Autor Tópico: Confesso q preciso de ajuda  (Lida 1902 vezes)

eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Online: 13 de Agosto de 2010, 21:54:03
Amigos, eu tenho apanhado demais com algumas besteira pra quem sabe e q acho q depois q alguém me falar vou me achar um idióta por não ter pensado antes... mas vamos lá:

1- Qdo aplico o sharp nas minhas fotos eu ainda não consegui aprender a perceber à partir de qto fica demais, existe algum truque/detalhe a observar pra saber a hora de parar? Sei q existe diferença entre o sharp pra monitor e para impressão, mas que diferênça é essa, qual dos dois deve ter + sharp???

2- Qdo faço fotos com flash (Hotshoe, Strobe) coloco a câmera no manual e seto a velocidade para 250 e a abertura entre f4 e f11. Mas confesso q não vejo muita diferença no resultado mudando as aberturas, e as vezes queria mais rápido e claro num funciona. Alguém pode explicar o q acontece com a relação abertura/velocidade qdo usando o Flash, muda alguma coisa ou eu to viajando!?

Espero não estar sendo pentelho com essas perguntas, mas acho q muita gente vai se beneficiar das respostas.

Obrigado a todos os q lerem e principalmente aos q responderem ao tópico.
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2010, 00:51:09
 O Sharp depende do tipo de saída q vc vai dar... Se for papel couchê por exemplo vc pode dar mais sharpen do que no papel glossy por exemplo. Daí acho melhor vc fazer uns testes, porque não sei como explicar sem poder mostrar na hora no PS.

 Se você está usando flash TTL não vai mudar a exposição mesmo alterando a abertura, somente vai alterar a profundidade de campo. Mas o flash vai compensar a potência de acordo com a abertura que vc escolher.
São Paulo - SP


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2010, 01:27:22
Eladiogomes,

Foto para impressão deve ter MAIS Sharp do que foto para net.
Quanto mais? Isso só com a pratica você saberá! Claro que há um limite e esse, varia de foto para foto e, como o Leandro falou, de papel para papel... É questão de prática mesmo, com o tempo você pega o jeito. Mas, normalmente, devesse ficar atento ao hallo, uma linha fina e branca que acompanha os contornos do(s) objeto(s) fotografado(s).

Quanto ao flash, não entendi direito o que você quis saber exatamente, acho que  está se referindo a velocidade máxima de sincronismo do flash, normalmente essa velocidade varia entre 1/250 e 1/200, é normal a câmera travar nesse ponto, não permitindo o aumento da mesma, ok?  Caso queira menos luz externa na cena você terá que diminuir o ISO e fechar o diafragma.
Por outro lado, a variação de abertura do diafragma tem a ver com profundidade de campo e absorção de luz. Quanto MAIOR, ou mais aberto, o diafragma, MAIS luz você terá passando pela objetiva e atingindo a mídia, porém terá MENOS profundidade de campo, isto é, o que estiver antes e depois do ponto de foco ficará desfocado. E vice-versa, quanto MENOR a abertura, ou mais fechado, o diafragma, MENOS luz você terá passando pela objetiva e atingindo a mídia, porém terá MAIS profundidade de campo, isto é, o que estiver antes e depois do ponto de foco ficará mais nítido ou, até mesmo, em foco.

Espero ter ajudado.

Abs.
Alexandre Paradela


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2010, 01:43:36
O Sharp depende do tipo de saída q vc vai dar... Se for papel couchê por exemplo vc pode dar mais sharpen do que no papel glossy por exemplo. Daí acho melhor vc fazer uns testes, porque não sei como explicar sem poder mostrar na hora no PS.

 Se você está usando flash TTL não vai mudar a exposição mesmo alterando a abertura, somente vai alterar a profundidade de campo. Mas o flash vai compensar a potência de acordo com a abertura que vc escolher.

Leandro, tenho feito uns testes, por isso resolvi perguntar, sou meio perfeccionista e extremamente crítico ao meu trabalho...

