outra coisa.

Já o Mário Moreno (postou mais abaixo), mostrou belas macros de flores, principalmente a primeira e a quarta. A primeira tem um interessante padrão geométrico, a idéia de usar o flash e exposição rápida foi uma boa também. A quarta foto também está ótima pelo crop que ele escolheu. Pode até ser um belo wallpaper ou até ser pano de fundo para um cartão de aniversário.

Ok, não entendo nada de técnicas de composição. Apenas vi um bocado de fotos e acho que as fotografias que demandam um pouco mais de tempo para serem feitas tornam-se muito mais interessantes. Senão fica o lugar comum, o olhar comum e a foto acaba não registrando o olhar único do fotógrafo.

Massss... como já falaram, o correto é ensinar a pescar ao invés de já chegar afundando o barquinho. Desculpem-me mais uma vez, mas vamos tentar postar também algo mais do que apenas elogios dispersos, senão fica um enganando o outro.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2005, 16:39:09 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2005, 19:56:56
Citar
Pois é, Paulinho. Até concordo que eu tenha me passado um pouco. Afinal, disse que estava ruim, mas não sugeri nenhum caminho para melhorar. Ao menos você fez isso, deu algum norte. Acho que é por aí.

Não quis desestimular, pelo contrário. Quis dizer que para início de conversa tá bom, para conhecer o equipamento e pegar gosto pelo ato de clicar, mas um álbum recheado de fotos assim vai ser apenas mais do mesmo. É a triste realidade nua e crua :P
Francisco, não se condene por isso, voce quer ver pedreira é postar no photoblink.

www.photoblink.com

Lá sim a gente recebe cada paulada que é preciso contar até 10 para não ficar puto de raiva.
Mas crítica é isso mesmo, não adianta passar a mão na cabeça e deixar as fotos continuarem a sair de qualquer maneira. Não me refiro ao caso em questão, mas em muitas situações os comentários são elogiosos só para receber comentários elogiosos de volta.  Tem uns sites onde posto algumas fotos que são assim mesmo, voce elogia e recebe elogios de volta......... pura hipocrisia mas o mundo é assim mesmo.



 
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


nirvana.rob

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 623
Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2005, 01:49:58
Olá, A todos que certamente tiveram boas intenções em postar suas mensagens, realmente como Francisco mencionou simplesmente fotografei, a flor em uma unica foto da flor quando estava passeando no parque, utilizei os recurso manuais oferecidos pela camera uma sony P100 5.1 adoro fotografia mas devo confessar que sou leigo no assunto mas pretendo evoluir participando e lendo os topicos que tenho notado que são de grandes interesses de todos direcionar um debate que possa realmente benificiar, parabéns a todos parcipantes que são gentis em ajudar.... obrigado