Eu saquei o lance do TTL e a câmera corrigir, mas e no caso do uso de strobes como fica?
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2010, 01:46:08
Eladiogomes,

Foto para impressão deve ter MAIS Sharp do que foto para net.
Quanto mais? Isso só com a pratica você saberá! Claro que há um limite e esse, varia de foto para foto e, como o Leandro falou, de papel para papel... É questão de prática mesmo, com o tempo você pega o jeito. Mas, normalmente, devesse ficar atento ao hallo, uma linha fina e branca que acompanha os contornos do(s) objeto(s) fotografado(s).

Quanto ao flash, não entendi direito o que você quis saber exatamente, acho que  está se referindo a velocidade máxima de sincronismo do flash, normalmente essa velocidade varia entre 1/250 e 1/200, é normal a câmera travar nesse ponto, não permitindo o aumento da mesma, ok?  Caso queira menos luz externa na cena você terá que diminuir o ISO e fechar o diafragma.
Por outro lado, a variação de abertura do diafragma tem a ver com profundidade de campo e absorção de luz. Quanto MAIOR, ou mais aberto, o diafragma, MAIS luz você terá passando pela objetiva e atingindo a mídia, porém terá MENOS profundidade de campo, isto é, o que estiver antes e depois do ponto de foco ficará desfocado. E vice-versa, quanto MENOR a abertura, ou mais fechado, o diafragma, MENOS luz você terá passando pela objetiva e atingindo a mídia, porém terá MAIS profundidade de campo, isto é, o que estiver antes e depois do ponto de foco ficará mais nítido ou, até mesmo, em foco.

Espero ter ajudado.

Abs.


Paradela, vou observar o halo, essa dica é boa!!

Qto à variação do diafragma, com o flash a relação é a mesma q com a luz normal, ou seja, com a abertura escancarada a 2.8 consigo uma foto com bokeh bonito usando o flash?!
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2010, 01:46:29
Obrigado pelas respostas!  :ok: :ok:
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2010, 20:30:25
Sim, a relação é a mesma.
Mas, deve-se prestar atenção na luz externa, não sei o ambiente em que você estará fotografando, mas deve-se prestar atenção nisso.
Outro detalhe, se o seu flash não tiver ajuste manual, pode-se diminuir ou aumentar a exposição do mesmo através da câmera...

Boa sorte!
Alexandre Paradela


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2010, 22:05:46
Sim, a relação é a mesma.
Mas, deve-se prestar atenção na luz externa, não sei o ambiente em que você estará fotografando, mas deve-se prestar atenção nisso.
Outro detalhe, se o seu flash não tiver ajuste manual, pode-se diminuir ou aumentar a exposição do mesmo através da câmera...

Boa sorte!


Valeu, obrigado pela resposta!   :ok:
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2010, 11:00:10
eladio,

quanto ao sharp o leandro já te ajudou...

quanto ao flash acho que você ainda poderia nos contar mais sobre o que está fotografando, se há luz ambiente, se deseja o fundo escuro ou com a quantidade de luz mais próxima do real, lentes que usa, câmera usada (iso), enfim, mais infos...

"- Qdo faço fotos com flash (Hotshoe, Strobe) coloco a câmera no manual e seto a velocidade para 250 e a abertura entre f4 e f11. Mas confesso q não vejo muita diferença no resultado mudando as aberturas, e as vezes queria mais rápido e claro num funciona. Alguém pode explicar o q acontece com a relação abertura/velocidade qdo usando o Flash, muda alguma coisa ou eu to viajando!?"

abras
daniel fismann


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2010, 11:44:29
Leandro, tenho feito uns testes, por isso resolvi perguntar, sou meio perfeccionista e extremamente crítico ao meu trabalho...

Eu saquei o lance do TTL e a câmera corrigir, mas e no caso do uso de strobes como fica?

Ao usar flash remoto, se eles estiverm configurados para TTL, então ocorrerá o mesmo que o flash na sapata.  A câmera comandará a potência necessária para cada flash para objetivando a exposição correta.  Pode ser feito a compensação para cada grupo de flashes individualmente.

Agora se estiverem em modo manual, ai você terá variação na exposição em aberturas (f4 e f11 como você apresentou). 

 :)
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/